A sucesso das selfies – fotografias tiradas pelo próprio e partilhadas nas redes sociais – é tal que já têm um congresso próprio. Aliás, esta será a terceira edição do Congresso de Fotografía Móvel e Instagram (MOWO) e vai decorrer entre 12 e 14 de setembro em Torrevieja, na província de Alicante, no sudeste de Espanha. Simultaneamente decorrerá uma exposição de 200 fotografias, escolhidas entre mais de 12 mil (#mowo2014), e que poderão ser vistas na Sala de Exposições Vista Alegre de 12 a 29 de setembro.

Um dos principais focos do congresso serão os foodies – apaixonados pela comida -, visto que grande parte das fotografias partilhadas no Instagram são sobre comida, disse Gabriel Samper, director do congresso. Manu Catman, um famoso blogger gastronómico, dará uma palestra sobre como realizar uma boa fotografia a um prato de comida.

Outras novas tendências no Instagram, como as selfies ou a importância do vídeo, também serão explorados nesta edição, para alargar o âmbito do congresso a mais do que fotografias. “Este anos quisemos abrir-nos a outras fontes, não apenas àqueles que fazem fotografias, mas também a temas relacionados com a imagem e questões audiovisuais”, explicou Gabriel Samper. “[A selfie] pode contar uma história e ser algo muito mais artístico [que um autoretrato] que expresse múltiplos sentimentos.”

Vários utilizadores de Instagram vão partilhar as suas experiências como fotógrafos com aparelhos móveis, assim como as técnicas que usam, nomeadamente na edição das fotografias. Sobre edição de fotografia será também a mesa redonda. Uma batalha de edição em que ganhará quem conseguir mais votos na fotografia editada. Os organizadores esperam pelo menos tanto participantes como na última edição que contou com 300 pessoas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR