Dívidas
Dívidas

Madeira: República deve 427 milhões de euros

República detém uma dívida acumulada de 427 milhões de euros com a Madeira. "Madeira perdeu 100 milhões de euros relativamente aos Açores", afirma Pedro Calado, vice-presidente deste Governo regional.
Banco de Portugal

Devedores têm em média dois créditos

O crédito concedido nos últimos meses está a acelerar e os novos contratos têm um prazo mais elevado do que no passado. A taxa de incumprimento de empréstimos ao consumo e outros fins é de 9,9%.
TAP

TAP pede emprestado 375 milhões e paga 5,625%

Companhia classificou a operação como um "sucesso". A TAP queria levantar no mercado 300 milhões e conseguiu 375 ME, com uma maturidade de cinco anos.
Dívidas

Colocados 970 milhões em dívida a juros mais altos

O montante colocado pelo Estado português está abaixo do máximo anunciado. A taxa de juros subiu para 0,333%, abaixo da registada em 11 de setembro, de 0,264% e atual mínimo histórico.
País

Há 23 câmaras sobre-endividadas

As dívidas dos municípios são mais baixas em 2018 do que em 2017, mesmo assim há 23 câmaras com dívidas que excedem em 1,5 vezes a média da receita corrente líquida cobrada nos três anos anteriores.
Proteção Civil

Proteção Civil “pequena percentagem” da dívida 

A Proteção Civil pagou nos últimos dias cerca de 1,3 milhões de euros referente às despesas extraordinárias com os incêndios rurais. Liga dos Bombeiros diz tratar-se de uma “pequena percentagem”.
Banca

Crédito mal parado desce 2,4 mil milhões de euros

O crédito malparado no balanço dos bancos portugueses caiu 2,4 mil milhões de euros no primeiro semestre deste ano, de acordo com os dados mais recentes do Banco de Portugal.
Rússia

Rússia diz que Venezuela tem pago dívida

Vladimir Putin e Nicolás Maduro abordaram numa reunião a dívida da Venezuela à Rússia. O ministério russo das Finanças confirmou que a Venezuela tem cumprido o pagamento das parcelas em dívida.
Dívida Pública

"Imaginem o choque de taxas de juro de 2%" no PIB

23479
O banqueiro português do Lloyds esteve em Lisboa e partilhou os seus receios para a economia portuguesa. A dívida total portuguesa — que chegou aos 289% do PIB — surge à cabeça.
Legislativas 2019

BE quer regularização de moradores com dívidas

Catarina Martins defende que o IHRU chame os moradores dos bairros sociais com dívidas para regularizar uma "situação impossível" resultante do aumento de rendas na anterior legislatura.
Dinheiro

Jerónimo Martins recusa-se a pagar 20,7 milhões

738
O dono do Pingo Doce e do Recheio recusa-se a pagar ao Estado uma dívida de 20,7 milhões que acumulou nos últimos sete anos, relativamente à Taxa de Segurança Alimentar Mais e fez queixa a Bruxelas.
Mercados Financeiros

Já se paga o "privilégio" de emprestar a Portugal /premium

386
BCE vai lançar nova "bazuca" de estímulos. Antecipação está a aprofundar queda dos juros. À boleia, Portugal já goza de juros negativos na dívida até 8 anos. A 10 anos, só 0,1%. Boa notícia. Ou não?
Banco de Portugal

Endividamento da economia subiu até junho

Esta evolução resultou do aumento de 7,19 mil milhões de euros no endividamento do setor público. Já o endividamento do setor não financeiro, no primeiro semestre, ficou em 730 mil milhões de euros.
Economia

Portugal emite até 1.000 milhões em dívida

Leilões começam às 10h30 e têm um montante indicativo global entre 750 milhões e 1.000 milhões de euros. No último leilão, o país colocou 1.250 milhões de euros, montante máximo anunciado.
Justiça

Raríssimas processa Paula Brito e Costa

1699
A ex-presidente tinha sido acusada em março de estar a dever à instituição 350 mil euros, referentes a despesas de alimentação e transporte pagas indevidamente. Processo deu agora entrada na justiça.
Banco de Portugal

BPI identifica um dos grandes devedores: a Grécia

A Grécia foi um dos grandes devedores que contribuiu para as ajudas públicas ao BPI e ao BCP. As perdas com a reestruturação da dívida grega em 2012 atingiram 766 milhões de euros.
Ténis

Boris Becker vendeu troféus para pagar dívidas

O leilão de troféus e lembranças pessoais do antigo tenista Boris Becker decorreu 'online' desde 27 de junho. O alemão angariou 765 mil euros, que vão ser usados para pagar parte das suas dívidas.
Dívidas

Tribunal arrestou contas e ações a Berardo

6170
Além de dois apartamentos no valor de 4 milhões de euros, o Tribunal de Lisboa arrestou também a José Berardo 500 mil euros em contas, ações, fundos e títulos.
Crédito à Habitação

Crédito Habitação. Dar a casa para saldar dívida 

498
A proposta foi apresentada hoje pelo PS e validada com o apoio do PSD, PCP e BE - só o CDS se absteve. A iniciativa faz parte do projeto para a Lei de Bases da Habitação.
Caixa Geral de Depósitos

CGD separada de 18 milhões por mapa

100
A Caixa quer executar um terreno que fica junto ao Aeroporto Cristiano Ronaldo. Objetivo é vendê-lo para atenuar dívida da empresa Grão Pará. Mas está em falta o mapa que mostra a área do terreno.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial saiu da recessão económica

A Guiné Equatorial diz que a sua economia registou uma contração de 6,8% em 2016 e que registou expansões económicas desde então. No entanto, o FMI aponta para crescimentos económicos negativos.
Angola

Angola já pagou metade das dívidas a empresas

O total da dívida de Angola às empresas portuguesas é de 447 milhões de euros dos quais 50% foram pagos e em breve, segundo o secretário de Estado da Economia, será feito um pagamento de 40 milhões.
Banca

Devedores da banca. PSD denuncia ilegalidade 

372
PSD diz que relatório do Banco de Portugal não cumpre a lei que obriga a divulgar os grandes devedores da banca que entraram em incumprimento. E exige ação ao Parlamento.
FC Porto

FC Porto "cumpriu parcialmente" metas financeiras

A UEFA revelou que o FC Porto apenas "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2018/19" em termos de fair-play financeiro e que vai manter as restrições em vigor para a próxima época.
Caixa Geral de Depósitos

Como esconder uma fortuna em cinco passos /premium

612
Pode alguém ser responsabilizado por milhares de euros em dívidas das empresas que gere? A lei diz que quem responde pelas dívidas é o património da empresa. E quando o património é afinal do gestor?
Dívidas

Juros da dívida de Portugal caem para mínimos

430
Os juros da dívida portuguesa estavam esta terça-feira a cair para mínimos de sempre a dois, cinco e dez anos em relação a segunda-feira.
Dívidas

"Eu não pedi nenhuma condecoração. Levem-nas"

5836
Joe Berardo reagiu à abertura de um processo que lhe pode anular a condecoração de Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique dizendo ser um "descanso" se aquela e outras distinções lhe forem retiradas.
Dívidas

Berardo com 48,3 milhões em benefícios fiscais

1065
Em apenas três anos, Joe Berardo teve 48,3 milhões de euros em benefícios fiscais. A maioria dos benefícios foram atribuídos à tabaqueira EMT, com sede na Madeira, da qual Berardo detém 48,8%.
Novo Banco

Novo Banco põe à venda créditos mediáticos

O valor total disponível para compra é de 3,5 mil milhões de euros. O objetivo do Novo Banco é reduzir o rácio de crédito malparado. Há devedores ligados à construção e imobiliário.
Dívidas

Documento mostra o que os bancos exigem a Berardo /premium

574
O Observador teve acesso à ação posta a Berardo pela CGD, BCP e Novo Banco. Conclusão: de 864 milhões que a banca lhe emprestou, só pagou 2,2 milhões entre 2012 e 2019. Conheça todos os detalhes.
Moçambique

Moçambique. Dívida externa subiu em 2017 

Em 2017, o Estado gastou 3,2 mil milhões de euros e apenas arrecadou 2,6 mil milhões de euros. A dívida interna também terá aumentado no período considerado, em 21,9%.
Dívidas

Joe Berardo recusou dar quadros valiosos à banca

5908
Três bancos credores pediram a coleção de Berardo em troca do perdão da dívida. O empresário terá recusado e pretendido vender os mais caros, entregando apenas os menos valiosos.
Moçambique

Moçambique. Manuel Chang arguido em processo 

Manuel Chang é alvo de pedido de extradição para os Estados Unidos no âmbito de um processo de dívidas ocultas e a procuradora-geral moçambicana revelou que o ex-ministro é arguido num outro processo.
Eurogrupo

Grécia. Eurogrupo dá luz verde a medidas de alívio

O Eurogrupo considerou "positiva" a avaliação feita pelas instituições europeias e espera que os credores aprovem a transferência da 1ª tranche de medidas de alívio da dívida, no valor 970 milhões.
Empresas

Vista Alegre: prioridade é pagar a dívida

O presidente do Conselho de Administração disse que, apesar do aumento de capital não se ter concretizado, nem tudo foi negativo para o grupo e que a prioridade passa por "redefinir a estratégia".
DECO

Famílias com casas penhoradas pedem ajuda à Deco

Os pedidos de ajuda de pessoas que ficam sem a casa são diários, diz a Deco. E, em muitos casos, existe até "uma grande desproporção" entre o valor em dívida e o valor patrimonial do imóvel penhorado.
Moçambique

Moçambique. Vinte acusados por dívidas ocultas

Procuradoria-Geral da República de Moçambique remeteu ao tribunal acusações contra 20 arguidos por prática de crime na operação de contração de dívidas ocultas a favor de três empresas do Estado.
Sporting

Sporting. 65 milhões de euros servirá para dívidas

O vice-presidente e administrador da SAD do Sporting Francisco Salgado Zenha revelou que o empréstimo de 65 milhões de euros servirá para pagar dívidas, sem identificar a entidade financiadora.
Banco de Portugal

Endividamento económico sobe para 720 mil milhões

Dos 720 mil milhões registados em janeiro, 320,8 mil milhões de euros respeitavam ao setor público e 399,2 mil milhões de euros ao setor privado, referiu esta quinta-feira o Banco de Portugal.
Navigator

Navigator rejeita dívidas da Portucel Moçambique

Em causa está a notícia da intenção de um consórcio de empresas que se diz credora da Portucel em avançar com um processo-crime contra a Navigator por prejuízos de mais de 44 milhões de euros.
Dívidas

Ex-presidente da Raríssimas deve 350 mil euros

1864
Em dezembro de 2017 uma reportagem denunciava irregularidades na gestão da associação. Agora, foram identificadas despesas não relacionadas com a atividade da Raríssimas.
Moçambique

Moçambique. Lei inglesa é que decide garantias

"Todas essas garantias foram emitidas e a lei que vai dirimir os potenciais conflitos é a lei inglesa", sublinhou o ministro da Economia e Finanças de Moçambique no 2.º dia de respostas ao Parlamento.
Moçambique

Dívidas ocultas. Detida mulher de ex-diretor 

As autoridades suspeitam que o ex-diretor do Serviço de Informação tenha intermediado, através da sua empresa de construção civil, transações financeiras fraudulentas no interesse da sua esposa.
CP

CP: Problema da dívida está em vias de resolução

O presidente da CP lamenta a falta de investimento público na ferrovia nos últimos anos. No entanto, afirma que a empresa está a caminhar para resultados positivos "com a reestruturação financeira".
Grécia

Uma década depois, Grécia emite dívida a dez anos

A Grécia colocou dívida a dez anos com uma taxa de juro de 3,90%, na primeira emissão desta maturidade desde o início dos resgates financeiros, em 2010.
Tribunal

Credit Suisse e Privinvest processadas em Londres

Ação está a ser interposta no tribunal em Londres. Há potenciais falhas nos contratos comerciais e logística da Credit Suisse e da Privinvest, no âmbito do processo das dívidas ocultas em Moçambique.
Dívidas

Governo aprova reforço de 282 milhões de euros 

Os primeiros 100 milhões de euros, correspondentes a 30% da entrada de capital, ficam disponíveis para utilização imediata, sendo os 70% restantes distribuídos faseadamente.
Dívidas

Pedidos de ajuda de famílias endividadas aumentam

181
Os pedidos de ajuda ao Gabinete de Proteção Financeira da Deco tinham caído em 2017 para os 29.000, mas voltaram a aumentar no ano passado para os 29.350. Mais de metade foram feitos por casados.
Moçambique

Rejeitada libertação sob fiança de Manuel Chang

Manuel Chang vai permanecer detido sob custódia pendente da sua extradição. O ex-ministro moçambicano está acusado de fraude e corrupção nos EUA, no âmbito do processo das dívidas ocultas.
Banco de Portugal

BdP. Relatório sobre grandes devedores até maio

185
O Banco tem "100 dias" para entregar à Assembleia um relatório extraordinário sobre os maiores devedores de bancos como a CGD, BES/Novo Banco, entre outros.
Bombeiros

Bombeiros. Aumenta a dívida do Ministério da Saúde

229
A Liga dos Bombeiros Portugueses refere que a dívida ultrapassa os 35 milhões de euros e que as "Associações e corpos de bombeiros estão à beira da rutura devido aos atrasos nos pagamentos".
Braga

Câmara de Braga tem as contas bancárias penhoradas

264
A penhora foi feita a pedido de duas construtoras, porque a câmara não estará a cumprir os pagamentos a estas empresas, definidos pelo tribunal. A dívida ascende aos 3,8 milhões de euros.
Moçambique

Moçambique. Economia imune das dívidas ocultas

A diretora de comunicação do Banco de Moçambique afirma que a situação está controlada, mas que irá tomar medidas "para garantir a manutenção da estabilidade macroeconómica".
Moçambique

Diálogo com credores influenciado por investigação

O primeiro-ministro moçambicano espera soluções no interesse dos moçambicanos, no âmbito do caso das dívidas ocultas, no valor de 2 mil milhões de dólares a favor de três empresas do Estado.
Moçambique

Três suspeitos tiveram vistos falsos nos EAU

Três suspeitos moçambicanos receberam autorizações de trabalho falsas nos Emirados Árabes Unidos, em 2012, no caso das dívidas ocultas, com a ajuda de Jean Boustani, cidadão libanês.
Cuidados Continuados

Governo afasta riscos nos cuidados continuados

Marta Temido diz que os cuidados continuados são uma "aposta" e que "exigem um grande desenvolvimento e forte investimento" apesar da dívida de 6,4 milhões de euros à respetiva associação.
Moçambique

PGR pede responsabilização de antigo ministro

135
O antigo ministro das Finanças e a atual vice-ministra da Economia e Finanças estão envolvidos no processo das dívidas ocultas de Moçambique. PGR pede responsabilização financeira de ambos.
Moçambique

Dívidas ocultas. Há três arguidos por deter

Fonte judicial ligada ao processo de corrupção e branqueamento de capitais não quis comentar nomes ou nacionalidades dos três suspeitos, o que elevará para oito o número de pessoas acusadas.
Moçambique

Moçambique mantém proposta mesmo com acusação

Em causa estão novos detalhes da investigação sobre o processo que levou à detenção de Manuel Chang, de três antigos banqueiros do Credit Suisse e de um intermediário libanês da Privinvest.
Angola

Fisco angolano perdoa 38% da dívida de 2017

Medida surge com novo regime que regula dívidas fiscais aduaneiras, que pretende tornar o sistema tributário "mais flexível", abrangendo impostos relacionados com factos tributários até final de 2017.
Moçambique

Suspeito de dívidas ocultas propõe ajudar justiça

402
Jean Boustani declara-se inocente, sendo um dos principais acusados no caso das dívidas ocultas de Moçambique. O libanês propôs cooperar com a justiça e solicitou a redução das medidas de coação.
Serviço Nacional de Saúde

Dívida do SNS aumenta 51,6% em três anos

369
A dívida do Serviço Nacional de Saúde a fornecedores e credores totalizou 2,9 mil milhões de euros em 2017, o que representa um agravamento de 51,6% face a 2014.
BCE

BCE confirma fim do programa de compra de dívida

Desde março de 2015, quando começou o programa, o BCE já injetou 2,6 biliões de euros na compra de dívida pública e privada para facilitar o crédito, apoiar a economia e afastar a ameaça de deflação.
Dívidas

Moçambique arrisca manter-se em 'default'

O diretor do departamento africano de estudos económicos do Standard Bank alertou que Moçambique deve reestruturar também a dívida resultante dos empréstimos a empresas públicas.
Angola

Empresas têm 9 meses para regularizar dívidas

Angola vai dar nove meses às empresas contribuintes para regularização voluntária da dívida com a segurança social e com as entidades incumpridoras, sob pena de a Segurança Social proceder à execução.
Poupança

A dose certa de optimismo (ou pessimismo) /premium

Os dados da poupança em Portugal, quando ligados com a dívida do País, alertam-nos para a necessidade de moderar o optimismo.
Finanças

Dívida de 90 milhões de euros na saúde militar

300
O sistema de saúde dos militares das Forças Armadas vai ter uma dívida de 90 milhões de euros no final deste ano, o que corresponde a um aumento de 30% face a 2017.
DECO

Cerca de 26 mil famílias pediram ajuda à Deco

O número de pedidos de ajuda à Deco por parte de famílias sobre-endividadas aumentou entre janeiro e outubro deste ano para 26.180. O problema afeta cada vez mais pessoas divorciadas e viúvas.
Moçambique

Moçambique. Exportações sobem, mas dívida também

As exportações de Moçambique cresceram no primeiro trimestre do ano, tendência verificada igualmente no endividamento de privados no exterior.
Moçambique

Moçambique. Credores propõem acordo para a dívida

Os credores da dívida soberana de Moçambique propuseram esta semana ao Governo o pagamento de apenas 200 milhões de dólares até 2023, e a partir daí receber o restante em função das receitas do gás.
Rendas

48 milhões de dívidas de rendas em bairros sociais

557
Num universo com mais de 80 mil famílias, os incumprimentos nas rendas ascendem a 48 milhões. Loures ocupa o topo da lista dos mais endividados. Área Metropolitana de Lisboa deve 25,7 milhões.
Dívidas

Estado, empresas e famílias nunca deveram tanto

5744
Dados do Banco de Portugal apontam para um novo recorde nominal no valor da dívida total da economia portuguesa: 724,7 mil milhões de euros, um dado de maio.
Mundo

Angola. Dívida a Israel é 8% da dívida externa 

A dívida de Angola a Israel já representa cerca de 8% da dívida externa, indicam dados recentes do Governo angolano, mas que a Embaixada israelita em Luanda desconhece.
Banco de Portugal

Dívida será pesada mesmo que juros subam devagar

103
Banco de Portugal sublinha que as empresas e famílias portuguesas estão entre as mais endividadas do euro. Mesmo com subida gradual dos juros, pagar as dívidas pode tornar-se cada vez mais difícil.
Moçambique

Moçambique quer emitir dívida para pagar dívida

O ministro da Indústria e Comércio de Moçambique disse à Lusa que o Governo está a estudar a possibilidade de emitir dívida para pagar as dívidas atrasadas, que chegam a 12% do PIB moçambicano.
Dívidas

Dívidas incobráveis das empresas aumentam 30%

Segundo o Intrum European Payment Report (EPR) 2018 em Portugal, apesar de se verificar um crescimento da economia, "as empresas continuam a acumular dívidas incobráveis".
África

África.Dívida subiu por falta de verbas dos bancos

Carlos Lopes admitiu que o recurso aos mercados financeiros internacionais "fez o rácio da dívida sobre o PIB aumentar rapidamente nos últimos quatro anos, passando de 30% para 50%".
PSD

Rio: "Isto não tem nada a ver com sigilo bancário"

Rui Rio defendeu que o pedido de divulgação dos 50 maiores devedores da CGD por parte do PSD "não tem nada a ver com sigilo bancário". O PSD está a ponderar avançar com um projeto de lei.
Angola

Angola quer emitir 2 MM de dívida

Angola vai emitir eurobonds em maio e vai apresentar-se aos investidores nas principais praças financeiras. Ministro das Finanças fixa num mínimo de 2 mil milhões de dólares a emissão de dívida.
Autoridades Locais

Cinco municípios estão em rutura financeira

163
Entre 308, há 27 municípios com dívidas acima do limite. Os municípios de Cartaxo, Fornos de Algodres, Nordeste, Vila Franca do Campo, Vila Real de Santo António estão em rutura financeira.
Mário Centeno

Centeno é "força de bloqueio" da despesa na saúde 

130
Centeno e o ministério que dirige foram chamados de "força de bloqueio" das despesas na saúde pela deputada do Bloco de Esquerda. Ministro responde que é o custo de ter reputação de país cumpridor.
Moçambique

FMI. Moçambique vai ultrapassar limites de dívida

A partir de julho, Moçambique vai ultrapassar os limites de dívida do FMI, o que vai impedir o país de receber ajuda financeira. A situação económica do país ficará assim mais difícil de gerir.
Sociedade

Três novas causas de endividamento das famílias

O desemprego voltou no primeiro trimestre a ser a principal causa do endividamento das famílias. Mas há três novas causas: apoio aos pais, passagem à reforma e negócios mal sucedidos.
Economia

Ministro da Economia quer endividamento mais baixo

O ministro da Economia disse esta terça-feira que a redução do défice para 0,9% em 2017 é muito positiva mas considera que o endividamento tem de baixar mais: "é esse o programa do Governo"
Saúde

Estado pagou 323 milhões de dívidas em atraso

Os pagamentos em atraso do Estado ainda aumentaram no mês de fevereiro, mais 291 milhões de euros. Mas em março vão baixar porque foram pagos 323 milhões de euros de dívidas na saúde.
Défice

Saldo positivo de 258 milhões até fevereiro 

132
Estado fechou primeiros dois meses do ano com saldo positivo de 258 milhões de euros. É uma melhoria de 231 milhões face ao ano passado. Receitas subiram mais que despesas. Impostos cresceram 8,1%.
Hospitais

Maior hospital privado do país em risco de fechar

3005
Manuel Agonia, dono dos Hospitais Senhor do Bonfim, garante que o Estado lhe está a dever e diz que, sem o saldar da dívida, não pode pagar os salários aos funcionários, que não recebem desde janeiro.
Moçambique

Reunião esta terça-feira para reestruturar dívida 

Reunião com credores para reestruturar dívida pública do país acontece esta terça-feira em Londres. Governo diz continuar empenhado em "encontrar soluções para uma resolução da situação da dívida"
Reino Unido

Escândalo de empréstimos secretos motiva moção

Um grupo de 100 deputados do Reino Unido assinou uma petição em que exige aos bancos transparência, depois de uma série de empréstimos secretos concedidos a empresas moçambicanas em 2013.
Serviço Nacional de Saúde

Centeno admite que há má gestão na Saúde 

O ministro das Finanças diz que há um aumento dos recursos humanos no setor da saúde, mais 6.500 profissionais. Mário Centeno admite que haverá, seguramente, má gestão. "E teremos de olhar para ela".
Moçambique

Moçambique. Acordo com banco sobre dívida oculta

Moçambique terá chegado a acordo com o banco russo VTB sobre a dívida oculta que detém. O VTB emprestou 535 milhões de euros à empresa pública moçambicana Mozambiqure Asset Management.
Comissão Europeia

Injeções de fundos não resolvem dívidas da saúde

Injeções periódicas de capital não permitem resolver o problema de fundo dos pagamentos em atraso dos hospitais. Bruxelas diz que a sustentabilidade do sistema de saúde não está assegurada.
Moçambique

2,3 mil milhões para entrar em projeto da Anadarko

268
O Governo moçambicano pode arriscar uma dívida de mais 2,3 mil milhões de euros para entrar no projeto de gás natural da Anadarko. O FMI indica que o endividamento do país é insustentável.
Serviço Nacional de Saúde

Auditoria revela dívida omitida em contas da saúde

114
Inspeção Geral de Finanças auditou contas das administrações regionais de saúde de 2016. Encontrou dívida subavaliada de 183 milhões de euros omitida no reporte às Finanças e sistemas não fiáveis.
Ministério Da Justiça

Menos 200 mil cobranças de dívidas nas pendências

A ministra da Justiça anunciou uma redução de 200 mil cobranças de dívidas nas pendências. Francisca Van Dunem sublinhou que os solicitadores e agentes de execução têm um papel decisivo nesta redução.
Adalberto Campos Fernandes

Ministro da Saúde garante pagamento de dívidas

Segundo o ministro, está-se neste momento no processo de "categorizar os fornecedores" e "dentro de dias será feita a liquidação de faturas". Referia-se às dívidas dos hospitais aos fornecedores.
Angola

Avança segunda emissão angolana de 'eurobonds'

O processo da segunda emissão angolana de 'eurobonds' está previsto para o mês de fevereiro e "há um conjunto de bancos que estão a trabalhar com o Ministério das Finanças na preparação dessa emissão"
Dívidas

Proteção de Dados alerta para risco de listas

A CNPD recomendou que se proíba a criação de listas de perfis negativos sobre devedores na sua proposta de regulação da atividade das empresas contratadas para recuperar dívidas de difícil cobrança.
Hospitais

Dívida dos hospitais superior a 1,2 mil milhões

137
Em dezembro de 2017, a dívida global dos hospitais públicos à indústria farmacêutica totalizava 906,1 milhões de euros, dos quais 664,6 milhões de euros são dívida vencida.
Moçambique

Posição da PGR é "conjunto de nulidades"

A ONG Centro de Integridade Pública classificou a mais recente posição da Procuradoria-Geral da República sobre o caso das dívidas ocultas como "um conjunto de nulidades".
Política

PSD, CDS, PCP contra projeto de cobrança de dívida

PSD, CDS-PP e PCP manifestaram-se contra o projeto do PS sobre cobrança extrajudicial de créditos vencidos por entenderem que legaliza a procuradoria ilícita.
Brisa

Anulação de dívida à Brisa explicada no parlamento

O requerimento para a audição do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais sobre a anulação de uma dívida fiscal à Brisa, apresentado pelo BE, foi aprovado esta quarta-feira por unanimidade.
António Costa

António Costa. Défice "rondará seguramente 1,2%"

125
De acordo com o primeiro-ministro, a dívida será "melhor do que os 127% que se tinha estimado inicialmente". E o défice estará "francamente abaixo de 1,5%, que era a meta inicial".
Moçambique

Moçambique. Títulos da dívida anulam perdas  

A recuperação face à desvalorização iniciada em outubro de 2016 é simbólica porque evidencia a expectativa dos investidores de que o país volte a ter disponibilidade financeira para pagar as dívidas.
Economia

Portugal paga mais mil milhões ao FMI

De acordo com a tutela, "o plano de amortizações antecipadas do FMI continuará a ser implementado no próximo ano, como previsto no programa de financiamento da República".
Moçambique

Dívidas ocultas. FMI pede informação a Moçambique

O Fundo Monetário Internacional voltou a pedir informação a Moçambique sobre o escândalo das dívidas ocultas de dois milhões de dólares. O primeiro-ministro diz que o Governo não está a pagar a dívida
Moçambique

Pagamento de dívidas depende dos credores

O primeiro-ministro moçambicano disse que o pagamento do serviço da dívida decorrente dos avales prestados pelo Governo entre 2013 e 2014 depende do diálogo em curso com os credores.
Economia

Novo relatório do FMI tem conselhos para Portugal

123
O FMI defende que os países europeus com dívidas públicas, como Portugal, devem aproveitar a recuperação económica para criar 'almofadas' orçamentais e reduzir o endividamento.
Moçambique

FMI admite programa com Moçambique

O FMI mantém a possibilidade de celebrar um programa com Moçambique em 2018, disse quinta-feira o representante do fundo, que espera por acusações criminais no escândalo das dívidas ocultas.
Venezuela

Venezuela. Reestruturação de dívida está acordada

A Venezuela e a Rússia chegaram a acordo para a reestruturação da dívida que Caracas mantém por conta do fornecimento de produtos industriais e outros.
Empresas

Galp emite 500 milhões de euros de dívida

A Galp fixou os termos de uma emissão de dívida no montante de 500 milhões de euros, com maturidade em fevereiro de 2023 e um cupão de 1,0%.
Venezuela

Venezuela. Chumbada reestruturação da dívida

A Assembleia Nacional venezuelana, onde a oposição detém a maioria, aprovou um acordo contra a reestruturação e refinanciamento da dívida externa anunciada a 2 de novembro passado por Nicolás Maduro.
Crise em Moçambique

Moçambique. Negociações demoradas com os credores

Os analistas financeiros que acompanham a economia moçambicana acreditam que o governo do país não quer ajudar externa e que as negociações com os credores vão ser demoradas.
PT

PT/Oi. Termina prazo para lesados receberem dívida

O prazo para os lesados da PT/Oi com investimentos até cerca de 13 mil euros tratarem da documentação para poderem reaver esses montantes aplicados termina esta segunda-feira.
DECO

Pedidos de ajuda de famílias sobreendividadas

A Deco recebeu pedidos de ajuda de 26.080 famílias sobreendividadas até 25 de outubro. Este número corresponde a mais 50 pedidos face ao período homólogo de 2016.
Moçambique

Moçambique. China perdoa dívida e apoia aeroporto

O Governo chinês anunciou esta quinta-feira um perdão de dívida de 36 milhões de dólares a Moçambique e doou 15 milhões de dólares para a construção de um novo aeroporto.
Oi

Oi. Há nova oportunidade para os credores

Advogados que representam centenas de obrigacionistas saudaram o adiamento da assembleia-geral da Oi, considerando que dá oportunidade a novas adesões ao Programa de Acordo com Credores.
PT

Programa para lesados PT/Oi termina quinta-feira

Os lesados da PT/Oi têm até quinta-feira para aderir ao Programa para Acordo com Credores da empresa, que lhes permite recuperar parte da dívida, num montante até 50 mil reais (13.372 euros).
Orçamento do Estado

Nova unidade vai controlar contas dos hospitais

Em agosto as dívidas em atraso na saúde ultrapassavam os 900 milhões, mais 200 do que há um ano. O Governo vai injetar dinheiro para pagar aos fornecedores e criar uma unidade para controlar contas.
Oi

Oi apresenta plano para reduzir dívida

A Oi, vai tentar reduzir a dívida de 65,4 mil milhões de reais através de um aumento de capital de nove mil milhões. A Oi esteve envolvida num processo de fusão com a PT.
Aviação

Monarch deixa hoteleiros do Algarve com dívidas

459
A companhia aérea era uma das principais a atuar no sul do país e, em agosto e setembro, levou 80 mil turistas ao Algarve através de operadoras turísticas que não pagaram.
Autarquias

Dez câmaras concentram 40% das dívidas

173
As câmaras estão cada vez mais endividadas e a demorar cada vez mais tempo a pagar as suas contas. Oito em cada dez das autarquias mais endividadas são socialistas.
Dívidas

Moody's alerta Moçambique por incumprimento

O incumprimento no pagamento da dívida de Moçambique pode levar a "perdas consideráveis para os credores privados". O alerta vem da Moody's que diz que o país não paga desde o início do ano.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Perdoar não é necessariamente ajudar

110
Passados 5 anos os devedores que renegociaram a dívida estavam tão insolventes como os que não o fizeram. O estudo defende que o problema não era a dívida, mas a tomada de decisões financeiras erradas
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Sobre a crise da dívida na Europa

572
Endividámo-nos para construir estradas inúteis no meio do nada e proteger sectores ineficientes, e agora a dívida é trocada pela melhor propriedade nas nossas cidades e pelas empresas mais eficientes.
Economia

Atenção ao regresso da dívida

3791
O endividamento está de volta. É preciso lembrar erros cometidos na primeira década do século XXI, pois a festa está boa. A dívida não desaparece. É com ela que os países caem nas mãos dos credores.
Estado

Portugal coloca até mil milhões de euros em dívida

O Estado português volta esta quarta-feira aos mercados com "dois leilões das Obrigações do Tesouro com maturidades em 14 de abril de 2027 e em 15 de fevereiro de 2045", afirma IGCP.
Evasão Fiscal

Dívidas fiscais prescritas duplicaram em 2016

O valor das dívidas fiscais prescritas totalizou 306,3 milhões de euros em 2016, mais do que duplicando face aos 136,5 milhões de euros do ano anterior.
Dívidas

EUA pede "ações concretas" a Moçambique

O Governo norte-americano pediu às autoridades moçambicanas que tomem "ações concretas após o relatório da auditoria internacional independente às chamadas dívidas ocultas de Moçambique".
Dívidas

Estado tinha mil milhões em atraso até maio

As administrações públicas tinham, no final de maio, 1.007 milhões de euros em dívidas por pagar há mais de 90 dias, menos 71 milhões que no período homólogo.
Cristiano Ronaldo

Há uma petição para perdoar a dívida de Ronaldo

1102
"Queremos que Ronaldo fique, não queremos saber do dinheiro" é o mote da petição aberta pelo change.org, que conta já com mais de 600 assinaturas.
Fundo Monetário Internacional

Moçambique. Auditoria às dívidas "é importante"

Os resultados da auditoria às dívidas ocultas de Moçambique vão ser um "elemento importante" aguardado com anseio nas negociações em curso entre o FMI e o governo.
Moçambique

Moçambique. Investimentos "estão seguros"

O Presidente de Moçambique garantiu esta quinta-feira que os investimentos do país "estão seguros" e que há medidas em curso para que o caso das dívidas ocultas do Estado nunca mais se repita.
Dívidas

Suécia acredita no trabalho da PGR moçambicana

A embaixada da Suécia em Maputo manifestou confiança na forma como a Procuradoria-Geral da República de Moçambique está a tratar dos resultados da auditoria às dívidas ocultas.
Tribunal

Orange proibida de contactar cliente

126
A empresa de telecomunicações Orange está impedida de contactar com um cliente, depois de uma queixa levada a tribunal. O cliente alega não ter qualquer dívida por pagar à companhia.
Dívidas

Cobrança de dívidas vai ter consulta eletrónica 

105
Os cidadãos vão poder, a partir de segunda-feira, consultar eletronicamente os seus processos pessoais de cobrança de dívidas, à semelhança do que já acontece com os advogados e os solicitadores.
Madeira

Dívida diminuiu 1,2 mil milhões face a 2012

O secretário regional das Finanças da Madeira, Rui Gonçalves, recordou na Assembleia Legislativa que, no final de 2016, a dívida global da região autónoma era de 5,4 mil milhões de euros.
Impostos

"Perdão Fiscal". 10 mil tinham dívidas incobráveis

Entre os 90 mil contribuintes que aderiram ao PERES (Programa Especial de Redução do Endividamento ao Estado), dez mil tinham dívidas consideradas incobráveis pelo fisco.
Reestruturação da Dívida

Reestruturar a dívida ou adiar problemas?

438
O que fica daquilo que é exequível na proposta dos nove economistas não é nenhuma reestruturação de dívida mas sim a busca de folga orçamental para adiar medidas impopulares.
Dívida Pública

Uma proposta radical para reduzir o peso da dívida

737
O que tem efeitos recessivos não é manter os saldos orçamentais, mas sim melhorá-los. Mas, caramba, se em poucos anos reduzimos o défice de 11 para 2%... Já só falta um bocadinho para chegar ao zero.
Assunção Cristas

Cristas. Relatório sobre dívida "pariu um rato"

189
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, disse que a "montanha" do relatório de PS e BE sobre a dívida portuguesa "pariu um rato", porque " aquilo que é bom no relatório já foi feito".
Política Económica

Os riscos dos erros e incompetências na governação

371
A primeira década do século XXI foi para Portugal rica em ilusões que se traduziram numa pesada factura. Resta-nos esperar que estes últimos dois anos não estejam a agravar a conta já muito elevada.
Fundo Monetário Internacional

FMI desaconselha São-Tomé a contrair empréstimos

O FMI disse esta quinta-feira que a dívida pública são-tomense é superior a 50% do Produto Interno Bruto (PIB), desaconselhando, por isso, a contração de empréstimos que não sejam concessionais.
Famalicão

Famalicão reduz endividamento líquido

144
A Câmara de Vila Nova de Famalicão reduziu entre 2013 e 2016 o endividamento líquido em 12 milhões de euros (43%), atingindo o "maior nível de autonomia financeira de sempre", fixado nos 73,7%.
Peru

Odebrecht quer vender os seus ativos no Peru

A empreiteira brasileira Odebrecht quer vender os seus ativos no Peru para pagar aos seus fornecedores e iniciar a reparação civil pelo seu envolvimento em casos de corrupção, afirmou Mauricio Cruz.
Fact Check

Nível da dívida dos hospitais idêntico ao de 2016?

A líder do CDS/PP confrontou o primeiro-ministro com o aumento da dívida dos hospitais, durante o debate quinzenal. Costa respondeu que o endividamento é "idêntico" ao de 2016. Não mentiu.
Moçambique

Moçambique. Auditoria à dívida vai ser divulgada

O diretor do departamento de comunicação do Fundo Monetário Internacional (FMI) garantiu que a auditoria aos empréstimos das empresas públicas de Moçambique"vai ser divulgada".
Moçambique

Moçambique negocia dívida de 120 milhões

Moçambique está a negociar com os credores "melhores condições" no dia em que a Proindicus falhou uma prestação de 119,2 milhões de dólares do empréstimo.
Banco de Portugal

Endividamento do Estado e das famílias aumentou

O endividamento do setor não financeiro (Estado, famílias e empresas não financeiras) aumentou em janeiro para os 714,7 mil milhões de euros, segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).
Zona Euro

Euro. Balança Comercial com défice de 600 milhões

A zona euro registou em janeiro um défice de 600 milhões de euros na balança comercial externa, face a um excedente de 4,8 mil milhões no mês homólogo de 2016, segundo o Eurostat.
São Tomé e Príncipe

PM são-tomense em Washington para discutir dívida

O primeiro-ministro são-tomense viajou para os Estados Unidos para discutir o problema da dívida pública e novos financiamentos para as infraestruturas.
Reino Unido

Reino Unido deve dois mil milhões à UE

O Reino Unido deve ao orçamento da União Europeia dois mil milhões de euros por ter ignorado um esquema de importadores chineses, indicou o departamento antifraude da UE.
Jogos Santa Casa

Casa da Sorte. Montepio tenta recuperar créditos

168
A maior empresa portuguesa de comercialização de lotarias e apostas mútuas, Casa da Sorte, é visada em dois processos em tribunal devido a dividas de valor superior a 51 milhões de euros.
Marcelo Rebelo de Sousa

Portugal faz bem a financiar-se a prazo mais curto

O Presidente da República manifestou-se a favor da estratégia de se colocar dívida a cinco e sete anos porque "tudo o que seja embaratecer a dívida mais longa nos mercados secundários é bom".
Moçambique

Moçambique. Ajuda prossegue, mesmo com 'default'

O FMI disse à Lusa que o incumprimento financeiro de Moçambique ('default') não inviabiliza um eventual programa de apoio por parte do Fundo, cujas discussões vão continuar na primeira metade deste an
Dívidas

Deco. Mais famílias endividadas pediram ajuda

Quase 30 mil famílias sobreendividadas pediram no ano passado ajuda ao Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado da Deco, mais 474 do que em 2015. Menos de 3.000 reestruturam dívidas.
Parque Escolar

Parque Escolar. Dívida diminui 54 milhões de euros

O endividamento da Parque Escolar baixou de 1.140 milhões de euros em 2013 para 1.086 milhões de euros em 2015, apurou o Tribunal de Contas numa auditoria cujas conclusões foram divulgadas.
Dívidas

Portugal leiloa hoje até 1,5 mil milhões de dívida

Portugal vai fazer dois leilões, esta quarta-feira, para colocar entre 1.250 e 1.500 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro a seis e 12 meses.
Dívidas

Tem até hoje para pagar dívidas à Segurança Social

Os contribuintes que aderiram ao PERES têm até esta sexta-feira para pagar as dívidas à Segurança Social. O prazo de adesão ao programa terminou a 23 de dezembro, depois de estar previsto para dia 20.
UEFA

UEFA. Benfica tem a segunda maior dívida da Europa

768
A UEFA publicou esta quinta-feira o relatório anual refentre às contas dos clubes no ano de 2015. O Benfica detém a segunda maior dívida, enquanto que o Sporting surge na tabela dos lucros liquidos.
A página está a demorar muito tempo.