Quantas vezes já planeamos acordar cedo para ir à praia, para no dia seguinte percebermos que acordarmos para nada porque não há sol? Felizmente, alguém com o mesmo problema decidiu criar o Nivea Sun, um despertador diferente, integrado com a previsão do tempo. Com isso ele só toca se estiver sol. Para a app funcionar é necessário ter o 3G ou o wifi ligado, e também o som, para que o alarme possa tocar de manhã. Mas há mais. A app permite consultar a previsão do tempo para os próximos dias e ainda lhe diz qual o fator de proteção solar ideal para a sua pele, basta que insira as suas caraterísticas. A Nivea Sun é gratuita e está disponível para smartphones e tablets com sistemas operativos iOS e Android.

app praia em directo

Praias em Directo

A aplicação Praia em Directo tem informação em tempo real sobre praias portuguesas: índice UV, temperatura do ar, humidade, velocidade do vento, ondulação, qualidade da água, direção do vento, altura das ondas e outras informações. É gratuita e está disponível para smartphones e tablets com sistemas operativos iOS e Android.

Para quem prefere descobrir praias fluviais, a ipraias fluviais é a aplicação mais acertada. Depois de se escolher uma região, surge a lista de praias fluviais e a informação detalhada sobre cada sítio – desde a qualidade da água, aos restaurantes que existem nas redondezas. A zona centro é a mais bem documentada desta aplicação.
A ipraias fluviais é gratuita e está disponível para iOS e Android.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por falar em previsões meteorológicas, o The Weather Channel é especialista e dá boas previsões para todo o mundo, o que é muito útil se vai fazer uma viagem em breve. Disponível em 34 idiomas, o utilizador pode armazenar até 10 localidades favoritas para que seja mais fácil e rápido fazer a consulta.
A aplicação é gratuita e está disponível para iOS, Android, Blackberry e Windows Phone.

Partiu à aventura num dia de calor e precisa de encontrar a praia mais próxima com o selo de qualidade Bandeira Azul? Então faça já o download da aplicação Bandeira Azul. Com esta aplicação, que foi atualizada com as praias galardoadas deste ano, poderá obter informação sobre a caracterização de cada uma (descrição, temperaturas, fotografias, serviços disponíveis, mapas de localização). Além desta informação poderá ter acesso a todas as atividades de educação ambiental promovidas pelos responsáveis pelas praias, às notícias, eventos, ocorrências durante a época balnear, códigos de conduta e ainda informação sobre o Programa Bandeira azul (critérios, normas, procedimentos). É gratuita e está disponível para sistemas operativos iOS e Android.

citymaps2go, app, mapa

City Maps 2go

Se vai para fora, talvez queira guardar no seu telemóvel a aplicação City Maps 2Go. A grande vantagem é poder consultar os mapas de mais de 100 países em modo offline, ou seja, não gasta roaming. Mais: os mapas fornecem também dicas sobre pontos de interesse e comentários de turistas e locais. Também é gratuita.

Decidiu ir de férias para Espanha, mas não sabe nada sobre as praias do país vizinho. Não há problema, tudo o que precisa fazer é o download da app iBeach. Lá encontra as várias praias e ainda o tamanho das ondas, o vento, a temperatura da água do mar, a cor da bandeira e se há alforrecas na água. Além disso, no botão “ThingsToDo” encontram-se atrações para entreter entre mergulhos, como lojas e espaços comerciais para, quem sabe, comer uma paella e beber uma sangria.

Estão disponíveis gratuitamente para iOS e Android.