Reconciliar os viseenses com a feira, construir as memórias das novas gerações e atrair novos públicos são os três pilares em que assenta a 622ª edição da Feira de São Mateus, que se instala em Viseu entre 8 de agosto e 14 de setembro. O programa foi apresentado na terça-feira à noite pelo presidente da Câmara e inclui 70 concertos e dezenas de eventos, exposições, diversões e tasquinhas de comes e bebes.

“Nós gostamos de feirar”. É este o slogan da feira, que é uma das mais antigas da Península Ibérica, e que este ano começa uma semana mais cedo. A mudança tem em conta o elevado número de emigrantes que regressa a Portugal em agosto e, para que se sintam bem-vindos, a Feira de São Mateus também vai dedicar um dia especial ao emigrante, 16 de agosto.

Na apresentação, que decorreu no adro da Igreja da Misericórdia, em Viseu, o presidente da Câmara Almeida Henriques disse que “este ano marca uma viragem e o início de um novo ciclo deste grande cartaz de Viseu”. Os três grandes objetivos passam por “reconciliar a cidade dos viseenses” com o evento, construir as memórias das novas gerações e atrair novos públicos.

Ou seja, Viseu vai ser a estrela da feira regional, com a cidade e Centro Histórico a serem parte integrante da programação. A Cava de Viriato terá, pela primeira vez, um programa de visitas guiadas e a 31 de agosto comemora-se o Dia do Viriato, o que já não acontecia há 85 anos. O Dão vai ser o vinho oficial da feira e haverá uma mostra dos concelhos do Alto Paiva, Dão e Lafões junto ao espelho de água, nos meses de agosto e setembro. Recuperam-se as tradições do fogo preso, logo no dia de inauguração, e do cinema na feira.

O cartaz da Feira de São Mateus, que é o grande chamariz do evento, conta este ano com “70 concertos espetaculares”, onde se incluem nomes como Xutos e Pontapés, Ana Moura, Tony Carreira, Blind Zero, Paulo Gonzo e João Pedro Pais. “50 eventos e exposições”, “9000 m2 de diversões”, “30 tascas e restaurantes” e ainda “35 Dão Sabores de Portugal”. O Orfeão de Viseu funcionará como segundo palco, onde atuará Ruy de Carvalho a 14 de setembro.