O grupo ISIS já passou por Portugal e foi aplaudido. Falamos da banda de pós-metal, criada em 1997, e não do Estado Islâmico do Iraque e do Levante, grupo terrorista cuja adoção do mesmo nome está a criar problemas à extinta banda. Apesar de se terem separado há quatro anos, recentemente foram forçados a mudar o nome da página de Facebook para evitar receber mais comentários insultuosos.

Já não bastava a confusão com a deusa da mitologia egípcia Ísis. Agora, a banda está a sofrer com a ascensão do grupo jihadista ISIS. Ainda que se tenham separado antes da grande popularização do Facebook, em 2010, os ex-ISIS mantêm ativa a página onde publicitam as reedições de álbuns que têm feito e onde aproveitam para promover os seus atuais projetos musicais aos mais de 170 mil fãs.

Foi ali que vários revoltados com o grupo jihadista ISIS decidiram expressar o seu ódio. Uns confudem-nos com terroristas, outros acusam-nos de estarem associados ao grupo que recentemente executou o jornalista James Foley. “Fomos apanhados de surpresa”, reagiu à ABC News o antigo baterista da banda, Aaron Harris. A solução encontrada foi alterar o nome da página oficial de Facebook de “ISIS” para “Isis the band”.

Um representante da Ipecac, editora da banda, disse à ABC que a situação é lamentável. “(…) Pessoas pouco menos do que esclarecidas não estão a ver a diferença entre uma banda inativa de músicos e um bando de terroristas”, explicou, adiantando que a má publicidade não está a causar uma diminuição nas vendas de merchandise da banda. No entanto, o baterista Aaron Harris contou que tem recebido e-mails de alguns fãs que se sentem relutantes em usar t-shirts com o nome ISIS estampado, depois de terem sido alvo de comentários pouco simpáticos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

isis

Tratando-se de uma banda metal, o preto é uma das cores predominantes

Curiosamente, uma das medidas que os terroristas do ISIS adotaram após a tomada de Raqqa, cidade no Norte da Síria que se tornou a base do grupo terrorista, foi proibir a música, à semelhança do que fizeram alguns talibãs no passado.

A última passagem dos ISIS por Portugal foi em 2009. Pouco depois anunciariam o final do projeto.