Seja primavera, verão, outono ou inverno, há sempre novidades no que toca às tendências do que vestir. Os cortes das peças e as cores que estão em voga mudam com a estação e enchem as passerelles, que ditam as regras dos looks para os meses seguintes. Mas há peças que todas as mulheres devem ter no guarda-roupa, independentemente dos ditames da imaginação dos criadores de moda.

O vestido preto é considerado um must-have, ou seja, uma peça essencial a ter no guarda-roupa por se adequar a várias ocasiões e nunca estar fora das tendências. Tal como uma camisa branca e uns bons jeans, um vestido preto deve fazer parte do armário de todas as mulheres. A revista Marie Claire elegeu 60 modelos que “são tudo menos aborrecidos”. Um vestido preto é “um clássico indiscutível”, sintetiza a publicação.

arrives at the 84th Annual Academy Awards at the Hollywood & Highland Center February 26, 2012 in Hollywood, California.

Angelina Jolie. Getty Images.

O colarinho nas camisolas e nos vestidos acrescenta um “charme especial”, lembrando o estilo das mulheres londrinas, aponta a Harper’s Bazaar. “É a combinação ideal de menina-mulher”, sugere a revista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

attends LACOSTE L!VE Desert Pool Party In Celebration Of Coachella on April 13, 2013 in Thermal, California.

Alexa Chung. Getty Images.

“Vestir roupa de homem e ficar uma senhora”. É assim que o site Refinery define a adaptação do estilo masculino no outfit feminino. Uma camisa branca, uma gravata, um blazer e umas calças justas compõem o look básico, mas há várias sugestões para adaptar os traços de inspiração masculina no dia-a-dia da mulher. Ao blazer pode juntar-se uns calções ou uns sapatos de salto alto para obter um contraste entre feminilidade e robustez.

attends IFP's 20th Annual Gotham Independent Film Awards at Cipriani, Wall Street on November 29, 2010 in New York City.

Leighton Meester. Getty Images.

“I’m bringing sexy back”, já dizia a canção de Justin Timberlake. As “costas sensuais” proporcionadas por um vestido aberto são objeto da letra da música e parecem ser sempre uma boa opção, “para um estilo sedutor e elegante”, define a Harpers Bazaar. Para a escolha do vestido sem costas mais apropriado a cada corpo, a Cosmopolitan criou um guia do “Backless dress”.

attends the 2012 BET Awards at The Shrine Auditorium on July 1, 2012 in Los Angeles, California.

Kim Kardashian. Getty Images.

Além das peças de roupa, os acessórios são também parte importante na definição de um estilo, e o chapéu é apresentado como um dos mais importantes. Dos gorros e bonés até aos chapéus mais formais, o importante é adequar o objeto ao resto do coordenado. “O chapéu dá logo outro toque ao visual, mesmo que a mulher tenha vestido uns simples jeans e uma camisa branca.”, refere o Huffington Post.

<> at Somerset House on February 16, 2013 in London, England.

Cara Delevigne. Getty Images.