Diz-se o maior festival de vinho do Porto e, muito provavelmente, não é exagero. O Porto Wine Fest começa esta quarta-feira e prolonga-se até dia 20 de julho. As principais marcas do néctar do Douro vão encher a Ribeira de Gaia, o que equivale a cerca de 80% do mercado, e a acompanhar as habituais provas estão diversas atividades lúdicas.

Do programa fazem parte mais de 40 ações gastronómicas, com demonstrações culinárias, aulas práticas e duelos de chefs, a título de exemplo. O vinho do Porto vai ter lugar de destaque nas receitas a explorar, como ingrediente e/ou na harmonização. Mas o ex-líbris do evento são mesmo as provas. Cada expositor fará provas comentadas por enólogos convidados (ao todo serão mais de 50).

Este ano, o Porto Wine Fest tem ainda duas salas onde se vão concentrar as ações Porto Com… (harmonização de Portos com outros produtos) e Enólogos Improváveis. E há uma grande variedade de petiscos à escolha dos restaurantes aderentes.

O festival é organizado pelo Turismo do Porto e Norte e arranca oficialmente esta quarta-feira às 18h00 — quarta, quinta e sexta-feira, das 16h00 às 24h00; sábado, das 11h00 às 24h00; domingo, das 11h00 às 21h00. A entrada é paga (7,50 euros, bilhete diário) e inclui o copo do evento, cinco senhas de provas e acesso a uma demonstração culinária, aula prática e prova de vinho comentada. O programa completo pode ser conhecido aqui.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR