É caso para dizer que a solidariedade tudo consegue. Na cidade de Perth, a maior cidade da Austrália ocidental, largas dezenas de australianos empurraram um comboio para libertar uma pessoa que escorregou quando ia a entrar para o comboio e ficou com a perna presa no espaço, de cerca de 5 centímetros, que vai do cais de embarque à carruagem.

Os passageiros que se encontravam dentro do comboio receberam ordens para se encostarem ao outro lado da carruagem, de modo a transferir o peso das pessoas que ali se encontravam para tentar conseguir mover o transporte. Mas sem sucesso: a iniciativa não resultou e os passageiros tiveram efetivamente de sair da carruagem.

PERTH TRAIN ACCIDENT

Depois de saírem do comboio, os passageiros tomaram a iniciativa de empurrar o comboio para o afastarem da plataforma, de modo a que o passageiro conseguisse soltar a perna. E resultou. O homem foi levantado por dois outros passageiros, socorrido no local por uma equipa de paramédicos e apanhou o comboio seguinte. Uma testemunha disse ao Guardian que o homem estava em estado de choque. As autoridades fizeram questão de agradecer aos passageiros que ajudaram a resolver a situação e enalteceram o “poder das pessoas”. A expressão “a união faz a força” dificilmente se podia aplicar melhor.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR