A Sonae Sierra fez um acordo com a OST Development para a criação de uma empresa, detida em partes iguais pelas duas entidades, que terá como objetivo “o fornecimento de serviços de gestão e comercialização” àquela empresa imobiliária russa. Um comunicado da empresa do Grupo liderado por Paulo Azevedo refere que um dos projetos em que a nova unidade estará envolvida será a gestão do Mozaika, um centro comercial e de lazer localizado em Moscovo e que deverá abrir no final de 2014.

O espaço terá 210 lojas, uma área bruta de 67,8 mil metros quadrados e destina-se a servir uma população calculada em 2,3 milhões de pessoas. O documento divulgado pela Sonae Sierra assinala que “a Rússia beneficia de uma classe média em crescimento com reflexos nos lucros comerciais a longo prazo, especialmente na capital, onde o consumo é uma alavanca importante para a economia nacional”. Moscovo tem 11,5 milhões de habitantes, “27% da população (…) tem menos de 24 anos e 46% tem entre 25 e 54 anos, o que proporciona uma competitividade internacional e uma classe média jovem e em crescimento”.

A Sonae Sierra tem, atualmente, “47 centros comerciais, com um valor de mercado superior a 5,9 mil milhões de euros, e está presente em Portugal, Alemanha, Argélia, Azerbaijão, Brasil, Colômbia, China, Espanha, Grécia, Itália, Marrocos, Roménia, Rússia e Turquia”, além de gerir ou comercializar 82 centros comerciais. Quanto à OST Development, “é uma empresa imobiliária russa, especializada no desenvolvimento e construção em Moscovo e noutras regiões do país”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR