Cliff Richard, estrela pop britânica, recusou a oportunidade de receber a “chave de ouro” da cidade de Albufeira, conta o Telegraph. O cantor vive uma parte do ano nesta região do Algarve desde os anos 60, o que levou o conselho da autarquia a votar unanimemente na homenagem ao britânico, de 73 anos.

No entanto, as investigações em curso sobre um alegado abuso sexual a um menor, em 1980, levaram o artista a rejeitar a distinção da Câmara Municipal de Albufeira. “Cliff foi convidado a receber a ‘chave de ouro’ da cidade porque é um distinto membro de Albufeira”, disse Carlos Silva, o presidente da autarquia, ao Telegraph. E continuou: “É uma grande honra. Estamos a reconhecer grandes políticos e figuras da sociedade civil. Ele não está aqui hoje [quarta-feira] por sua decisão.”

O anúncio de que havia decidido não ser homenageado chegou por telefone há três dias. “Mútuo acordo”, foi assim que uma fonte do conselho explicou a decisão, para não assombrar o evento. “Eles quiseram proteger a cerimónia; era muito importante para eles [CM e Richard]”, disse a mesma fonte. O Telegraph revelou ainda que, segundo os seus amigos, Richard se mostrou “desiludido” por não poder aceitar a homenagem.

No seguimento das buscas feitas na casa do artista em Sunningdale, Berkshire, Richard decidiu cancelar também a sua presença num evento solidário na Catedral de Canterbury, em setembro, onde era suposto atuar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR