Os combatentes do ISIS (agora autointitulado Estado Islâmico) conseguiram tomar o controlo da barragem de Mossul, a maior do Iraque e responsável por grande parte do abastecimento de água no país. A barragem está situada no rio Tigre, que passa em Bagdad, e é responsável pelo fornecimento elétrico de Mossul, a segunda maior cidade do país, e pelo abastecimento de água de grande parte do Iraque.

Situada junto à região autónoma do Curdistão, no norte do Iraque, a barragem de Mossul tem estado debaixo de fogo durante a última semana, tendo-se registado violentos combates entre os membros do ISIS (autointitulado Estado Islâmico desde o fim de junho) e as forças curdas, que acabaram por retirar esta quinta-feira. A cidade de Mossul foi tomada pelo ISIS a 10 de junho e, nos últimos cinco dias, os combatentes sunitas conseguiram conquistar posições em cerca de 17 localidades próximas da barragem, o que facilitou a intensificação da ação militar contra aquela infraestrutura.

O volume de água da barragem tem potencial para causar danos graves a todo o país, especialmente à capital, Bagdad, por cujo centro passa o rio Tigre. Receia-se que os combatentes do ISIS abram as comportas da barragem de modo a desestabilizar o Iraque, mas, por outro lado, a manutenção do poder hidroelétrico da albufeira é crucial para o objetivo do ISIS de edificar um califado na região.

Já esta quinta-feira, França pediu à ONU a realização urgente de uma reunião do Conselho de Segurança para debater os recentes desenvolvimentos no Iraque. Durante a última noite, os combatentes do ISIS conseguiram conquistar Qaraqosh, a cidade iraquiana onde vivem mais cristãos – cerca de 50 mil, até há poucos meses -, que estão a fugir massivamente da zona.

O ISIS já controla, desde o fim de junho, a maior refinaria de petróleo do Iraque, em Baiji, que é responsável pela produção de perto de um terço de combustível do país. A barragem de Haditha, a segunda maior do país, também está na mira dos combatentes sunitas, mas até ao momento mantém-se na alçada das forças armadas iraquianas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR