Por transferência bancária. Foi assim que Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, e segundo fonte próxima ouvida pelo Observador, pagou esta terça-feira os três milhões de euros que o Tribunal de Instrução Criminal lhe impusera como uma de três medidas de coação. Salgado, recorde-se, é suspeito de crimes de burla, abuso de confiança, falsificação e branqueamento de capitais no âmbito do processo “Monte Branco”.

Após ser interrogado, a 24 de julho e durante quase oito horas, pelo juiz Carlos Alexandre, a Procuradoria-Geral da República (PGR) emitiu um comunicado no qual informava que o antigo presidente executivo do BES saía em liberdade, embora sujeito a três medidas de coação.

Além do pagamento de uma caução de três milhões de euros, Ricardo Salgado ficou proibido de sair de Portugal e de ter contactos com “determinadas pessoas” relacionadas com o processo. O “Monte Branco” é um caso de fraude fiscal e de branqueamento de capitais que está a ser investigado, desde 2011, pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR