271kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Dívidas

CDS-PP

CDS quer facilitar amortização de dívidas 

CDS defende que "devia haver uma negociação em Bruxelas para permitir que houvesse um comando centrado de modo a facilitar a amortização dessas dívidas de forma gradual, suave e sem juros".
Resposta Pronta

Moratórias. "Fim deveria ser feito em transição"

Fim das moratórias "trará maior pressão" no orçamento das famílias. Pedro Fernandes, assistente no ISEG em Análise de Investimentos Imobiliários, admite "descida do preço das casas no final do ano".
Açores

Defesa e Açores procuram solução para dívida

Gomes Cravinho destaca que se trata de uma matéria que se tem vindo a acumular ao longo dos anos e que "não se resolve de um momento para o outro", mas acredita que se chegará à "melhor fórmula".
Media

Grupo Bel comprou dívida da dona do DN, JN e TSF

124
Este grupo perdeu 230 milhões de euros em 11 anos e agora "é um dos grupos mais bem preparados do país que deve praticamente zero à banca". A Global Media está agora preparada "para crescer".
Moçambique

Tribunal britânico autorizado a notificar Nyusi

120
Tribunal Superior de Londres apresentou um requerimento para poder notificar o Presidente da República de Moçambique no âmbito do processo das dívidas ocultas a decorrer na capital.
Banco de Portugal

Endividamento da economia voltou a subir em março

O endividamento das famílias, empresas e Estado aumentou 1.780 milhões de euros em março face ao mês anterior, para 753.180 milhões, superando o valor homólogo em mais de 29.000 milhões,
Moçambique

Processo em Londres é preciso para anular dívidas

A procuradora-geral da República avançou que a iniciativa junto da justiça britânica visa assegurar uma decisão que exonere o Estado moçambicano do pagamento de dívidas já declaradas ilegais.
25 de Abril

Os três D: dívida, dívida e dívida /premium

561
A herança que deixamos é tal que uma criança portuguesa que queira ser livre, usufruir verdadeiramente do privilégio que é ser livre, terá de sair do país. Isto não é sucesso, mas um fracasso.
Banco Mundial

Banco Mundial aponta obstáculos da dívida

A relutância dos credores em aliviar substancialmente a dívida, a incerteza sobre a capacidade financeira dos países devedores e a diversificação dos credores são os obstáculos para resolver a dívida.
Coronavírus

PS Açores: TAP não está a reembolsar passageiros 

"Esta situação é muito penalizadora para as famílias que aguardam há meses, e em alguns casos, há mais de um ano para que lhes seja pago o devido reembolso", afirmou a deputada socialista dos Açores.
Angola

Angola reformou dívida privada sem queda do rating

A secretária-executiva da Comissão Económica das Nações Unidas para África considera que Angola foi uma espécie de precursor do que o Enquadramento Comum para o tratamento da dívida devia ser.
Coronavírus

Portugal parceiro de primeira linha de Cabo Verde

O primeiro-ministro reconheceu que Portugal tem sido um "parceiro" de "primeira linha" e desde a "primeira hora" no combate à pandemia, e pede uma decisão sobre a reestruturação da dívida a Portugal.
Moçambique

Moçambique. Tribunal liberta onze dos 18 detidos 

Onze dos 18 detidos no país no âmbito do processo principal que decorre uma investigação sobre as "dívidas ocultas" vão ser libertados. As primeiras detenções em Moçambique foram feitas há dois anos.
Serviço Nacional de Saúde

Empresa compra dívidas e processa hospitais do SNS /premium

180
Mais de 20 entidades públicas, incluindo hospitais e o Instituto de Ação Social das Forças Armadas, foram alvo de ações colocadas por empresa de factoring que comprou as suas dívidas a fornecedores.
Coronavírus

Necessidade de financiamento e dívida muito altas

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico referiu que "as necessidades de financiamento e as dívidas dos governos aumentaram dramaticamente em 2020".
Dívidas

Dívidas atingem recorde de 745800 milhões de euros

As dívidas aumentaram 27.400 milhões de euros face a 2019, dos quais 24.900 correspondem ao endividamento do setor público. No setor não financeiro a dívida aumentou 32% em um ano, atingindo os 268,8%
FC Barcelona

FC Barcelona em situação económica delicada 

Dívida líquida do colosso azul-grená disparou 55.5% numa só época, perfazendo 488 milhões, e o clube está a dever 196,7 milhões de euros em transferências a clubes, incluindo 9,8 milhões para o Braga.
Dívidas

Endividamento da economia bate recorde em novembro

Dados do Banco de Portugal mostram que em novembro foi atingido no país um máximo de 742 mil milhões de euros de dívida, entre Estado e privados.
Autoridade Tributária

Lei trava venda de mais de 1000 casas penhoradas

111
Lei em questão entrou em vigor em 2016 e resultou de propostas do PS, PCP, BE e Verdes. Segundo a DECO, se esta medida não existisse, muitas famílias "possivelmente ficariam sem as suas casas".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo aprova conciliação do sobre-endividamento

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou o diploma que permite o Sistema Público de Apoio à Conciliação no Sobre-endividamento, sendo uma alternativa à queda de rendimentos devido à pandemia.
Dívidas

Miranda do Corvo paga dívidas de dez anos

Caso o entendimento não tivesse sido possível, o município arriscava nova ação judicial e a ter de pagar um montante até 510 mil euros, que incluía 255 mil de euros de juros.
Dívidas

Aumento das dívidas do Estado criticado

335
Para o Compromisso Pagamento Pontual esta situação é "muito preocupante", acusando o Estado de não ter sensibilidade para o impacto dos atrasos de pagamento na performance da economia portuguesa.
Dívidas

África: a epidemia da dívida /premium

Os ministros das Finanças de África pediram um pacote financeiro de alívio no valor de 100 mil milhões de dólares. Até que ponto os credores aceitarão este pedido, é o nó da questão. Sobretudo a China
G20

G20 prolonga suspensão de pagamentos da dívida  

Os governadores e ministros das Finanças do G20 concordaram numa extensão da Iniciativa de Suspensão do Serviço da Dívida até março do próximo ano. É uma medida excecional por causa da pandemia.
Moçambique

Moçambique pede à China alívio da dívida

O ministro da economia e Finanças de Moçambique requisitou um alívio da dívida total de 1,3 mil milhões de euros à China, para o país africano conseguir responder convenientemente à crise pandémica.
Angola

Angola defende suspensão da dívida para 2021

A ministra das Finanças angolana, Vera Daves, juntou-se a outros governantes africanos que defendem o prolongamento da iniciativa de suspensão da dívida para 2021.
Dívidas

Dívida dos países mais pobres quintuplicou

Segundo o presidente do Banco Mundial, esses países "precisam de garantir uma dívida sustentável para construir recuperações económicas sólidas".
Orçamento do Estado

Governo pode anular dívida à Segurança Social

O Governo vai anular dívidas à Segurança Social com 20 ou mais anos ou de valor inferior a 50 euros (com 10 anos ou mais). A dívida pode ainda ser perdoada se houver bens irrecuperáveis.
Economia

Entrevista a Ricardo Cabral. Estado "desaprendeu"

O economista e professor universitário diz que "Estado desaprendeu política orçamental". Ricardo Cabral explica ainda porque é que não utilizar empréstimos europeus "é a decisão correta".
Angola

EIU diz que suspensão da dívida não afasta default

A Economist Intelligence Unit considera que a suspensão do pagamento da dívida de Angola à China vai ajudar o país africano, mas acrescenta que não chegará para evitar incumprimento.
Conselho das Finanças Públicas

Há uma "saturação" do país com impostos, avisa CFP /premium

468
Nazaré Costa Cabral alerta que o mundo, que já estava muito endividado em 2019, vai ficar ainda mais endividado no pós-Covid. E Portugal é um dos países mais "problemáticos".
Impostos

Um novo plano de regularização de dívidas fiscais?

153
Embora controversos, pela ideia de impunidade dos devedores aos olhos de quem honra escrupulosamente as suas obrigações, não pode deixar de ser reconhecida a virtude pragmática destes regimes.
Impostos

Fisco automatiza planos de prestações de IRS e IRC

O fisco vai passar a disponibilizar de forma automática a possibilidade de as dívidas de IRS e IRC até cinco mil e 10 mil euros, respetivamente, serem pagas em prestações.
Angola

Angola, a que mais beneficiaria com moratória

125
A Fitch Ratings considera que Angola será o país mais beneficiado com uma possível extensão da Iniciativa de Suspensão do Serviço da Dívida (DSSI) do G20, podendo 'poupar' 4,3% do PIB só este ano.
Coronavírus

Dívida do Reino Unido chega a 100,5% do PIB 

A dívida acumulada do Reino Unido atingiu os dois mil milhões de libras (2,2 mil milhões de euros) pela primeira vez no final de julho, representando 100,5% do produto interno bruto (PIB).
Coronavírus

G20 isenta São Tomé e Príncipe de parte da dívida 

O grupo de países credores anunciou que São Tomé e Príncipe vai beneficiar da isenção de pagamentos de dívida até de 1 de maio até 31 de dezembro deste ano.
Dívidas

Empresas em crise poderão não pagar juros ao Fisco

Mecanismo temporário para empresas em dificuldades devido à pandemia poderá isentar o pagamento de juros de mora ao Estado. Governo já entregou proposta de lei no Parlamento.
Madeira

Madeira autorizada a adiar pagamento da dívida

O Governo da Madeira vai poder adiar adiar o pagamento das próximas três prestações da dívida ao Estado, no valor de 144 milhões de euros.
Cabo Verde

Cabo Verde pede "reconversão" da dívida a Portugal

Olavo Correia, vice-primeiro-ministro de Cabo Verde, pede abordagem futura que passa por "reconversão dessa dívida em investimentos estratégicos nos mais diversos domínios", como o digital ou educação
Banco Mundial

Banco Mundial quer moratória dos países pobres

A economista-chefe do Banco Mundial pediu ao G20 que prolongue a moratória da dívida dos países mais pobres para lá de 2021.
Madeira

Orçamento da Madeira: endividamento de 489 milhões

O governo da Madeira entregou, no parlamento regional, a proposta de Orçamento Suplementar para 2020, elaborada face à crise da Covid-19, que contempla um endividamento de 489 milhões de euros.
Coronavírus

Nigéria garante que não vai pedir alívio da dívida

Isto inverte a decisão de março, quando a Nigéria entrou em contacto com credores bilaterais e multilaterais para tentar adiar o pagamento da dívida devido à pressão financeira colocada pela pandemia.
Fitch

Alívio da dívida à China ajuda Angola e Moçambique

O jornal económico angolano Expansão noticiou que Angola tinha já acordado com a China um diferimento nos pagamentos de dívida no valor de 21,7 mil milhões de dólares (19,3 mil milhões de euros).
Coronavírus

África. China anuncia perdão de juros da dívida

758
A China vai trabalhar com a comunidade internacional para, "através de medidas como o prolongamento do período de suspensão da dívida", ajudar os países a superar dificuldades causadas pela pandemia.
Coronavírus

ONU pede medidas urgentes para endividados

Objetivo é ajudar o crescente número de países que já enfrentam ou correm o risco de endividamento devido ao impacto da pandemia. ONU considera que congelamento até ao final do ano não chega.
Dívidas

Lei do PS sobre cobranças com desfecho incerto

O projeto do PS tem como objetivo criar "um regime de proteção de pessoas singulares perante práticas abusivas" na cobrança extrajudicial de créditos vencidos. Desfecho continua incerto.
Banco de Portugal

Peso da dívida externa líquida no PIB sobe 0,3 pp

A dívida externa líquida portuguesa situou-se em março nos 180,9 mil milhões de euros, representando 85,4% do Produto Interno Bruto, uma subida de 0,3 em relação ao final de 2019.
Municípios

Três municípios em rutura financeira em 2019

Cartaxo, Fornos de Algodres e Vila Real de Santo António mantiveram a situação de "rutura financeira" em que já se encontravam no ano anterior entre 21 com dívida acima do limite em 2019.
BCE

BCE compra mais dívida após intimação de TC alemão

O Banco Central Europeu comprou na semana passada mais dívida pública dos países da zona euro, apesar do Tribunal Constitucional alemão lhe ter pedido explicações sobre esta medida.
Dívidas

BdP: Endividamento sobe para 723,7 milhões

O Banco de Portugal afirma que o acréscimo do endividamento do setor público reflete um aumento face a todos os setores, com destaque para o financiamento do exterior e junto de particulares.
Coronavírus

Perdão da dívida pelo FMI abre espaço para apoio

O FMI anunciou na segunda-feira o perdão do serviço da dívida a 25 dos Estados mais pobres, incluindo Guiné-Bissau, para facilitar a resposta ao impacto da pandemia provocada pelo novo coronavírus.
Moçambique

Nomeação de ex-governante escandaliza organização

O assunto veio a público quando Maria Isaltina Lucas acompanhou o primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, na apresentação do Programa Quinquenal do governo perante o parlamento.
Coronavírus

África pede perdão de dívida total durante 3 anos

246
Ministros das Finanças africanos defenderam um perdão de toda a dívida, e para todos os países do continente, durante o período de recuperação dos efeitos da pandemia, que estimaram ser de três anos.
Hospitais

Hospitais privados querem Estado a liquidar dívida

1691
Há atrasos na faturação e comunicação dos valores em dívida. E entre a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada e o ministério da Saúde não há acordo sobre o valor em dívida.
Dívidas

Portigal emite 1.500 milhões de euros de dívida

Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública vai realizar dois leilões de Bilhetes do Tesouro, com montante entre 1.250 e 1.500 milhões de euros e com maturidades de seis meses e um ano.
Moçambique

PGR moçambicano tenta acelerar extradição de Chang

Manuel Chang é acusado de ter avalizado ilegalmente dívidas ocultas do Estado moçambicano. Para acelerar a decisão final, a PGR abdicou dos recursos judiciais na África do Sul para o extraditar.
Dívidas

Maia. TAF quer devolução de 124 mil euros à Câmara

Em causa está uma parcela da dívida total da TECMAIA, empresa que foi dissolvida no âmbito da Lei 50/2012, que determinava que as empresas municipais com resultados negativos tinham de ser avaliadas.
Hospitais

Compra de medicamentos recusada por saldo negativo

245
Lei prevê que nenhum hospital possa firmar um contrato com farmacêuticas se não o puder saldar em três meses. Entre 2017 e 2019, Tribunal de Contas recusou vistos a mais de 30 contratos.
Dívidas

A dívida e a debilidade das instituições /premium

197
A dívida total do Estado, empresas e famílias representa cerca de 320% do PIB, continua a ser uma das mais elevadas do mundo, expõe a economia a graves riscos e põe a nu a debilidade das instituições.
Banco de Portugal

Endividamento da economia desceu em outubro

O endividamento do setor não financeiro da economia caiu em outubro para 724.606 milhões de euros, menos 1.220 milhões de euros face a setembro, divulgou o Banco de Portugal.
Dívidas

Madeira: República deve 427 milhões de euros

República detém uma dívida acumulada de 427 milhões de euros com a Madeira. "Madeira perdeu 100 milhões de euros relativamente aos Açores", afirma Pedro Calado, vice-presidente deste Governo regional.
Banco de Portugal

Devedores têm em média dois créditos

O crédito concedido nos últimos meses está a acelerar e os novos contratos têm um prazo mais elevado do que no passado. A taxa de incumprimento de empréstimos ao consumo e outros fins é de 9,9%.
TAP

TAP pede emprestado 375 milhões e paga 5,625%

Companhia classificou a operação como um "sucesso". A TAP queria levantar no mercado 300 milhões e conseguiu 375 ME, com uma maturidade de cinco anos.
Dívidas

Colocados 970 milhões em dívida a juros mais altos

O montante colocado pelo Estado português está abaixo do máximo anunciado. A taxa de juros subiu para 0,333%, abaixo da registada em 11 de setembro, de 0,264% e atual mínimo histórico.
País

Há 23 câmaras sobre-endividadas

As dívidas dos municípios são mais baixas em 2018 do que em 2017, mesmo assim há 23 câmaras com dívidas que excedem em 1,5 vezes a média da receita corrente líquida cobrada nos três anos anteriores.
Proteção Civil

Proteção Civil “pequena percentagem” da dívida 

A Proteção Civil pagou nos últimos dias cerca de 1,3 milhões de euros referente às despesas extraordinárias com os incêndios rurais. Liga dos Bombeiros diz tratar-se de uma “pequena percentagem”.
Banca

Crédito mal parado desce 2,4 mil milhões de euros

O crédito malparado no balanço dos bancos portugueses caiu 2,4 mil milhões de euros no primeiro semestre deste ano, de acordo com os dados mais recentes do Banco de Portugal.
Rússia

Rússia diz que Venezuela tem pago dívida

Vladimir Putin e Nicolás Maduro abordaram numa reunião a dívida da Venezuela à Rússia. O ministério russo das Finanças confirmou que a Venezuela tem cumprido o pagamento das parcelas em dívida.
Dívida Pública

"Imaginem o choque de taxas de juro de 2%" no PIB

23479
O banqueiro português do Lloyds esteve em Lisboa e partilhou os seus receios para a economia portuguesa. A dívida total portuguesa — que chegou aos 289% do PIB — surge à cabeça.
Legislativas 2019

BE quer regularização de moradores com dívidas

Catarina Martins defende que o IHRU chame os moradores dos bairros sociais com dívidas para regularizar uma "situação impossível" resultante do aumento de rendas na anterior legislatura.
Dinheiro

Jerónimo Martins recusa-se a pagar 20,7 milhões

738
O dono do Pingo Doce e do Recheio recusa-se a pagar ao Estado uma dívida de 20,7 milhões que acumulou nos últimos sete anos, relativamente à Taxa de Segurança Alimentar Mais e fez queixa a Bruxelas.
Mercados Financeiros

Já se paga o "privilégio" de emprestar a Portugal /premium

386
BCE vai lançar nova "bazuca" de estímulos. Antecipação está a aprofundar queda dos juros. À boleia, Portugal já goza de juros negativos na dívida até 8 anos. A 10 anos, só 0,1%. Boa notícia. Ou não?
Banco de Portugal

Endividamento da economia subiu até junho

Esta evolução resultou do aumento de 7,19 mil milhões de euros no endividamento do setor público. Já o endividamento do setor não financeiro, no primeiro semestre, ficou em 730 mil milhões de euros.
Economia

Portugal emite até 1.000 milhões em dívida

Leilões começam às 10h30 e têm um montante indicativo global entre 750 milhões e 1.000 milhões de euros. No último leilão, o país colocou 1.250 milhões de euros, montante máximo anunciado.
Justiça

Raríssimas processa Paula Brito e Costa

1699
A ex-presidente tinha sido acusada em março de estar a dever à instituição 350 mil euros, referentes a despesas de alimentação e transporte pagas indevidamente. Processo deu agora entrada na justiça.
Banco de Portugal

BPI identifica um dos grandes devedores: a Grécia

A Grécia foi um dos grandes devedores que contribuiu para as ajudas públicas ao BPI e ao BCP. As perdas com a reestruturação da dívida grega em 2012 atingiram 766 milhões de euros.
Ténis

Boris Becker vendeu troféus para pagar dívidas

O leilão de troféus e lembranças pessoais do antigo tenista Boris Becker decorreu 'online' desde 27 de junho. O alemão angariou 765 mil euros, que vão ser usados para pagar parte das suas dívidas.
Dívidas

Tribunal arrestou contas e ações a Berardo

6170
Além de dois apartamentos no valor de 4 milhões de euros, o Tribunal de Lisboa arrestou também a José Berardo 500 mil euros em contas, ações, fundos e títulos.
Crédito à Habitação

Crédito Habitação. Dar a casa para saldar dívida 

498
A proposta foi apresentada hoje pelo PS e validada com o apoio do PSD, PCP e BE - só o CDS se absteve. A iniciativa faz parte do projeto para a Lei de Bases da Habitação.
Caixa Geral de Depósitos

CGD separada de 18 milhões por mapa

100
A Caixa quer executar um terreno que fica junto ao Aeroporto Cristiano Ronaldo. Objetivo é vendê-lo para atenuar dívida da empresa Grão Pará. Mas está em falta o mapa que mostra a área do terreno.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial saiu da recessão económica

A Guiné Equatorial diz que a sua economia registou uma contração de 6,8% em 2016 e que registou expansões económicas desde então. No entanto, o FMI aponta para crescimentos económicos negativos.
Angola

Angola já pagou metade das dívidas a empresas

O total da dívida de Angola às empresas portuguesas é de 447 milhões de euros dos quais 50% foram pagos e em breve, segundo o secretário de Estado da Economia, será feito um pagamento de 40 milhões.
Banca

Devedores da banca. PSD denuncia ilegalidade 

372
PSD diz que relatório do Banco de Portugal não cumpre a lei que obriga a divulgar os grandes devedores da banca que entraram em incumprimento. E exige ação ao Parlamento.
FC Porto

FC Porto "cumpriu parcialmente" metas financeiras

A UEFA revelou que o FC Porto apenas "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2018/19" em termos de fair-play financeiro e que vai manter as restrições em vigor para a próxima época.
Caixa Geral de Depósitos

Como esconder uma fortuna em cinco passos? /premium

612
Pode alguém ser responsabilizado por milhares de euros em dívidas das empresas que gere? A lei diz que quem responde pelas dívidas é o património da empresa. E quando o património é afinal do gestor?
Dívidas

Juros da dívida de Portugal caem para mínimos

430
Os juros da dívida portuguesa estavam esta terça-feira a cair para mínimos de sempre a dois, cinco e dez anos em relação a segunda-feira.
Dívidas

"Eu não pedi nenhuma condecoração. Levem-nas"

5836
Joe Berardo reagiu à abertura de um processo que lhe pode anular a condecoração de Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique dizendo ser um "descanso" se aquela e outras distinções lhe forem retiradas.
Dívidas

Berardo com 48,3 milhões em benefícios fiscais

1065
Em apenas três anos, Joe Berardo teve 48,3 milhões de euros em benefícios fiscais. A maioria dos benefícios foram atribuídos à tabaqueira EMT, com sede na Madeira, da qual Berardo detém 48,8%.
Novo Banco

Novo Banco põe à venda créditos mediáticos

O valor total disponível para compra é de 3,5 mil milhões de euros. O objetivo do Novo Banco é reduzir o rácio de crédito malparado. Há devedores ligados à construção e imobiliário.
Dívidas

Documento mostra o que os bancos exigem a Berardo /premium

574
O Observador teve acesso à ação posta a Berardo pela CGD, BCP e Novo Banco. Conclusão: de 864 milhões que a banca lhe emprestou, só pagou 2,2 milhões entre 2012 e 2019. Conheça todos os detalhes.
Moçambique

Moçambique. Dívida externa subiu em 2017 

Em 2017, o Estado gastou 3,2 mil milhões de euros e apenas arrecadou 2,6 mil milhões de euros. A dívida interna também terá aumentado no período considerado, em 21,9%.
Dívidas

Joe Berardo recusou dar quadros valiosos à banca

5908
Três bancos credores pediram a coleção de Berardo em troca do perdão da dívida. O empresário terá recusado e pretendido vender os mais caros, entregando apenas os menos valiosos.
Moçambique

Moçambique. Manuel Chang arguido em processo 

Manuel Chang é alvo de pedido de extradição para os Estados Unidos no âmbito de um processo de dívidas ocultas e a procuradora-geral moçambicana revelou que o ex-ministro é arguido num outro processo.
Eurogrupo

Grécia. Eurogrupo dá luz verde a medidas de alívio

O Eurogrupo considerou "positiva" a avaliação feita pelas instituições europeias e espera que os credores aprovem a transferência da 1ª tranche de medidas de alívio da dívida, no valor 970 milhões.
Empresas

Vista Alegre: prioridade é pagar a dívida

O presidente do Conselho de Administração disse que, apesar do aumento de capital não se ter concretizado, nem tudo foi negativo para o grupo e que a prioridade passa por "redefinir a estratégia".
DECO

Famílias com casas penhoradas pedem ajuda à Deco

Os pedidos de ajuda de pessoas que ficam sem a casa são diários, diz a Deco. E, em muitos casos, existe até "uma grande desproporção" entre o valor em dívida e o valor patrimonial do imóvel penhorado.
Moçambique

Moçambique. Vinte acusados por dívidas ocultas

Procuradoria-Geral da República de Moçambique remeteu ao tribunal acusações contra 20 arguidos por prática de crime na operação de contração de dívidas ocultas a favor de três empresas do Estado.
Sporting

Sporting. 65 milhões de euros servirá para dívidas

O vice-presidente e administrador da SAD do Sporting Francisco Salgado Zenha revelou que o empréstimo de 65 milhões de euros servirá para pagar dívidas, sem identificar a entidade financiadora.
Banco de Portugal

Endividamento económico sobe para 720 mil milhões

Dos 720 mil milhões registados em janeiro, 320,8 mil milhões de euros respeitavam ao setor público e 399,2 mil milhões de euros ao setor privado, referiu esta quinta-feira o Banco de Portugal.
Navigator

Navigator rejeita dívidas da Portucel Moçambique

Em causa está a notícia da intenção de um consórcio de empresas que se diz credora da Portucel em avançar com um processo-crime contra a Navigator por prejuízos de mais de 44 milhões de euros.
Dívidas

Ex-presidente da Raríssimas deve 350 mil euros

1864
Em dezembro de 2017 uma reportagem denunciava irregularidades na gestão da associação. Agora, foram identificadas despesas não relacionadas com a atividade da Raríssimas.
Moçambique

Moçambique. Lei inglesa é que decide garantias

"Todas essas garantias foram emitidas e a lei que vai dirimir os potenciais conflitos é a lei inglesa", sublinhou o ministro da Economia e Finanças de Moçambique no 2.º dia de respostas ao Parlamento.
Moçambique

Dívidas ocultas. Detida mulher de ex-diretor 

As autoridades suspeitam que o ex-diretor do Serviço de Informação tenha intermediado, através da sua empresa de construção civil, transações financeiras fraudulentas no interesse da sua esposa.
CP

CP: Problema da dívida está em vias de resolução

O presidente da CP lamenta a falta de investimento público na ferrovia nos últimos anos. No entanto, afirma que a empresa está a caminhar para resultados positivos "com a reestruturação financeira".
Grécia

Uma década depois, Grécia emite dívida a dez anos

A Grécia colocou dívida a dez anos com uma taxa de juro de 3,90%, na primeira emissão desta maturidade desde o início dos resgates financeiros, em 2010.
Tribunal

Credit Suisse e Privinvest processadas em Londres

Ação está a ser interposta no tribunal em Londres. Há potenciais falhas nos contratos comerciais e logística da Credit Suisse e da Privinvest, no âmbito do processo das dívidas ocultas em Moçambique.
Dívidas

Governo aprova reforço de 282 milhões de euros 

Os primeiros 100 milhões de euros, correspondentes a 30% da entrada de capital, ficam disponíveis para utilização imediata, sendo os 70% restantes distribuídos faseadamente.
Dívidas

Pedidos de ajuda de famílias endividadas aumentam

181
Os pedidos de ajuda ao Gabinete de Proteção Financeira da Deco tinham caído em 2017 para os 29.000, mas voltaram a aumentar no ano passado para os 29.350. Mais de metade foram feitos por casados.
Moçambique

Rejeitada libertação sob fiança de Manuel Chang

Manuel Chang vai permanecer detido sob custódia pendente da sua extradição. O ex-ministro moçambicano está acusado de fraude e corrupção nos EUA, no âmbito do processo das dívidas ocultas.
Banco de Portugal

BdP. Relatório sobre grandes devedores até maio

185
O Banco tem "100 dias" para entregar à Assembleia um relatório extraordinário sobre os maiores devedores de bancos como a CGD, BES/Novo Banco, entre outros.
Bombeiros

Bombeiros. Aumenta a dívida do Ministério da Saúde

229
A Liga dos Bombeiros Portugueses refere que a dívida ultrapassa os 35 milhões de euros e que as "Associações e corpos de bombeiros estão à beira da rutura devido aos atrasos nos pagamentos".
Braga

Câmara de Braga tem as contas bancárias penhoradas

264
A penhora foi feita a pedido de duas construtoras, porque a câmara não estará a cumprir os pagamentos a estas empresas, definidos pelo tribunal. A dívida ascende aos 3,8 milhões de euros.
Moçambique

Moçambique. Economia imune das dívidas ocultas

A diretora de comunicação do Banco de Moçambique afirma que a situação está controlada, mas que irá tomar medidas "para garantir a manutenção da estabilidade macroeconómica".
Moçambique

Diálogo com credores influenciado por investigação

O primeiro-ministro moçambicano espera soluções no interesse dos moçambicanos, no âmbito do caso das dívidas ocultas, no valor de 2 mil milhões de dólares a favor de três empresas do Estado.
Moçambique

Três suspeitos tiveram vistos falsos nos EAU

Três suspeitos moçambicanos receberam autorizações de trabalho falsas nos Emirados Árabes Unidos, em 2012, no caso das dívidas ocultas, com a ajuda de Jean Boustani, cidadão libanês.
Cuidados Continuados

Governo afasta riscos nos cuidados continuados

Marta Temido diz que os cuidados continuados são uma "aposta" e que "exigem um grande desenvolvimento e forte investimento" apesar da dívida de 6,4 milhões de euros à respetiva associação.
Moçambique

PGR pede responsabilização de antigo ministro

135
O antigo ministro das Finanças e a atual vice-ministra da Economia e Finanças estão envolvidos no processo das dívidas ocultas de Moçambique. PGR pede responsabilização financeira de ambos.
Moçambique

Dívidas ocultas. Há três arguidos por deter

Fonte judicial ligada ao processo de corrupção e branqueamento de capitais não quis comentar nomes ou nacionalidades dos três suspeitos, o que elevará para oito o número de pessoas acusadas.
Moçambique

Moçambique mantém proposta mesmo com acusação

Em causa estão novos detalhes da investigação sobre o processo que levou à detenção de Manuel Chang, de três antigos banqueiros do Credit Suisse e de um intermediário libanês da Privinvest.
Angola

Fisco angolano perdoa 38% da dívida de 2017

Medida surge com novo regime que regula dívidas fiscais aduaneiras, que pretende tornar o sistema tributário "mais flexível", abrangendo impostos relacionados com factos tributários até final de 2017.
Moçambique

Suspeito de dívidas ocultas propõe ajudar justiça

402
Jean Boustani declara-se inocente, sendo um dos principais acusados no caso das dívidas ocultas de Moçambique. O libanês propôs cooperar com a justiça e solicitou a redução das medidas de coação.
Serviço Nacional de Saúde

Dívida do SNS aumenta 51,6% em três anos

369
A dívida do Serviço Nacional de Saúde a fornecedores e credores totalizou 2,9 mil milhões de euros em 2017, o que representa um agravamento de 51,6% face a 2014.
BCE

BCE confirma fim do programa de compra de dívida

Desde março de 2015, quando começou o programa, o BCE já injetou 2,6 biliões de euros na compra de dívida pública e privada para facilitar o crédito, apoiar a economia e afastar a ameaça de deflação.
Dívidas

Moçambique arrisca manter-se em 'default'

O diretor do departamento africano de estudos económicos do Standard Bank alertou que Moçambique deve reestruturar também a dívida resultante dos empréstimos a empresas públicas.
Angola

Empresas têm 9 meses para regularizar dívidas

Angola vai dar nove meses às empresas contribuintes para regularização voluntária da dívida com a segurança social e com as entidades incumpridoras, sob pena de a Segurança Social proceder à execução.
Poupança

A dose certa de optimismo (ou pessimismo) /premium

Os dados da poupança em Portugal, quando ligados com a dívida do País, alertam-nos para a necessidade de moderar o optimismo.
Finanças

Dívida de 90 milhões de euros na saúde militar

300
O sistema de saúde dos militares das Forças Armadas vai ter uma dívida de 90 milhões de euros no final deste ano, o que corresponde a um aumento de 30% face a 2017.
DECO

Cerca de 26 mil famílias pediram ajuda à Deco

O número de pedidos de ajuda à Deco por parte de famílias sobre-endividadas aumentou entre janeiro e outubro deste ano para 26.180. O problema afeta cada vez mais pessoas divorciadas e viúvas.
Moçambique

Moçambique. Exportações sobem, mas dívida também

As exportações de Moçambique cresceram no primeiro trimestre do ano, tendência verificada igualmente no endividamento de privados no exterior.
Moçambique

Moçambique. Credores propõem acordo para a dívida

Os credores da dívida soberana de Moçambique propuseram esta semana ao Governo o pagamento de apenas 200 milhões de dólares até 2023, e a partir daí receber o restante em função das receitas do gás.
Rendas

48 milhões de dívidas de rendas em bairros sociais

557
Num universo com mais de 80 mil famílias, os incumprimentos nas rendas ascendem a 48 milhões. Loures ocupa o topo da lista dos mais endividados. Área Metropolitana de Lisboa deve 25,7 milhões.
Dívidas

Estado, empresas e famílias nunca deveram tanto

5744
Dados do Banco de Portugal apontam para um novo recorde nominal no valor da dívida total da economia portuguesa: 724,7 mil milhões de euros, um dado de maio.
Mundo

Angola. Dívida a Israel é 8% da dívida externa 

A dívida de Angola a Israel já representa cerca de 8% da dívida externa, indicam dados recentes do Governo angolano, mas que a Embaixada israelita em Luanda desconhece.
Banco de Portugal

Dívida será pesada mesmo que juros subam devagar

103
Banco de Portugal sublinha que as empresas e famílias portuguesas estão entre as mais endividadas do euro. Mesmo com subida gradual dos juros, pagar as dívidas pode tornar-se cada vez mais difícil.
Moçambique

Moçambique quer emitir dívida para pagar dívida

O ministro da Indústria e Comércio de Moçambique disse à Lusa que o Governo está a estudar a possibilidade de emitir dívida para pagar as dívidas atrasadas, que chegam a 12% do PIB moçambicano.
Dívidas

Dívidas incobráveis das empresas aumentam 30%

Segundo o Intrum European Payment Report (EPR) 2018 em Portugal, apesar de se verificar um crescimento da economia, "as empresas continuam a acumular dívidas incobráveis".
África

África.Dívida subiu por falta de verbas dos bancos

Carlos Lopes admitiu que o recurso aos mercados financeiros internacionais "fez o rácio da dívida sobre o PIB aumentar rapidamente nos últimos quatro anos, passando de 30% para 50%".
PSD

Rio: "Isto não tem nada a ver com sigilo bancário"

Rui Rio defendeu que o pedido de divulgação dos 50 maiores devedores da CGD por parte do PSD "não tem nada a ver com sigilo bancário". O PSD está a ponderar avançar com um projeto de lei.
Angola

Angola quer emitir 2 MM de dívida

Angola vai emitir eurobonds em maio e vai apresentar-se aos investidores nas principais praças financeiras. Ministro das Finanças fixa num mínimo de 2 mil milhões de dólares a emissão de dívida.
Autoridades Locais

Cinco municípios estão em rutura financeira

163
Entre 308, há 27 municípios com dívidas acima do limite. Os municípios de Cartaxo, Fornos de Algodres, Nordeste, Vila Franca do Campo, Vila Real de Santo António estão em rutura financeira.
Mário Centeno

Centeno é "força de bloqueio" da despesa na saúde 

130
Centeno e o ministério que dirige foram chamados de "força de bloqueio" das despesas na saúde pela deputada do Bloco de Esquerda. Ministro responde que é o custo de ter reputação de país cumpridor.
Moçambique

