480kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Dívidas

Açores

Açores. Governo quer juro de 4% na dívida

O Governo dos Açores vai dar indicação à EDA para que a taxa de juro da dívida da região seja definida em 4%. "A dívida é de 2012 a 2020. Foram pagas as tranches do acordo em que havia faseamento".
Moçambique

Tribunal Superior decidirá extradição de Chang

As autoridades de Pretória esclareceram que o Tribunal Superior da África do Sul decidirá sobre a extradição de Manuel Chang. Moçambique solicitou autorização para recorrer a um plenário de juízes.
Moçambique

Extradição de Manuel Chang aguarda decisão

O caso de extradição de Manuel Chang aguarda decisão do Supremo Tribunal de Recurso sul-africano. O ex-ministro das Finanças é acusado de branqueamento de capitais e fraude financeira.
Banco de Portugal

Dívidas subiram para 793.600 milhões em maio

O Banco de Portugal concluiu que o endividamento do setor público ficou nos 357.300 milhões de euros, também o o endividamento do setor privado aumentou para 436.300 milhões de euros.
Estado

Saldo da dívida direta do Estado aumentou

O saldo da dívida direta do Estado aumentou 0,61% em junho face a maio, para 281.272 milhões de euros. Já o stock de dívida diminuiu em 190 milhões de euros.
Bloco de Esquerda

BE/Açores critica Governo por dívida de golfe 

O BE/Açores criticou a decisão do Governo Regional de assumir a dívida de quase quatro milhões de euros do Clube de Golfe da Ilha Terceira. O partido "assinala a enorme incoerência" do Governo.
Noticiário

10h. BCE alerta para níveis altos de inflação

No fórum anual do Banco Central Europeu, em Sintra, a presidente Christine Lagarde afirma que o BCE vai agir de forma determinada e sustentada para combater a taxa de inflação.
Rússia

Rússia falhou o pagamento de dívida

A Rússia já falhou o pagamento de dívida e violou os termos de uma linha de obrigações, arriscando assim o pagamento de muitos milhões de euros.
Estado

Dívida direta ao Estado aumentou 1,10% em abril

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública justifica a subida "sobretudo" com o aumento do saldo de Obrigações do Tesouro e da amortização das Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável.
Noticiário

10h. Autarcas reclamam 260 milhões em dívidas

Os autarcas reclamam 260 milhões de euros de dívidas ao governo; O presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública apela a um reforço da linha SNS 24;
Moçambique

Advogados falam em acusações fruto de "imaginação"

No processo das dívidas ocultas, Ministério Público quer os arguidos condenados por "lesaram" o Estado moçambicano. Os advogados dos suspeitos dizem que as acusações resultam de "presunções".
Parvalorem

Vítor Baía nega ter salário penhorado 

Desde 2014 que a Parvalorem, que ficou com os ativos tóxicos do ex-BPN, negoceia dívida. Fonte ligada ao agora dirigente portista diz que com ele está tudo resolvido. Falta acordo com os seus sócios.
Dívidas

Finda pedido de alargamento de prestação de dívida

O diploma prevê ainda que os devedores com planos prestacionais em processos de execução fiscal em curso "podem requerer à AT, até 31 de janeiro de 2022, a aplicação do presente regime excecional".
Moçambique

Sem dívida paga, não há cartas de condução

A dívida corresponde a mais de 100 mil cartas de condução, num valor total de 553 mil euros. "Não há como fazer o pagamento", afirma o Instituto Nacional de Transportes Rodoviários.
Autoridade Tributária

Conta-corrente com o Fisco: como vai funcionar?

Fiscalistas ouvidos pelo Observador elogiam a medida pela rapidez a que obriga a AT a decidir, mas alertam para possível aumento de conflitos. Novo modelo pode ser conjugado com planos prestacionais.
Banco de Portugal

Endividamento sobe para 765,6 mil milhões

Endividamento do setor público aumentou marginalmente, 0,1 mil milhões de euros, para 345,3 mil milhões. Já do setor privado aumentou 1,0 mil milhões de euros, para 420,3 mil milhões.
Porto

Dívida do Centro Histórico transita para 2022

Nuno Cruz disse ter encontrado uma freguesia "com enormes dificuldades financeiras", criadas pelo anterior presidente que "decidia sozinho". 
Estados Unidos da América

Aprovada proposta para subir limite da dívida 

Durante meses, republicanos usaram o limite da dívida para atacar a agenda democrata de fortes investimentos sociais e ambientais, garantindo que se iriam opor a qualquer subida do limite.
Autoridade Tributária

Dívidas fiscais com plano de pagamento automático

Esta medida consta de um decreto-lei esta quinta-feira aprovado em Conselho de Ministros, que contempla os pagamentos a prestações de dívidas que se encontram ainda na fase de cobrança voluntária.
Prémios e Galardões

EUA distinguem moçambicana Denise Namburete

Denise Namburete ganhou maior notoriedade por tentar impedir a extradição do do antigo ministro das Finanças Manuel Chang para Moçambique, pelo seu papel no caso das "dívidas ocultas".
Tribunais

Dívida fiscal. João Pinto chega a acordo judicial

O antigo futebolista internacional português deverá pagar 30 mil euros agora, cinco mil euros entre janeiro e maio de 2022, e o valor remanescente em junho do próximo ano.
Energia

Gazprom fixa prazo para Moldávia saldar dívida

As autoridades moldavas alegam que o país não pode aceitar o preço do gás proposto pela Gazprom e começou a negociar a compra de combustível com outros países para diversificar as fontes de energia.
Banco de Portugal

Dívida externa líquida reduziu para 84,5% do PIB

Além da redução da dívida externa líquida para 174,6 mil milhões de euros, a posição de investimento internacional (PII) de Portugal tornou-se menos negativa, aumentando para -100,4% do PIB.
Banca

BCP e Credit Suisse: reduzir dívida é prioridade

O governador do Banco de Portugal considerou que a inflação que se regista ainda é um fenómeno transitório e defendeu que a política monetária continue a apoiar o crescimento económico.
Orçamento do Estado

UTAO ajusta défice para 5.027 milhões de euros

Com os valores ajustados, o défice de 5.057 milhões de euros "reflete uma melhoria de 1.031 milhões de euros em relação ao período homólogo de 2020", referiu a Unidade Técnica de Apoio Orçamental.
António Costa

Costa alerta para "reduções abruptas" do défice

Costa centrou a sua intervenção de quase meia-hora no debate recentemente lançado sobre a revisão da governação económica na UE e das regras de disciplina orçamental, defendendo regras "inteligentes".
Mário Centeno

Centeno: garantias estatais causam endividamento

Centeno defende que "usar os fundos para apoiar as empresas diretamente através de subvenções e subsídios permitiria o fortalecimento da situação líquida das empresas sem torná-las mais endividadas".
Economia

Grandes empresas procuram menos empréstimos

O terceiro trimestre não trouxe alterações no que diz respeito aos critérios de concessão de crédito, em todas as dimensões de empresas e maturidades dos empréstimos.
Aeroportos

Aeroportos europeus terão perdas elevadas

Durante o primeiro semestre de 2021, os aeroportos europeus registaram um recuo de 65% no seu volume de negócios em relação ao mesmo período de 2019. Aeroportos voltarão a sofrer perdas maciças.
Dívidas

Portugal com terceira maior dívida da UE

A dívida pública dos Estados-membros aumentou devido à crise pandémica. Portugal tem a terceira maior dívida, fechando 2020 com um rácio de 135,2% do PIB.
Moçambique

Credit Suisse admite culpa e paga 475 milhões

A unidade europeia do Credit Suisse deu-se como culpada pelo escândalo de angariação de um empréstimo que desviou fundos do erário público de Moçambique e lançou o país numa crise económica.
FED

Fed admite reduzir a compra de dívida em novembro

"Os participantes avaliaram de forma geral que a recuperação económica continua", diz Fed. "Um processo gradual de redução (dos apoios) que acabe em meados do próximo ano deveria ser apropriado."
Moçambique

Empresa de pesca compra material de defesa

O Ministério Público considera que, no total, a empresa de pesca recebeu 850 milhões de dólares do dinheiro das dívidas ocultas.
Dívidas

Créditos em moratória descem para 36,3 mil milhões

Moratória pública termina esta quinta-feira para a generalidade das empresas e famílias. No final de agosto, estavam abrangidos 289,5 mil clientes, a grande maioria particulares.
China

Evergrande evita incumprimento com acordo

O grupo imobiliário chinês Evergrande encontra-se em incumprimento, tendo acumulado cerca de 260 mil milhões de euros de dívida. A dívida do grupo chinês provoca instabilidade nos mercados mundiais.
Economia

Endividamento do Estado, empresas e famílias cai

A dívida do setor não financeiro diminuiu em julho 1,2 mil milhões de euros em relação ao mês anterior. No que diz respeito à dívida do setor público diminuiu para 347,3 mil milhões de euros.
Groundforce

Groundforce acumula dívidas a 2.791 credores

A TAP e a ANA — Aeroportos de Portugal estão entre os credores, bem como o Estado e o BCP, entre outras empresas. O total da dívida está acima dos 154 milhões de euros.
Pedro Nuno Santos

Dívida da CP. Pedro Nuno Santos espera novidades

Pedro Nuno Santos atribuiu o montante da dívida histórica da CP "ao facto de o Estado não fazer as transferências necessárias para que a CP pudesse fazer o trabalho que o Estado exigia da CP".
Alterações Climáticas

Cabo Verde pede conversão de dívida externa

Cabo Verde propôs "que seja feita uma conversão de parte da dívida externa em fundos climáticos" para financiar projetos em "todas as matérias" relacionadas com a resposta às alterações climáticas.
Moçambique

Empreiteiro admite em tribunal pagamentos

Fabião Mabunda, empreiteiro de 43 anos, admitiu em tribunal ter feito pagamentos à mulher de ex-diretor da "secreta" moçambicana, também acusado no processo das 'dívidas ocultas'.
China

Dívida chinesa detida por estrangeiros aumenta

No final de agosto, os títulos de dívida chinesa detidos por investidores estrangeiros aumentaram em 2,2 mil milhões de euros.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.