Seis anos depois, Hamilton voltou a triunfar em Silverstone e a dar uma alegria aos 120 mil adeptos que enchiam as bancadas de um circuito que comemorava o seu 50º Grande Prémio.

Lewis Hamilton, que partira apenas do sexto lugar da grelha de partida depois de uma qualificação em que desistira da sua última volta lançada, beneficiou do abandono do seu companheiro de equipa na Mercedes, Nico Rosberg. O piloto alemão teve de abandonar devido a problemas na caixa de velocidades, deixando caminho aberto para o britânico triunfar confortavelmente.

Antes deste Grande Prémio Rosberg tinha uma vantagem de 29 pontos na luta pelo campeonato, vantagem que agora quase desapareceu: os dois pilotos da Mercedes disputarão a próxima corrida, na Alemanha, separados por apenas quatro pontos.

A corrida de Silverstone ficou marcada pelo despiste do finlandês Kimi Raikonen, da Ferrari, logo na volta de abertura e que obrigou a uma interrupção para limpeza da pista que durou quase uma hora. Filipe Massa, da Williams, também acabaria envolvido neste acidente. O nórdico teve de ser observado no centro médico do circuito.

Hamilton cumpriu as 52 voltas (306,198 km) ao circuito de Silverstone em 2h26.52,094 horas, com 30 segundos de avanço sobre o segundo classificado, o finlandês Valtteri Bottas (Williams), enquanto o australiano Daniel Ricciardo (Red Bull) completou o pódio. Jenson Button (MvLaren) foi quarto, a apenas 0,8 segundos, e Sebastian Vettel (Red Bull) quinto, depois de uma luta épica com Fernando Alonso (Ferrari) que proporcionou alguns dos momentos mais emocionantes da corrida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Classificação depois de Silverstone:

standings_2965966c

Uma curiosidade: há seis anos, a última vez que Hamilton vencera em Silverstone, à hora em que a corrida terminava Federer lutava em Wimbledon pelo esse título do Grand Slam. Em 2008, Federer perdeu para Nadal depois de um jogo emocionante, memorável e quase interminável; em 2014 Federer enfrentou Djokovic e o jogo foi de novo emocionante e memorável – e Federer voltou a perder em cinco sets.