Crise No Iraque
Crise No Iraque

Quatro mortos com gás lacrimogéneo no Iraque

Quatro manifestantes morreram atingidos por bombas de gás lacrimogéneo disparadas pela polícia no Iraque. Desde 1 de outubro, 20 manifestantes foram mortos por estas bombas.
Iraque

Bagdad. Centenas de crianças estudam em autocarros

Mais de cem menores estão a estudar em escolas móveis no Iraque. Muitos são órfãos ou sem-abrigo, vítimas do Estado Islâmico. Sem documentos de identificação não se podem inscrever na escola pública.
Estado Islâmico

Iraque recupera um dos últimos bastiões jihadistas

As forças iraquianas recuperaram a localidade de al-Qaïm, próxima da fronteira com a Síria. Al-Qaïm era um dos últimos bastiões do Estado Islâmico no Iraque.
Estado Islâmico

27 fotografias de Mossul que ninguém quis comprar

176
O fotojornalista norte-americano Kaiona Little esteve em Mossul, no Iraque, a fotografar os esforços da polícia iraquiana para libertar a cidade. Ninguém lhe quis comprar estas fotografias.
Crise No Iraque

Ofensiva iraquiana leva a deslocamento em massa

As forças iraquianas lançaram uma ofensiva para recuperar Al-Qayara e Mossul. Até 1,2 milhões de pessoas podem ser afetadas.
Crise No Iraque

Número dois de Blair admite que guerra foi ilegal

Quatro dias depois da publicação de um relatório muito crítico sobre a Guerra no Iraque, o número dois de Tony Blair, John Prescott, lamentou que o Reino Unido tenha participado numa "guerra ilegal".
Tony Blair

Blair lamenta "erros" na guerra do Iraque

2005
Em entrevista à CNN, Blair fez um mea culpa com algumas ressalvas. Pediu desculpa pelos "erros no planeamento" em 2003, mas mantém o orgulho de ter derrubado Saddam. E falou do Estado Islâmico.
Estado Islâmico

A “Grande Marcha” Jihadista

273
Há surpreendentes analogias entre a estratégia do exército comunista de Mao Tse-Tung durante a "Longa Marcha" e a estratégia dos jihadistas do "Estado Islâmico" no Iraque e na Síria.
Estado Islâmico

Austrália realiza a primeira missão no Iraque

Aviões de combate australianos levaram a cabo a primeira missão aérea no Iraque, sem que se tenha registado, no entanto, nenhum ataque contra as posições do Estado Islâmico.
Crise No Iraque

Novo vídeo com refém inglês do Estado Islâmico

Militantes do Estado Islâmico filmaram mais um refém inglês, jornalista, e o vídeo já está disponível. Não há imagens de decapitação e o refém alerta que vão surgir mais "programas" em vídeo.
Crise No Iraque

Iraque não quer ajuda de tropas estrangeiras

O primeiro-ministro iraquiano disse que as tropas estrangeiras não são necessárias nem bem vindas no Iraque. O Presidente norte-americano reafirma que as tropas americanas não terão missões de combate
Estado Islâmico

Iraque apela a ataques aéreos contra jihadistas

O Presidente iraquiano, Fuad Masum, apelou hoje em Paris, onde vai participar na conferência internacional contra o Estado Islâmico, à realização rápida de ataques contra os jihadistas.
Crise No Iraque

Paris recebe conferência internacional

Chefe de Estado francês irá deslocar-se, na sexta-feira, à capital iraquiana Bagdad, referiu uma nota informativa do Eliseu.
Terrorismo

Estado Islâmico raptou 40 homens no Iraque

O rapto aconteceu esta quinta-feira em Hawija, cidade já controlada pelos jihadistas, e soma-se às já centenas de pessoas desaparecidas no Iraque.
Iraque

James Foley foi torturado pelos jihadistas

A tortura a que Foley e outros prisioneiros foram submetidos consiste em atirar água gelada para cima da cabeça, que está tapada por um pano. Uma técnica que foi usada pela CIA após o 11 de setembro.
Iraque

