O encontro semanal entre o Presidente de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, e o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, foi hoje interrompido, pouco depois de ter começado, devido a uma má disposição do chefe do executivo timorense.

O primeiro-ministro de Timor-Leste entrou no Palácio da Presidência cerca das 15h locais (07h em Lisboa) já visivelmente mal disposto e agarrado à cabeça. Poucos minutos depois de ter começado a reunião, o Presidente timorense apareceu amparando Xanana Gusmão pelo braço e acompanhando-o até ao carro.

“O senhor primeiro-ministro sentiu-se mal disposto e o Presidente da República acompanhou-o até ao carro”, afirmou o chefe da Casa Civil da Presidência, Fidélis Magalhães. Segundo ele, o primeiro-ministro queixou-se de dores de cabeça.

“Fizemos contactos com o Ministério da Saúde para ser prestado apoio médico o mais rapidamente possível ao primeiro-ministro”, salientou. O chefe da Casa Civil informou também que o primeiro-ministro saiu para ser acompanhado pelo médico.

Desde final de 2012 que Xanana Gusmão tem reafirmado a sua intenção de abandonar o cargo de primeiro-ministro. Em janeiro, num discurso proferido no parlamento por ocasião do início do debate do Orçamento Geral do Estado para 2014, Xanana Gusmão afirmou que aquela era a última vez que se dirigia ao hemiciclo como primeiro-ministro para apresentar um Orçamento do Estado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR