Um quarto duplo num hotel em Cascais custa em média, neste momento, 213 euros por noite. O concelho de Cascais é o destino mais caro do país mas, no geral, os preços médios dos alojamentos portugueses subiram 10% face ao ano passado. São os preços mais altos dos últimos anos.

Os dados são do trivago Hotel Price Index de agosto, que analisa a variação do preço médio por quarto duplo nos hotéis das principais cidades mundiais. Em 2013 por esta altura, os hotéis portugueses praticavam uma média de 105 euros por quarto duplo. Já em agosto de 2012 e 2011 os custos médios para pernoitar na hotelaria portuguesa eram de 107 e 108 euros, respetivamente. Este mês, o valor é de 115 euros.

Cascais surge no topo da tabela, seguida pela cidade algarvia de Vilamoura, onde um quarto duplo custa 202 euros. Destaque ainda para o grande aumento de preços no Estoril (+41%), onde uma noite passou dos 126 euros no período homólogo para os 178 euros.

As únicas quedas acentuadas face a 2013 registam-se em Bragança (-26%) e Viseu (-13%). No entanto, a nível regional, todos os destinos viram os seus preços aumentar, sobretudo o Algarve (+12%) e Lisboa e Vale do Tejo (+12%). Uma noite no Porto custa em média 70 euros. Em Lisboa, esse preço sobe para os 104 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A média nacional começou a subir em março, quando registou 77 euros por noite, face aos 72 euros de fevereiro. Em abril os preços continuaram a sua escalada, para os 89 euros, conhecendo novo pico em maio, quando a final da Liga dos Campeões em Lisboa elevou os custos médios da hotelaria nacional para os 100 euros. Em junho registou-se uma ligeira quebra, para os 98 euros, na ressaca do evento, seguindo-se novo máximo em julho, com o preço médio português a atingir os 108 euros. Em agosto, tradicionalmente o mês mais caro para passar em férias em Portugal, os hotéis colocam a fasquia no ponto mais alto dos últimos anos.

Uma tendência generalizada

A maioria dos países europeus também regista aumentos face ao período homólogo, sobretudo Grécia (+21%), Reino Unido (+21%), Finlândia (+16%), Chipre (+14%) e Espanha (13%).

Os preços médios dos alojamentos portugueses equiparam-se aos espanhóis, que se situam nos 114 euros. A Roménia é o país europeu que regista os preços mais baixos: 62 euros. O país mais caro é a Suiça, onde em média uma noite num quarto duplo custa 198 euros.