"Ainda não temos uma estratégia", admite Obama

Para derrotar os fundamentalistas islâmicos será necessário entrar na Síria, defende o secretário da defesa de Obama, que preferiu, para já, não se comprometer com futuras ações militares.
Estado Islâmico

Licença para matar

Uma força especial com elementos das agências militares dos Estados Unidos e Reino Unido vai trabalhar diretamente com milícias locais para combater os terroristas do Estado Islâmico.
Crise No Iraque

"Genocídio medieval" no Iraque, denuncia médico

2806
O médico Juan Luis Ney Sotomayor relatou ao El Mundo o que viu e ouviu. Fala de "matanças horríveis" e de cabeças decapitadas penduradas em postes de eletricidade.
Estado Islâmico

UE chega a acordo para armar exército curdo

Os parceiros europeus aprovam o envio de armas para um cenário de conflito. França e Reino Unido já tinham dito que iam avançar com planos de armamento.
Mundo

Diplomacia da UE discute hoje Iraque

França quer pressionar UE a armar o exército curdo. Reunião surge um dia depois de o primeiro-ministro do Iraque Maliki ter renunciado ao poder a favor de Abadi.
Crise No Iraque

"Pouco provável" missão de retirada de refugiados

Os Estados Unidos consideram, após uma recente avaliação no terreno, como "muito pouco provável" a realização de uma missão de retirada dos milhares de civis deslocados no Monte Sinjar, no Iraque.
Estado Islâmico

França vai fornecer armas ao Curdistão

Depois de os Estados Unidos terem começado a fornecer armas e ter anunciado o envio de mais 130 militares para o terreno, Hollande cumpre a promessa de ajuda para parar o "grupo terrorista" ISIS.
Crise No Iraque

Iraque: Papa pede ajuda para vítimas de violência

O papa Francisco pediu hoje à comunidade internacional para "proteger todas as vítimas de violência no Iraque", numa mensagem publicada no seu perfil oficial do Twitter.
Estado Islâmico

ISIS já controla maior barragem do Iraque

O volume de água da barragem de Mossul tem potencial para causar inundações em todo o país, nomeadamente em Bagdad, por onde passa o rio Tigre. Milhares de cristãos estão em fuga.
Estado Islâmico

Líder do ISIS exige obediência

106
É a primeira aparição pública de Abu Bakr al-Baghdali, o misterioso líder do ISIS. Durante uma prece em Mossul, al-Baghdali exigiu obediência por parte de todos os muçulmanos.
Crise No Iraque

Obama envia mais 300 militares para o Iraque

Entre conselheiros e soldados cujo objetivo é proteger a embaixada em Bagdad, já estão no Iraque 750 militares - um dia depois de o ISIS ter anunciado um califado para os territórios já conquistados.
Estado Islâmico

ISIS anuncia criação de califado

O grupo quer agora ser conhecido apenas como Estado Islâmico e reclama para o seu chefe o estatuto de "líder dos muçulmanos em todo o lado", declarando legitimidade sobre zonas ainda não conquistadas.
Iraque

Embaixada dos EUA protegida por drones

Estados Unidos começaram a utilizar aviões não tripulados para sobrevoar Bagdad e proteger a sua embaixada na capital iraquiana.
Estados Unidos da América

Está a América de Obama de costas para o mundo?

Jaime Gama, regressado de uma viagem a Nova Iorque, discute com Jaime Nogueira Pinto a forma como a América de Obama se relaciona com o mundo, da crise do Iraque à da Crimeia, passando pela Europa.
Médio Oriente

Que se lixe o Iraque?

Com quem alinhar no Médio Oriente? Com os tiranias militares, ou com as teocracias anti-feministas? E que fazer? Construir democracias, como Bush? Ou retirar, mas matando à distância, como Obama?
Crise No Iraque

Iraque pede a Obama que faça ataques aéreos

Presidente americano terá excluído, para já, a hipótese de ataques aéreos aos militantes do ISIS. Mas agora tem um pedido na mesa. Irão aceita ajudar - mas quer contrapartidas no seu programa nuclear.
A página está a demorar muito tempo.