O artista e estudante universitário acusado do crime de ultraje contra a bandeira de Portugal foi esta segunda-feira absolvido no tribunal de Faro. O caso remonta a 2012 quando Élsio Menau, 28 anos, expôs uma escultura a que chamou “Portugal na Forca”, que apesar de apreendida pela GNR valeu-lhe 17 valores na Universidade do Algarve.

De acordo com a Renascença, o Tribunal de Faro decidiu absolver o jovem que, numa composição artística, enforcou a bandeira portuguesa. Élsio Menau, na altura finalista do Curso de Artes Visuais da Universidade do Algarve, estava acusado do crime público de ultraje contra símbolos nacionais.

O estudante produziu uma peça composta por um poste em forma de forca, onde foi pendurada por uma corda a bandeira nacional.  A escultura “Portugal na Forca” foi exposta em Faro em julho de 2012 e  retirada pela GNR após dois dias de exposição. Élsio Menau foi depois identificado pela Polícia Judiciária.

Em tribunal, a defesa alegou que o trabalho em causa fez parte de um exercício universitário relacionado com arte e design e que nunca houve intenção de ofender os símbolos nacionais, pedindo a absolvição do artista algarvio.  “Fez-se justiça” considerou Élsio Menau.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR