Dados da Autoridade Tributária e Aduaneira mostram que o número de pessoas e empresas que devem ao fisco aumentou 22% relativamente ao último trimestre do ano passado, altura em que estava em vigor um programa excecional de regularização impostos. Atualmente estão na lista de devedores 37.350 entidades, noticia esta terça-feira o Dinheiro Vivo.

Entre as mais de 37 mil pessoas singulares ou coletivas que devem ao fisco, 277 têm em atraso impostos de valor superior a um milhão de euros, sendo que deste leque de dívidas avultadas, 168 dizem respeito a particulares e mais de 100 a empresas.

A divulgação da lista por parte de Autoridade Tributária e Aduaneira foi uma criação do Governo anterior, de José Sócrates, como parte de mais uma tentativa do fisco de cobrar aos contribuintes os impostos em dívida. Antes de serem divulgados os nomes, todos os devedores são chamados a pagar as suas dívidas e só se não o fizerem vêem o seu nome na lista pública.

O aumento em 22% face a setembro explica-se pelo facto de, no fim do ano passado, ter havido uma descida atípica do número de contribuintes com dívidas, reflexo do programa excecional de regularização de impostos que permitiu a estas pessoas – singulares ou coletivas – beneficiarem de uma amortização do valor das coimas e dos custos processuais no ato de pagamento do montante que tinham em falta.

Segundo lembra o Dinheiro Vivo, na altura foram pagos mais de 1,28 mil milhões de euros de dívidas por cerca de 400 mil contribuintes, dos quais 280 mil eram empresas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR