O campeão Benfica é o primeiro “grande” a iniciar a época 2014/15, dias antes de Sporting e FC Porto, que também “arrancam” sem vários futebolistas, a disputar o Mundial do Brasil.

Manter o título nacional, Taça de Portugal e Taça da Liga obriga Jorge Jesus a trabalho precoce, tendo o Benfica ainda a responsabilidade de abrir a época desportiva, a Supertaça, frente ao Rio Ave.

O Sporting, agora treinado por Marco Silva (ex-Estoril-Praia), começa o trabalho um dia depois, na terça-feira, enquanto o FC Porto, que apostou no treinador espanhol Julen Lopetegui (ex-seleção sub-21 de Espanha), arranca na quinta-feira.

O Sporting promoveu o regresso do médio João Mário (Vitória de Setúbal), contratou o lateral direito André Geraldes (ex-Istambul BB), o central Paulo Oliveira (ex-Vitória de Guimarães) e os médios Slavchev (ex-Litex) e Oriol Rosell (ex-Kansas City) e deixou sair, em fim de contrato, Gerson Magrão, Welder e Piris.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Mundial2014 impede que Rui Patrício e William (Portugal), o argelino Slimani e o argentino Rojo se apresentem aos trabalhos dos “leões”.

O Benfica perdeu os titulares indiscutíveis Siqueira e Garay, Rodrigo e André Gomes foram vendidos a um fundo e não se conhece o destino de ambos e Sílvio deverá regressar ao Atlético de Madrid. Kardec e Derlis, que não faziam parte dos planos do treinador, foram vendidos.

Desfalcada na defesa, a “águia” reforçou-se com os laterais-esquerdos Benito (ex-FC Zurique) e Djavan (ex-Académica) e o defesa central César (ex-Ponte Preta), bem como com o extremo Candeias (ex-Nacional) enquanto o central Lisandro López e o extremo Pizzi regressam após uma época de empréstimos.

Jorge Jesus ainda não vai contar com os mundialistas Ruben Amorim e André Almeida (Portugal), Enzo Perez (Argentina) e Maxi Pereira (Uruguai), sendo que o argentino Garay já foi confirmado no Zenit de São Petersburgo.

O FC Porto perdeu o “polvo” Fernando para o Manchester City, tendo igualmente vendido os emprestados Iturbe ao Verona e Castro ao Kasimpasa: Fucile saiu em fim de contrato. Para já, os únicos “reforços” são o lateral direito Opare (ex-Standard de Liège), o guarda-redes Ricardo (ex-Académica) e, por oficializar, mas confirmado pelos jogadores, o médio Evandro (ex-Estoril-Praia) e o avançado Sami (ex-Marítimo).

Em ano de Mundial, também o FC Porto vai reiniciar os trabalhos a meio gás, devido às ausências de Varela (Portugal), Mangala (França), Herrera e Reyes (México), Jackson Martinez e Quintero (Colômbia), Ghilas (Argélia) e Defour (Bélgica). O europeu Rio Ave e a Académica foram, para já, as primeiras primodivisionárias a retomarem os trabalhos.