815kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Jogos Paralímpicos

Jogos Paralímpicos

Sandro Baessa conquista medalha de prata

Portugal conquistou a segunda medalha de prata na competição com o atleta paralímpico português, Sandro Baessa, apenas superado pelo norte-americano Michel Bannigan, que estabeleceu um novo recorde.
Natação

Diogo Cancela ganha prata em natação paralímpica

Diogo Cancela, que esteve nos Jogos Paralímpicos Tóquio2020 e tem praticamente assegurada presença nos Jogos Paris2024, foi medalha de prata nos Mundiais2022 e bronze nos Mundiais 2022.
Ciência

Exercício intenso ajuda na dificuldade intelectual

Adultos com dificuldade intelectual beneficiam de mesma forma que qualquer pessoa e precisam de treinos mais intensos para conseguirem melhorar o seu perfil de risco.
Resposta Pronta

Paralímpicos. Apoios da Santa Casa ficam "aquém"

O chefe do comité paralímpico lembra que o apoio para estes atletas "fica aquém do necessário". Ainda assim, Luís Figueiredo diz que o Governo "abraçou" os planos para Paris 2024.
Jogos Olímpicos

Desporto paralímpico a precisar de renovação 

Presidente do Comité Paralímpico de Portugal "preocupado" com média de idades dos atletas que, nos últimos Jogos Olímpicos, em 2021, rondou os 36 anos. Refere ainda razões para diminuição de atletas.
Presidência da República

PR promulga apoio pós-carreira a atletas

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou o decreto que estabelece o apoio, após o termo da carreira desportiva, a praticantes desportivos olímpicos, paralímpicos, surdolímpicos e de alto rendimento.
Jogos Paralímpicos

Portugal com 12 lugares nos Paralímpicos Paris2024

Além da qualificação para a equipa de boccia BC1-BC2, com três atletas, Portugal tem mais quatro representantes no atletismo, dois na natação, dois na canoagem e um no ciclismo.
Atualidade

As marcas não apoiam os atletas paralímpicos?

Carolina Duarte, atleta paralímpica de atletismo, multimedalhada e detentora de vários recordes, entrevistada na emissão especial da Rádio Observador nas Conferências do Estoril.
Emissão Especial

"Ganhar a prata no mundial foi um diamante"

Carolina Duarte, atleta paralímpica de atletismo, detentora de vários recordes, fala sobre o apuramento para os Jogos Paralímpicos. Ainda, o ano atribulado depois da maternidade "foi um caos total".
Desporto

Marcelo felicita portugueses pelos Paralímpicos

Presidente de República recorda que atletas portuugueses "conquistaram 12 pódios: duas medalhas de ouro, duas de prata e oito de bronze, além de outras marcas de destaque".
Desporto

Portugal conquista dois bronzes no boccia

Portugal está representado nos Campeonatos Paralímpicos Europeus, competição que se realiza pela primeira vez, por 26 atletas, em seis modalidades.
Jogos Paralímpicos

Carla Oliveira campeã da Europa de boccia

Carla Oliveira, que tinha parado de competir durante cerca de um ano por ter sido mãe, regressou da melhor maneira e bateu a húngara Alexandra Szabo na final, por 7-4.
Desporto

Paralímpicos. Portugal com 26 atletas nos europeus

O campeonato europeu paralímpico vai decorrer no complexo Rotterdam Ahoy de 8 a 20 de agosto. É a primeira vez que a competição se realiza.
Jogos Paralímpicos

Marcelo felicita comitiva que obteve 4 medalhas 

A delegação portuguesa foi composta por 10 atletas, inseridos num universo de 1.330 atletas de 107 países em competição, tendo obtido uma medalha de prata e três medalhas de bronze.
Jogos Paralímpicos

Portugal somou 27 medalhas e "muita superação"

A diretora do Special Olympics Portugal afirmou que "os resultados e as medalhas são sempre bons, mas o movimento Special Olympics é muito mais do que um quadro competitivo".
Jogos Paralímpicos

Paralímpicos de Los Angeles vão ser iguais a Paris

Los Angeles vai receber os mesmos desportos paralímpicos que serão praticados em Paris, em 2024. Serão ainda os mesmos jogados em Tóquio, nos jogos olímpicos 2020 que decorreram em 2021.
Desporto

CPP admite dificuldades na renovação de atletas

O presidente do Comité Paralímpico de Portugal disse que o maior desafio nesta área passa por trazer mais pessoas para a prática desportiva, admitindo dificuldades na renovação de atletas.
Noticiário

1h. Lenine Cunha eleito melhor atleta mundial

Atleta português recebeu o prémio da Federação Internacional para Atletas com Deficiência Intelectual. E ainda, Governo reativou o programa que permite reforçar os recursos humanos em lares de idosos.
Noticiário

00h. Ocidente com "política criminosa", diz Rússia

No entender do Ministro russo, o Ocidente quer proibir aos povos da Bósnia-Herzegovina “a própria cultura, e tradição". E ainda, paralímpico português Lenine Cunha eleito o melhor atleta mundial.
Desporto

Paralímpico Lenine Cunha melhor atleta do mundo

O atleta, detentor de 228 medalhas em competições internacionais, sucede no palmarés ao também português Sandro Baessa.
Deficiência

Campeão paralímpico sobe ao Pico com Cauê

A subida ao Pico com o labrador Cauê é o próximo desafio do campeão paralímpico Carlos Lopes, que tem como objetivos promover a autonomia das pessoas com deficiência.
Desporto

Surdolímpicos. Marcelo felicita melhor resultado

Portugal fechou no domingo a melhor participação de sempre em Jogos Surdolímpicos, competição que decorreu em Caxias do Sul, no Brasil, com quatro medalhas, duas das quais de ouro, e 12 diplomas.
Desporto

Participação histórica nos Jogos Surdolímpicos

Portugal fechou hoje a melhor participação de sempre em Jogos Surdolímpicos, competição que decorreu em Caxias do Sul, no Brasil, com quatro medalhas, duas das quais de ouro, e 12 diplomas.
Desporto

José Lourenço reeleito no Comité Paralímpico

Em comunicado, o CPP refere que a lista única concorrente aos órgãos sociais, liderada por José Lourenço, "para o mandato até 2024, foi eleita com 92 votos a favor e um voto em branco".
Guerra na Ucrânia

"Saímos daqui para onde? Não há respostas"

Os atletas ucranianos que estão nos Jogos Paralímpicos de inverno, em Pequim, já conquistaram oito medalhas mas não largam o telemóvel para falar com a família. E ainda não sabem para onde vão voltar.
Guerra na Ucrânia

Jogos Paralímpicos. Russos e bielorrussos banidos

Aos atletas da Rússia e Bielorrússia, Parsons disse: "lamentamos muito que sejam afetados pelas decisões que os vossos governos tomaram na semana passada de violar a trégua olímpica."
Três Toques

Onda de solidariedade para ajudar o Schalke 04

O Schalke abdicou da publicidade da Gazprom e isso significou uma perda de milhões de euros. Agora, os clubes alemães disponibilizaram-se para cobrir o prejuízo. Russos vão participar nos paralímpicos
Guerra na Ucrânia

Rússia e Bielorrússia neutros nos Paralímpicos

A Rússia e a Bileorrússia participarão sob bandeira neutra e sem serem incluídos no quadro de medalhas dos Jogos, anunciou o Comité Paralímpico Internacional.
Open da Austrália

História na Austrália: 9 Grand Slam consecutivos

Os britânicos Alfie Hewett e Gordon Reid chegaram ao 13.º triunfo em Grand Slams enquanto par, na vertente de cadeira de rodas. Hewett foi quase suspenso da modalidade pela sua doença.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos