Maria Gabriela Chávez, uma das filhas do falecido líder socialista venezuelano, Hugo Chávez, foi designada pelo Presidente Nicolás Maduro, como “embaixadora alterna” perante a Organização das Nações Unidas.

A designação foi esta quinta-feira anunciada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Venezuela, Elías Jaua, durante um ato de solidariedade com a Palestina, que teve lugar na praça Bolívar de Caracas.

“Para que os povos da África e Médio Oriente continuem sentindo a voz solidária e fraterna do comandante Hugo Chávez”, frisou o ministro.

Elías Jaua disse ainda que os venezuelanos cumprem “com o dever, como socialistas, de apoiar a causa palestiniana, mas sobretudo com o dever de ser humano”.

“Vamos desdobrar uma política, no campo diplomático, reforçando o que acordámos em Teerão, dentro do Movimento de Países Não Alinhados (Mnoal), articulando alianças, para continuar fortalecendo as decisões na ONU”, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A 4 de agosto último a Venezuela pediu ao Mnoal que inste o Conselho de Segurança da ONU a aprovar uma resolução que ordene a Israel a paragem imediata da ofensiva militar que leva a cabo em Gaza.

“Nós, os 120 países membros, temos de pedir uma resolução ao Conselho de Segurança sobre este tema e solicitar ao Governo dos Estados Unidos que não exerça o seu poder de veto para impedir o desempenho desse organismo e a responsabilidade que tem para fazer com que Israel cumpra as resoluções da ONU”, disse o ministro venezuelano de Relações Exteriores.

Elias Jaua falava em Teerão, durante uma reunião do Mnoal em que explicou que a Venezuela condena “da maneira mais enérgica a ilegal ocupação da Palestina pelo Estado de Israel e as violações dos Direitos Humanos e do Direito Internacional Humanitário”.

Segundo o ministro, Israel tem ignorado reiteradamente inúmeras resoluções da Assembleia Geral e do Conselho de Segurança da ONU e tem feito uso indiscriminado e desproporcionado da força em ataques intensivos contra os habitantes de Gaza, com perdas de vidas humanas e feridos.