Em Lisboa, a tradição taberneira pode ser revisitada de 10 a 20 de julho com a iniciativa Tascas no Cais. A segunda etapa dos festivais “Super Gastronómicos”, promovidos pela Super Bock e EV-Essência do Vinho, acontece junto ao Cais do Sodré, no final do passeio da Ribeira das Naus. Por lá, esperam-lhe cervejas artesanais e petiscos trabalhados por conceituados chefs da esfera nacional.

Ao todo, cinco restaurantes prometem retratar o receituário das típicas tascas  — Can the Can, Cantina Lx, Cervejaria Ramiro, Taberna da Rua das Flores/Flores do Bairro (ambos num mesmo espaço) e, por fim, Tasca de Três (que combina a criatividade do trio de chefs João Sá, Nuno Barros e Nuno Dinis). No cardápio de sugestões constam amêijoas à Bulhão Pato, desfeita de bacalhau, iscas aos caracóis e até migas, pratos preferencialmente saboreados na companhia de cervejas artesanais.

Todos os restaurantes vão estar em funcionamento contínuo no evento: no dia inaugural, das 18h00 às 24h00; de 11 a 19 de julho, das 12h00 às 24h00 e, no dia 20, das 12h00 às 16h00. As degustações variam entre 1 e 13 euros, sendo que a entrada tem um preço unitário de 3 euros (entre as 12h00 e as 17h00 a entrada é gratuita).

Mais do que degustar, é possível aprender com os mestres. O Tascas no Cais vai ter sessões de cozinha ao vivo com os chefs Bertílio Gomes (Chapitô), Marlene Vieira (Avenue e Mercado da Ribeira), Justa Nobre (Nobre Campo Pequeno e Nobre Estoril), Belmiro de Jesus (Salsa e Coentros) e Kiko Martins (O Talho).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A ronda dos festivais “Super Gastronómicos” começou a ganhar forma com o evento Francesinha na Baixa, em 2012. De lá para cá, o sucesso deu vagar à organização não só para repetir a iniciativa como levar o respetivo conceito a outros pontos do país. Em 2014, estão contempladas cidades como Leiria, onde decorreu o Mercado do Leitão da Boa Vista, Setúbal, Vilamoura, Bragança e Porto. O programa completo pode ser consultado aqui.

 

SUPER GASTRONÓMICOS | TEMPORADA 2014 | CALENDÁRIO
Mercado do Leitão da Boa Vista, Leiria | 26 de junho a 6 de julho (estreia)
Tascas no Cais, Lisboa | 10 a 20 de julho (estreia)
Marisco no Largo, Setúbal | 14 a 24 de agosto (2ª edição)
Peixe, Marisco, Cataplana no Casino, Vilamoura | 22 a 31 de agosto (estreia)
Carne na Praça, Bragança | 12 a 21 de setembro (estreia)
Francesinha na Baixa, Porto | 2 a 12 de outubro (3ª edição)