Norte:

A 4.ª edição do cinema na relva chega à Maia esta sexta-feira e o primeiro filme é o elogiado “Blue Jasmine”, de Woody Allen, que rendeu ainda o Óscar de Melhor Actriz para Cate Blanchett. Os filmes vão continuar a ser exibidos até 2 de agosto, sempre no Parque Central da Maia, às 22h. A entrada é gratuita.

Por falar em Woody Allen, também vai ser possível ‘vê-lo’ num palco do Porto, sexta-feira e sábado, às 21h30. Trata-se da primeira co-produção da Subcutâneo, associação cultural criada recentemente por Simão Do Vale, que, juntamente com o Teatro Anémico, aborda uma comédia teatral de Woody Allen apelidada de Riverside Drive. O espetáculo chama-se “Escuto” e pode ser visto no palco do Circulo Católico de Operários do Porto. Os bilhetes custam cinco euros e as reservas podem ser feitas para o número 913 403 573.

As famílias devem reservar o sábado para a Festa da Família, que vai chegar ao Parque da Cidade do Porto. Com entrada livre, entre as 10h e as 23h não vai faltar animação, entre voos em balão de ar quente, uma roda gigante, jogos agrícolas inspirados na vida do campo, aulas de yoga, zumba e dança, cinema ao ar livre, quiosques de marionetas, atividades radicais, feira de produtos regionais e um concerto dos Deolinda.

Se gosta de fado, dirija-se à Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia. É lá que vai decorrer o Cais de Fado, com bons concertos e entrada livre, como se quer. Na sexta-feira, entre os vários concertos há Mariza para ver, às 22h00. Sábado, não perca o dueto entre Cristina Branco e Camané, com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, também às 22h00.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Centro:

As Aldeias do Xisto vão estar em festa, sábado a partir das 15h e até domingo. Tudo por causa da inauguração do “Atelier Artefacto” e da reabertura da Loja Aldeias do Xisto. Música, teatro, workshops de criação de objetos em feltro, petiscos e um churrasco de despedida é o que se espera na Benfeita, em Arganil.

Linda Martini, Capitão Fausto e Throes + The Shine são os cabeças de cartaz do festival Mêda+, que vai decorrer na cidade de Mêda, na Guarda, até sábado. O festival de música de verão conta com espetáculos de The Quartet of Woah!, The Walks e DJ Hugo Rizzo sexta-feira) e Anarchicks, The Lazy Faithful e Pitty com DJ Richy Rodriguez (sábado). Parece mentira, mas a entrada é gratuita.

Está aí o grande evento de Cantanhede. A Expofacic vai levar muita gente a esta cidade de Coimbra, entre 25 de julho e 3 de agosto. Bandas há muitas, mas do cartaz destacam-se os britânicos Kaiser Cjiefs, com concerto marcado para a noite de 2 de agosto. Para além da música, a Expofacic dá também destaque a vários setores industriais, à gastronomia, e terá um espaço infantil e uma Feira Popular.

Sul:

Ericeira, terra de surf, acolhe o Portuguese Surf Film Festival. A celebração da cultura do surf, com o melhor do melhor do cinema de surf internacional ficam na vila que é Reserva Mundial de Surf até domingo. Cerca de 15 filmes vão estar a competir em cinco categorias: curtas, filme de surf, sustentabilidade, prémio do público e banda sonora.

O festival EDP CoolJazz Fest despede-se de Oeiras no sábado com a soul e o jazz de Gregory Porter. O norte-americano tem vindo a colecionar nos últimos anos várias nomeações para os Grammy Awards, prémio que venceu finalmente na última edição, na categoria de “Best Jazz Vocal Album”. A abrir o concerto vão estar os Vahagn & The Sky People. Entradas a partir de 25 euros.

Ali bem perto, em Cascais, há festa no sábado e no domingo. Pelo Largo Camões, na Praça 5 de Outubro, ou nos Parques Urbanos de Outeiro de Polima e da Quinta de Rana, a animação dos Centros Urbanos Comerciais promove a atuação de artistas como Motel Unplugged, Time Machine e Luiz Caracol, entre outros. Tudo com entrada livre. Não se esqueça do fato de banho, já que a praia é mesmo ali ao lado. O programa completo pode ser consultado aqui.

No concelho ao lado, em Sintra, sugerimos uma visita em família à Quinta da Regaleira, cenário ideal para exibir a peça “Cinderela”, sábado às 17h e domingo às 11h e às 17h. A história que todas as gerações conhece é para maiores de três anos e os bilhetes custam sete euros.