Dívidas

Moçambique

Moçambique. Credores propõem acordo para a dívida

Os credores da dívida soberana de Moçambique propuseram esta semana ao Governo o pagamento de apenas 200 milhões de dólares até 2023, e a partir daí receber o restante em função das receitas do gás.
Rendas

48 milhões de dívidas de rendas em bairros sociais

557
Num universo com mais de 80 mil famílias, os incumprimentos nas rendas ascendem a 48 milhões. Loures ocupa o topo da lista dos mais endividados. Área Metropolitana de Lisboa deve 25,7 milhões.
Dívidas

Estado, empresas e famílias nunca deveram tanto

5.744
Dados do Banco de Portugal apontam para um novo recorde nominal no valor da dívida total da economia portuguesa: 724,7 mil milhões de euros, um dado de maio.
Mundo

Angola. Dívida a Israel é 8% da dívida externa 

A dívida de Angola a Israel já representa cerca de 8% da dívida externa, indicam dados recentes do Governo angolano, mas que a Embaixada israelita em Luanda desconhece.
Banco de Portugal

Dívida será pesada mesmo que juros subam devagar

103
Banco de Portugal sublinha que as empresas e famílias portuguesas estão entre as mais endividadas do euro. Mesmo com subida gradual dos juros, pagar as dívidas pode tornar-se cada vez mais difícil.
Moçambique

Moçambique quer emitir dívida para pagar dívida

O ministro da Indústria e Comércio de Moçambique disse à Lusa que o Governo está a estudar a possibilidade de emitir dívida para pagar as dívidas atrasadas, que chegam a 12% do PIB moçambicano.
Dívidas

Dívidas incobráveis das empresas aumentam 30%

Segundo o Intrum European Payment Report (EPR) 2018 em Portugal, apesar de se verificar um crescimento da economia, "as empresas continuam a acumular dívidas incobráveis".
África

África.Dívida subiu por falta de verbas dos bancos

Carlos Lopes admitiu que o recurso aos mercados financeiros internacionais "fez o rácio da dívida sobre o PIB aumentar rapidamente nos últimos quatro anos, passando de 30% para 50%".
PSD

Rio: "Isto não tem nada a ver com sigilo bancário"

Rui Rio defendeu que o pedido de divulgação dos 50 maiores devedores da CGD por parte do PSD "não tem nada a ver com sigilo bancário". O PSD está a ponderar avançar com um projeto de lei.
Angola

Angola quer emitir 2 MM de dívida

Angola vai emitir eurobonds em maio e vai apresentar-se aos investidores nas principais praças financeiras. Ministro das Finanças fixa num mínimo de 2 mil milhões de dólares a emissão de dívida.
Autoridades Locais

Cinco municípios estão em rutura financeira

163
Entre 308, há 27 municípios com dívidas acima do limite. Os municípios de Cartaxo, Fornos de Algodres, Nordeste, Vila Franca do Campo, Vila Real de Santo António estão em rutura financeira.
Mário Centeno

Centeno é "força de bloqueio" da despesa na saúde 

130
Centeno e o ministério que dirige foram chamados de "força de bloqueio" das despesas na saúde pela deputada do Bloco de Esquerda. Ministro responde que é o custo de ter reputação de país cumpridor.
Moçambique

FMI. Moçambique vai ultrapassar limites de dívida

A partir de julho, Moçambique vai ultrapassar os limites de dívida do FMI, o que vai impedir o país de receber ajuda financeira. A situação económica do país ficará assim mais difícil de gerir.
Sociedade

Três novas causas de endividamento das famílias

O desemprego voltou no primeiro trimestre a ser a principal causa do endividamento das famílias. Mas há três novas causas: apoio aos pais, passagem à reforma e negócios mal sucedidos.
Economia

Ministro da Economia quer endividamento mais baixo

O ministro da Economia disse esta terça-feira que a redução do défice para 0,9% em 2017 é muito positiva mas considera que o endividamento tem de baixar mais: "é esse o programa do Governo"
Saúde

Estado pagou 323 milhões de dívidas em atraso

Os pagamentos em atraso do Estado ainda aumentaram no mês de fevereiro, mais 291 milhões de euros. Mas em março vão baixar porque foram pagos 323 milhões de euros de dívidas na saúde.
Défice

Saldo positivo de 258 milhões até fevereiro 

132
Estado fechou primeiros dois meses do ano com saldo positivo de 258 milhões de euros. É uma melhoria de 231 milhões face ao ano passado. Receitas subiram mais que despesas. Impostos cresceram 8,1%.
Hospitais

Maior hospital privado do país em risco de fechar

3.005
Manuel Agonia, dono dos Hospitais Senhor do Bonfim, garante que o Estado lhe está a dever e diz que, sem o saldar da dívida, não pode pagar os salários aos funcionários, que não recebem desde janeiro.
Moçambique

Reunião esta terça-feira para reestruturar dívida 

Reunião com credores para reestruturar dívida pública do país acontece esta terça-feira em Londres. Governo diz continuar empenhado em "encontrar soluções para uma resolução da situação da dívida"
Reino Unido

Escândalo de empréstimos secretos motiva moção

Um grupo de 100 deputados do Reino Unido assinou uma petição em que exige aos bancos transparência, depois de uma série de empréstimos secretos concedidos a empresas moçambicanas em 2013.
Serviço Nacional de Saúde

Centeno admite que há má gestão na Saúde 

O ministro das Finanças diz que há um aumento dos recursos humanos no setor da saúde, mais 6.500 profissionais. Mário Centeno admite que haverá, seguramente, má gestão. "E teremos de olhar para ela".
Moçambique

Moçambique. Acordo com banco sobre dívida oculta

Moçambique terá chegado a acordo com o banco russo VTB sobre a dívida oculta que detém. O VTB emprestou 535 milhões de euros à empresa pública moçambicana Mozambiqure Asset Management.
Comissão Europeia

Injeções de fundos não resolvem dívidas da saúde

Injeções periódicas de capital não permitem resolver o problema de fundo dos pagamentos em atraso dos hospitais. Bruxelas diz que a sustentabilidade do sistema de saúde não está assegurada.
Moçambique

2,3 mil milhões para entrar em projeto da Anadarko

268
O Governo moçambicano pode arriscar uma dívida de mais 2,3 mil milhões de euros para entrar no projeto de gás natural da Anadarko. O FMI indica que o endividamento do país é insustentável.
Serviço Nacional de Saúde

Auditoria revela dívida omitida em contas da saúde

114
Inspeção Geral de Finanças auditou contas das administrações regionais de saúde de 2016. Encontrou dívida subavaliada de 183 milhões de euros omitida no reporte às Finanças e sistemas não fiáveis.
Ministério Da Justiça

Menos 200 mil cobranças de dívidas nas pendências

A ministra da Justiça anunciou uma redução de 200 mil cobranças de dívidas nas pendências. Francisca Van Dunem sublinhou que os solicitadores e agentes de execução têm um papel decisivo nesta redução.
Adalberto Campos Fernandes

Ministro da Saúde garante pagamento de dívidas

Segundo o ministro, está-se neste momento no processo de "categorizar os fornecedores" e "dentro de dias será feita a liquidação de faturas". Referia-se às dívidas dos hospitais aos fornecedores.
Angola

Avança segunda emissão angolana de 'eurobonds'

O processo da segunda emissão angolana de 'eurobonds' está previsto para o mês de fevereiro e "há um conjunto de bancos que estão a trabalhar com o Ministério das Finanças na preparação dessa emissão"
Dívidas

Proteção de Dados alerta para risco de listas

A CNPD recomendou que se proíba a criação de listas de perfis negativos sobre devedores na sua proposta de regulação da atividade das empresas contratadas para recuperar dívidas de difícil cobrança.
Hospitais

Dívida dos hospitais superior a 1,2 mil milhões

137
Em dezembro de 2017, a dívida global dos hospitais públicos à indústria farmacêutica totalizava 906,1 milhões de euros, dos quais 664,6 milhões de euros são dívida vencida.
Moçambique

Posição da PGR é "conjunto de nulidades"

A ONG Centro de Integridade Pública classificou a mais recente posição da Procuradoria-Geral da República sobre o caso das dívidas ocultas como "um conjunto de nulidades".
Política

PSD, CDS, PCP contra projeto de cobrança de dívida

PSD, CDS-PP e PCP manifestaram-se contra o projeto do PS sobre cobrança extrajudicial de créditos vencidos por entenderem que legaliza a procuradoria ilícita.
Brisa

Anulação de dívida à Brisa explicada no parlamento

O requerimento para a audição do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais sobre a anulação de uma dívida fiscal à Brisa, apresentado pelo BE, foi aprovado esta quarta-feira por unanimidade.
António Costa

António Costa. Défice "rondará seguramente 1,2%"

125
De acordo com o primeiro-ministro, a dívida será "melhor do que os 127% que se tinha estimado inicialmente". E o défice estará "francamente abaixo de 1,5%, que era a meta inicial".
Moçambique

Moçambique. Títulos da dívida anulam perdas  

A recuperação face à desvalorização iniciada em outubro de 2016 é simbólica porque evidencia a expectativa dos investidores de que o país volte a ter disponibilidade financeira para pagar as dívidas.
Economia

Portugal paga mais mil milhões ao FMI

De acordo com a tutela, "o plano de amortizações antecipadas do FMI continuará a ser implementado no próximo ano, como previsto no programa de financiamento da República".
Moçambique

Dívidas ocultas. FMI pede informação a Moçambique

O Fundo Monetário Internacional voltou a pedir informação a Moçambique sobre o escândalo das dívidas ocultas de dois milhões de dólares. O primeiro-ministro diz que o Governo não está a pagar a dívida
Moçambique

Pagamento de dívidas depende dos credores

O primeiro-ministro moçambicano disse que o pagamento do serviço da dívida decorrente dos avales prestados pelo Governo entre 2013 e 2014 depende do diálogo em curso com os credores.
Economia

Novo relatório do FMI tem conselhos para Portugal

123
O FMI defende que os países europeus com dívidas públicas, como Portugal, devem aproveitar a recuperação económica para criar 'almofadas' orçamentais e reduzir o endividamento.
Moçambique

FMI admite programa com Moçambique

O FMI mantém a possibilidade de celebrar um programa com Moçambique em 2018, disse quinta-feira o representante do fundo, que espera por acusações criminais no escândalo das dívidas ocultas.
Venezuela

Venezuela. Reestruturação de dívida está acordada

A Venezuela e a Rússia chegaram a acordo para a reestruturação da dívida que Caracas mantém por conta do fornecimento de produtos industriais e outros.
Empresas

Galp emite 500 milhões de euros de dívida

A Galp fixou os termos de uma emissão de dívida no montante de 500 milhões de euros, com maturidade em fevereiro de 2023 e um cupão de 1,0%.
Venezuela

Venezuela. Chumbada reestruturação da dívida

A Assembleia Nacional venezuelana, onde a oposição detém a maioria, aprovou um acordo contra a reestruturação e refinanciamento da dívida externa anunciada a 2 de novembro passado por Nicolás Maduro.
Crise em Moçambique

Moçambique. Negociações demoradas com os credores

Os analistas financeiros que acompanham a economia moçambicana acreditam que o governo do país não quer ajudar externa e que as negociações com os credores vão ser demoradas.
PT

PT/Oi. Termina prazo para lesados receberem dívida

O prazo para os lesados da PT/Oi com investimentos até cerca de 13 mil euros tratarem da documentação para poderem reaver esses montantes aplicados termina esta segunda-feira.
DECO

Pedidos de ajuda de famílias sobreendividadas

A Deco recebeu pedidos de ajuda de 26.080 famílias sobreendividadas até 25 de outubro. Este número corresponde a mais 50 pedidos face ao período homólogo de 2016.
Moçambique

Moçambique. China perdoa dívida e apoia aeroporto

O Governo chinês anunciou esta quinta-feira um perdão de dívida de 36 milhões de dólares a Moçambique e doou 15 milhões de dólares para a construção de um novo aeroporto.
Oi

Oi. Há nova oportunidade para os credores

Advogados que representam centenas de obrigacionistas saudaram o adiamento da assembleia-geral da Oi, considerando que dá oportunidade a novas adesões ao Programa de Acordo com Credores.
PT

Programa para lesados PT/Oi termina quinta-feira

Os lesados da PT/Oi têm até quinta-feira para aderir ao Programa para Acordo com Credores da empresa, que lhes permite recuperar parte da dívida, num montante até 50 mil reais (13.372 euros).
Orçamento do Estado

Nova unidade vai controlar contas dos hospitais

Em agosto as dívidas em atraso na saúde ultrapassavam os 900 milhões, mais 200 do que há um ano. O Governo vai injetar dinheiro para pagar aos fornecedores e criar uma unidade para controlar contas.
Oi

Oi apresenta plano para reduzir dívida

A Oi, vai tentar reduzir a dívida de 65,4 mil milhões de reais através de um aumento de capital de nove mil milhões. A Oi esteve envolvida num processo de fusão com a PT.
Aviação

Monarch deixa hoteleiros do Algarve com dívidas

459
A companhia aérea era uma das principais a atuar no sul do país e, em agosto e setembro, levou 80 mil turistas ao Algarve através de operadoras turísticas que não pagaram.
Autarquias

Dez câmaras concentram 40% das dívidas

173
As câmaras estão cada vez mais endividadas e a demorar cada vez mais tempo a pagar as suas contas. Oito em cada dez das autarquias mais endividadas são socialistas.
Dívidas

Moody's alerta Moçambique por incumprimento

O incumprimento no pagamento da dívida de Moçambique pode levar a "perdas consideráveis para os credores privados". O alerta vem da Moody's que diz que o país não paga desde o início do ano.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Perdoar não é necessariamente ajudar

111
Passados 5 anos os devedores que renegociaram a dívida estavam tão insolventes como os que não o fizeram. O estudo defende que o problema não era a dívida, mas a tomada de decisões financeiras erradas
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Sobre a crise da dívida na Europa

572
Endividámo-nos para construir estradas inúteis no meio do nada e proteger sectores ineficientes, e agora a dívida é trocada pela melhor propriedade nas nossas cidades e pelas empresas mais eficientes.
Economia

Atenção ao regresso da dívida

3.795
O endividamento está de volta. É preciso lembrar erros cometidos na primeira década do século XXI, pois a festa está boa. A dívida não desaparece. É com ela que os países caem nas mãos dos credores.
Estado

Portugal coloca até mil milhões de euros em dívida

O Estado português volta esta quarta-feira aos mercados com "dois leilões das Obrigações do Tesouro com maturidades em 14 de abril de 2027 e em 15 de fevereiro de 2045", afirma IGCP.
Evasão Fiscal

Dívidas fiscais prescritas duplicaram em 2016

O valor das dívidas fiscais prescritas totalizou 306,3 milhões de euros em 2016, mais do que duplicando face aos 136,5 milhões de euros do ano anterior.
Dívidas

EUA pede "ações concretas" a Moçambique

O Governo norte-americano pediu às autoridades moçambicanas que tomem "ações concretas após o relatório da auditoria internacional independente às chamadas dívidas ocultas de Moçambique".
Dívidas

Estado tinha mil milhões em atraso até maio

As administrações públicas tinham, no final de maio, 1.007 milhões de euros em dívidas por pagar há mais de 90 dias, menos 71 milhões que no período homólogo.
Cristiano Ronaldo

Há uma petição para perdoar a dívida de Ronaldo

1.102
"Queremos que Ronaldo fique, não queremos saber do dinheiro" é o mote da petição aberta pelo change.org, que conta já com mais de 600 assinaturas.
Fundo Monetário Internacional

Moçambique. Auditoria às dívidas "é importante"

Os resultados da auditoria às dívidas ocultas de Moçambique vão ser um "elemento importante" aguardado com anseio nas negociações em curso entre o FMI e o governo.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)