687kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Tufão

Fact Check

Vídeo mostra tufão Saola nas Filipinas?

Nas redes sociais há publicações que têm levantado dúvidas sobre se as imagens partilhadas correspondem ao momento em que um furacão atingiu as Filipinas no final do mês de agosto.
Macau

Tufão Haiki aproxima-se e Macau emite alerta

Aproximação do tufão Haikui leva ao cancelamento de voos e ao encerramento de serviços públicos, parques de estacionamento e escolas em Macau. Foi emitido o sinal de alerta 1, o mais baixo da escala.
Taiwan

Tufão Haikui causa perto de 80 feridos em Taiwan

Tufão Haikui causa a retirada de 7 mil pessoas de zonas de risco, para além dos quase 80 feridos. Haikui segue para oeste e deverá atravessar o mar do Sul da China. Macau já emitiu alerta.
Tufão

Tufão. Cerca de 3 mil pessoas retiradas em Taiwan

Prevê-se que este seja "o primeiro tufão a atingir Taiwan em quatro anos", declarou a Presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen.
Noticiário

4h. China. Supertufão Saola faz um morto

A tempestade obrigou à retirada de mais de 900 mil pessoas de casa e o governo suspendeu o trabalho, as aulas e a circulação de transportes.
Tufão

Hong Kong emite alerta máximo face ao tufão Saola

Hong Kong emitiu o alerta máximo de tempestade, prevendo-se que o tufão passe a 40 quilómetros a sul da cidade. Escola, serviços, transportes e trabalhos suspensos e centenas procuram abrigo.
Tufão

Filipinas. Tufão Saola causa danos de 6,4 milhões

O tufão Saola, que deixou estragos nas Filipinas, move-se agora para Macau e Hong Kong que já tomaram medidas para tentar minimizar os impactos. Autoridades alertam para o "pior cenário".
Macau

Macau sobe alerta e declara estado de prevenção

Macau elevou o nível de alerta de 3 para 8 e declarou estado de prevenção, considerando que o tufão Saola está a cerca de 200 quilómetros do território. Foi também dado o aviso para inundações.
Noticiário

13h. Bombeiros ponderam estado de alerta

O Presidente da Liga dos Bombeiros admite que ativar o estado de alerta ajudaria no combate às chamas em todo o país. E ainda, portugueses estão a ser transferidos para Seul devido a um tufão.
Tufão

Japão. Tufão Khanun volta a aproximar-se a Okinawa

A tempestade volta a aproximar-se do arquipélago de Okinawa, no Japão, onde causou pelo menos 2 mortos e 64 feridos na região. Está a deslocar muito lentamente, com ventos até 180 quilómetros por hora
Desastres Naturais

Japão. Tufão Khanun causa dois mortos e 60 feridos

Um homem de 90 anos e uma mulher de 89 morreram devido à passagem do tufão Khanun no Japão, que causou mais 60 feridos. Cerca de 156 mil casas, na região de Okinawa, ficaram sem energia.
Catástrofes

Tufão no Japão deixa 220 mil casas sem luz

As autoridades de Okinawa tinham pedido a mais de 690 mil pessoas que abandonassem as suas casas e procurassem abrigo face à aproximação do Khanun.
Tufão

Filipinas. Seis mortos à passagem do tufão Doksuri

Ventos violentos e chuvas torrenciais atingiram as pouco povoadas ilhas Babuyan e as províncias do norte do país, provocando inundações e aluimentos de terras. Uma mãe e três filhos morreram.
Tufão

Filipinas ordenam retirada de milhares de pessoas 

Doksuri, com ventos de 185 km/hora, dirige-se para um grupo de três ilhas filipinas com 20 mil pessoas que receberam ordens para deixar a zona e os pescadoress para tirar os barcos da água.
Macau

Macau cancela alertas de tempestade tropical

Em Macau, o tufão Talim já não é uma ameaça para o território, por isso foram cancelados todos os alertas de tempestade tropical. Quase 100 voos foram cancelados e houve um ferido.
Tufão

Tufão. Filipinas aceleram medidas de emergência

O super tufão Mawar "entrou na área de monitorização das Filipinas e foi denominado Betty", esperando-se chuvas e ventos fortes no norte da ilha de Luzon, a maior e mais populosa, e onde fica Manila.
Alterações Climáticas

O que é (e não é) culpa das alterações climáticas?

É fácil atribuir às alterações climáticas a culpa de todos os desastres naturais, mas o processo é mais complexo do que parece: há todo um campo de estudos dedicado à atribuição das responsabilidades.
Vietname

Tufão Noru obriga à retirada de 260 mil pessoas

Tufão Noru também danificou prédios, derrubou árvores, arrancou telhados e obrigou ao fecho de lojas, hotéis, interrupções no abastecimento de energia e ao fecho de aeroportos no país.
Tufão

Filipinas. "Supertufão" mata cinco socorristas 

Cinco socorristas que ajudavam moradores presos devido a inundações foram atingidos pela queda de um muro e morreram afogados. Registados também milhares de retirados e províncias sem energia.
Tufão

Filipinas preparam chegada de "supertufão"

Espera-se que o supertufão -- o décimo primeiro do ano -- provoque chuvas torrenciais e ventos fortes na região de Luzon Central, no norte de Manila.
Japão

Japão. Tufão causa 4 mortos e mais de 100 feridos

De acordo com os mais recentes números, o tufão Nanmadol causou pelo menos 4 mortos, mais de 100 feridos e deixou mais de 140 mil casas sem energia. Japão vive pico de tufões até final do mês.
Tufão

Nanmadol atinge Japão e faz 2 mortos

Dois mortos, 60 feridos e milhares de pessoas à procura de abrigos. É este o cenário deixado pelo Tufão Nanmadol, que atingiu o sudoeste do Japão, seguindo em direção à ilha principal, Honshu.
China

Tufão obriga retirar milhares de pessoas na China

Mais de 700.000 pessoas foram retiradas de Zhejiang, no leste do país. As autoridades chinesas preveem ondas entre os seis e os 10 metros de altura.
Tufão

Coreia do Sul. Tufão já provocou dez mortes

Das nove pessoas desaparecidas num parque de estacionamento na cidade Pohang a polícia conseguiu resgatar apenas duas com vida. Este é possivelmente um dos mais poderosos tufões a atingir o país.
Coreia do Sul

Coreia do Sul. Tufão afeta milhares de pessoas

Uma tempestade com ventos a 140 quilómetros por hora fez com que mais de 3 mil pessoas fossem retiradas das suas casas por risco de inundações. Um homem de 25 anos está desaparecido.
Macau

Macau cancelou alertas de tufão

Macau cancelou todos os alertas depois da passagem do tufão Ma-on. Não foram registadas vítimas e todos os serviços públicos foram retomados.
Macau

Tufão em Macau obriga 88 pessoas a abrigarem-se

A proximidade da catástrofe a Macau obrigou à suspensão dos transportes públicos e da circulação nas pontes marítimas. Registam-se também voos cancelados e parques de estacionamento encerrados.
Filipinas

Tufão Rai. Mortes aumentam para quase 400

A atualização do impacto do tufão Rai, que assolou as Filipinas, eleva para 397 o número de vítimas mortais. Há ainda 83 pessoas desaparecidas, 1.147 feridas e mais de meio milhão de desalojados.
Filipinas

Tufão Rai faz Pelo menos 388 mortos nas Filipinas

Novo balanço do catástrofe nas Filipinas dá conta de uma nova subida do número de mortos e desaparecidos. Há ainda a registar 1.146 pessoas feridas e e cerca de 542 mil deslocadas.
Filipinas

Filipinas declaram estado de calamidade

Presidente filipino decretou estado de calamidade em Mimaropa, Visayas Central, Caraga, Visayas Ocidental, Mindanao do Norte e Visayas Oriental, para ajudar as comunidades afetadas pelo tufão.
Macau

Macau emite sinal 1 para ciclone severo Rai

É a primeira vez em 47 anos que é emitido um sinal de tempestade tropical em Macau. Segundo os Serviços Meteorológicos e Geofísicos, o alerta deve-se à aproximação do ciclone tropical severo Rai.
Tufão

Tufão faz pelo menos 375 mortos nas Filipinas

Catástrofe nas Filipinas tornou-se um dos piores já registados, uma "carnificina completa". Há pelo menos 375 mortes, 500 pessoas feridas e 56 estão ainda desaparecidas.
Tufão

Tufão Rai fez pelo menos 12 mortos nas Filipinas

Pelo menos uma residente foi morta quando foi atingida por um aglomerado de bambu derrubado pela tempestade. Estima-se que haja sete pessoas dadas como desaparecidas.
Filipinas

Tufão Rai. Pelo menos um morto e dois feridos

Tufão Rai nas Filipinas, com ventos sustentados de 195 quilómetros por hora, obriga ao cancelamento de dezenas de voos e provoca inundações em várias aldeias.
Filipinas

Tufão sobe de intensidade e tem ventos de 260 km/h

A tempestade ganhou força na manhã desta quinta-feira (ainda era noite em Portugal) e passou de tufão a super tufão. Quando chegou à ilha de Siargao levava ventos de 260 quilómetros por hora.
Macau

Macau reduz nível de alerta de tufão

O impacto deste fenómeno foi de menos de uma dezena de ocorrências e inundações nas zonas mais baixas, ao contrário de Hong Kong.
Macau

Tufão Lionrock afasta-se de Macau

Às 00h00 (17h00 em Lisboa), a tempestade estava a cerca de 500 quilómetros a sudoeste de Macau, e a afastar-se gradualmente do território, anunciaram os Serviços Meteorológicos e Geofísicos.
Noticiário

12h. Filipinas. Tufão causa a morte a 67 pessoas

Há 12 pessoas desaparecidas e mais de 25 mil casas foram destruídas. Operações de resgate continuam.
Tufão

Tufão Vamco mata 67 pessoas nas Filipinas

Mais recente balanço das autoridades filipinas apontam para 1,1 milhão de pessoas afetadas. Vamco é o 21.º ciclone a assolar o país este ano.
Filipinas

Filipinas. Pelo menos 39 mortos após tufão Vamco

A Proteção Civil afirma que as chuvas provocadas pelo Vamco tiveram um volume próximo do tufão Ketsana, em 2009, considerado o mais devastador do país.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.