Rádio Observador

Fiscalidade Verde

PS suspeita de aumento de impostos na proposta de reforma de fiscalidade verde

O PS requereu com caráter de urgência a presença no arlamento do presidente da Comissão para a Reforma da Fiscalidade Verde, considerando que as propostas apontam para aumento de impostos.

PS exige mais explicações do Governo

MIGUEL A. LOPES/LUSA

O PS requereu esta quinta-feira, com caráter de urgência, a presença no parlamento do presidente da Comissão para a Reforma da Fiscalidade Verde, Jorge Vasconcelos, considerando que o conjunto de propostas aponta para um aumento de impostos.

Esta exigência dos socialistas foi transmitida aos jornalistas pelo vice-presidente da bancada Mota Andrade, em conferência de imprensa, tendo sido formalizada através de cartas dirigidas aos presidentes das comissões parlamentares de Economia e Obras Públicas, o social-democrata Pedro Pinto, e de Orçamento e Finanças, o socialista Eduardo Cabrita.

Segundo Mota Andrade, apesar de o documento referente à proposta de reforma da fiscalidade verde conter medidas em relação às quais o PS está de acordo, o mesmo documento apresenta também outras que “levantam dúvidas”, designadamente um possível aumento global de receitas (ou seja, mais carga fiscal) na ordem dos 160 milhões de euros.

“Sustenta-se na proposta que há uma neutralidade fiscal, mas de uma leitura rápida pode concluir-se que há um aumento da carga fiscal (entre taxas e impostos) de 180 milhões de euros, quando só há deduções no valor de 20 milhões de euros. Portanto, estamos perante um diferencial de 160 milhões de euros que terá de ser explicado”, salientou o vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Eleições

Eis o social - ismo

Luís Areias

O mais grave é que, tipicamente, o Estado não só não se preocupa em economizar, pois os recursos não foram ganhos com suor mas sim tirados coercivamente aos contribuintes, como nunca maximiza o valor.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)