FMI. Moçambique vai ultrapassar limites de dívida

A partir de julho, Moçambique vai ultrapassar os limites de dívida do FMI, o que vai impedir o país de receber ajuda financeira. A situação económica do país ficará assim mais difícil de gerir.
Sociedade

Três novas causas de endividamento das famílias

O desemprego voltou no primeiro trimestre a ser a principal causa do endividamento das famílias. Mas há três novas causas: apoio aos pais, passagem à reforma e negócios mal sucedidos.
Economia

Ministro da Economia quer endividamento mais baixo

O ministro da Economia disse esta terça-feira que a redução do défice para 0,9% em 2017 é muito positiva mas considera que o endividamento tem de baixar mais: "é esse o programa do Governo"
Saúde

Estado pagou 323 milhões de dívidas em atraso

Os pagamentos em atraso do Estado ainda aumentaram no mês de fevereiro, mais 291 milhões de euros. Mas em março vão baixar porque foram pagos 323 milhões de euros de dívidas na saúde.
Défice

Saldo positivo de 258 milhões até fevereiro 

132
Estado fechou primeiros dois meses do ano com saldo positivo de 258 milhões de euros. É uma melhoria de 231 milhões face ao ano passado. Receitas subiram mais que despesas. Impostos cresceram 8,1%.
Hospitais

Maior hospital privado do país em risco de fechar

3005
Manuel Agonia, dono dos Hospitais Senhor do Bonfim, garante que o Estado lhe está a dever e diz que, sem o saldar da dívida, não pode pagar os salários aos funcionários, que não recebem desde janeiro.
Moçambique

Reunião esta terça-feira para reestruturar dívida 

Reunião com credores para reestruturar dívida pública do país acontece esta terça-feira em Londres. Governo diz continuar empenhado em "encontrar soluções para uma resolução da situação da dívida"
Reino Unido

Escândalo de empréstimos secretos motiva moção

Um grupo de 100 deputados do Reino Unido assinou uma petição em que exige aos bancos transparência, depois de uma série de empréstimos secretos concedidos a empresas moçambicanas em 2013.
Serviço Nacional de Saúde

Centeno admite que há má gestão na Saúde 

O ministro das Finanças diz que há um aumento dos recursos humanos no setor da saúde, mais 6.500 profissionais. Mário Centeno admite que haverá, seguramente, má gestão. "E teremos de olhar para ela".
Moçambique

Moçambique. Acordo com banco sobre dívida oculta

Moçambique terá chegado a acordo com o banco russo VTB sobre a dívida oculta que detém. O VTB emprestou 535 milhões de euros à empresa pública moçambicana Mozambiqure Asset Management.
Comissão Europeia

Injeções de fundos não resolvem dívidas da saúde

Injeções periódicas de capital não permitem resolver o problema de fundo dos pagamentos em atraso dos hospitais. Bruxelas diz que a sustentabilidade do sistema de saúde não está assegurada.
Moçambique

2,3 mil milhões para entrar em projeto da Anadarko

268
O Governo moçambicano pode arriscar uma dívida de mais 2,3 mil milhões de euros para entrar no projeto de gás natural da Anadarko. O FMI indica que o endividamento do país é insustentável.
Serviço Nacional de Saúde

Auditoria revela dívida omitida em contas da saúde

114
Inspeção Geral de Finanças auditou contas das administrações regionais de saúde de 2016. Encontrou dívida subavaliada de 183 milhões de euros omitida no reporte às Finanças e sistemas não fiáveis.
Ministério Da Justiça

Menos 200 mil cobranças de dívidas nas pendências

A ministra da Justiça anunciou uma redução de 200 mil cobranças de dívidas nas pendências. Francisca Van Dunem sublinhou que os solicitadores e agentes de execução têm um papel decisivo nesta redução.
Adalberto Campos Fernandes

Ministro da Saúde garante pagamento de dívidas

Segundo o ministro, está-se neste momento no processo de "categorizar os fornecedores" e "dentro de dias será feita a liquidação de faturas". Referia-se às dívidas dos hospitais aos fornecedores.
Angola

Avança segunda emissão angolana de 'eurobonds'

O processo da segunda emissão angolana de 'eurobonds' está previsto para o mês de fevereiro e "há um conjunto de bancos que estão a trabalhar com o Ministério das Finanças na preparação dessa emissão"
Dívidas

Proteção de Dados alerta para risco de listas

A CNPD recomendou que se proíba a criação de listas de perfis negativos sobre devedores na sua proposta de regulação da atividade das empresas contratadas para recuperar dívidas de difícil cobrança.
Hospitais

Dívida dos hospitais superior a 1,2 mil milhões

137
Em dezembro de 2017, a dívida global dos hospitais públicos à indústria farmacêutica totalizava 906,1 milhões de euros, dos quais 664,6 milhões de euros são dívida vencida.
Moçambique

Posição da PGR é "conjunto de nulidades"

A ONG Centro de Integridade Pública classificou a mais recente posição da Procuradoria-Geral da República sobre o caso das dívidas ocultas como "um conjunto de nulidades".
A página está a demorar muito tempo.