O FC Porto começa a discutir esta quarta-feira no terreno dos franceses do Lille o acesso à Liga dos Campeões de futebol, em jogo da primeira mão dos “play-offs”, depois de ter disputado uma fase prévia pela última vez em 2001.
Os “dragões” procuram qualificar-se pela 19.ª vez para a fase de grupos da prova, frente ao “terceiro grande” do panorama futebolístico francês, atrás do Paris-Saint-Germain e do AS Mónaco.
O treinador espanhol Julen Lopetegui estreou-se na sexta-feira na nova temporada de forma auspiciosa, com uma vitória por 2-0 na receção ao Marítimo, na primeira jornada da Liga portuguesa, com uma equipa recheada de jovens jogadores.
O Lille também ainda não perdeu no campeonato francês, tendo-se imposto no mesmo dia ao Caen por 1-0, graças ao golo solitário do belga Divock Origi (um dos jogadores que Lopetegui deverá mandar vigiar atentamente), depois de ter cedido um “nulo” na ronda inaugural, perante o Metz.
Enquanto o FC Porto acedeu diretamente à antecâmara da fase de grupos, o Lille, onde alinha o médio português Rony Lopes, por empréstimo do Manchester City, teve de disputar com o Grasshopper uma eliminatória de acesso aos “play-offs”, tendo vencido na Suíça por 2-0 e empatado 1-1 em casa.
O encontro está marcado para as 19:45 e terá arbitragem do holandês Bjorn Kuipers.