“A Guerra dos Tronos” (Game of Thrones, no original) é a série mais pirateada de sempre na internet. De acordo com um novo relatório da Semetric, empresa que segue a atividade online de séries, filmes, jogos de vídeo e outras formas de media, a história baseada no romance de George R. R. Martin é de longe o maior alvo da pirataria online.

Há episódios da série da HBO que contabilizaram mais de metade de todos os programas de TV pirateados em redes de partilha de ficheiros e mais do que todos os downloads de música juntos,  escreve o Wall Street Journal. O último episódio da quarta temporada teve dois milhões de downloads nas primeiras 24 horas seguintes à exibição, e mais dois milhões até aos dias de hoje. É que, apesar de o último episódio da quarta temporada já ter sido exibido há dois meses, os downloads de Guerra dos Tronos continuam altos:  300 mil por dia, de acordo com a Semetric.

A pirataria online é um problema para muitos, mas o título de série mais pirateada de sempre não vai levar a Time Warner, proprietária do canal HBO, a começar uma guerra pelo fim dos downloads ilegais. Pelo contrário. Em 2013, Jeff Bewkes, da Time Warner, disse que o título de uma das séries mais pirateadas de 2013 era “melhor do que um Emmy”, justificando-se com a divulgação de Guerra dos Tronos e o potencial ganho de subscritores para a HBO.

O certo é que a série, baseada no romance de George R. R. Martin, é a campeã das nomeações aos Emmy deste ano, com 19. A entrega dos prémios está marcada para 25 de agosto. A Semetric também foi ver que outros filmes, séries e livros é que os fãs piratas de Guerra dos Tronos gostavam de “sacar”. Nos filmes, as preferências vão para a comédia “Knights of Badassdom”, onde entra Peter Dinklage (Tyrion Lannister, em Guerra dos Tronos), “Para além das cinzas”, com Christian Bale, “Ender’s Game – O jogo final” e a comédia “Que se lixem as notícias”.

Nas séries, as preferências vão para  “Vikings,” “Velas Negras” (a ser exibida em Portugal no AXN) “Archer” (a ser exibida em Portugal no FX) “The Walking Dead” (para ver na Fox). No top de livros que os piratas de “Guerra dos Tronos” mais lêem estão todos aqueles que contenham o nome de George R.R. Martin na capa, mas também Words of Radiance, de Brandon Sanderson, O Jogo Final, de Orson Scott Card e Inferno, de Dan Brown. A quinta temporada de Guerra dos Tronos começa em 2015. Prevê-se que o aumento da pirataria online também.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR