Não há “condições para competir”. É o que Paulo Bento sabe “neste momento”, no tal em que teve de escolher os 23 portugueses com que vai arrancar a qualificação para o Europeu de 2016. Quem lhe disse foi o departamento médico da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o renovado, que já é dirigido por José Carlos Noronha, ortopedista e cirurgião — e que informou o treinador de que Cristiano Ronaldo “não pode” jogar. Portanto, o capitão da seleção nacional está fora da primeira convocatória de Paulo Bento após o Mundial.

Com 114 internacionalizações e 50 golos, Ronaldo não foi um dos escolhidos. “Cristiano não está por questões físicas. Independentemente de ter competido com alguma regularidade até aqui, agora não o pode fazer”, explicou o seleccionador, referindo-se aos 271 minutos que o extremo já contou com o Real Madrid, entre as quatro partidas que realizou (três golos).

O melhor jogador da Europa e do Mundo, portanto, não estará no relvado frente à Albânia, a 7 de setembro. E não é o único. Também já não há Hélder Postiga, Hugo Almeida, Bruno Alves, Rafa ou o (lesionado) Ruben Amorim. “Não estão a competir, nem integrados num contexto em que possam treinar com níveis de competitividade que lhes permita depois competir”, argumentou o seleccionador.

Vários nomes mundialistas não vão começar a aventura do próximo Europeu, mas, por cada velha cara que se perde, ganhou-se uma nova. Ou quase. Na defesa apareceu a primeira surpresa, batizada com um nome e apelido: Rúben Vezo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os 23 convocados por Paulo Bento:

Guarda-redes: Anthony Lopes (Olympique Lyonnais), Eduardo (Dínamo de Zagreb) e Rui Patrício (Sporting).

Defesas: André Almeida (Benfica), Fábio Coentrão, Pepe (ambos do Real Madrid), João Pereira, Rúben Vezo (ambos do Valência), Ricardo Costa (Al-Sailiya), Luís Neto (Zenit São Petersburgo) e Antunes (Málaga).

Médios: William, Adrien Silva (ambos do Sporting), Miguel Veloso (Dínamo de Kiev), Raul Meireles (Fenerbahce), João Moutinho (AS Monaco)), André Gomes (Valência) e Pedro Tiba (Sporting de Braga).

Avançados: Nani (Sporting), Vieirinha (Wolsfburgo), Bruma (Galatasaray), Éder (Sporting de Braga), Ivan Cavaleiro (Deportivo da Corunha) e Ricardo Horta (Málaga).

É defesa central, tem 20 anos e está desde o verão passado em Valência. Na época transasta jogou pouco, ou quase nada — apareceu em oito encontros do clube ché, marcando um golo pelo meio. Esta temporada, contudo, tudo mudou. Pelo menos, até agora. Nuno Espírito Santo chegou à equipa, pegou em Rúben Vezo e tem-no colocado a titular da equipa com que tentará arrastar o Valência para os holofotes da liga espanhola.

No meio campo há duas novidades e uma estreia. Adrien Silva e André Gomes, que não têm qualquer internacionalização no currículo, são as caras da novidade que Paulo Bento parece querer dar à seleção. E se o médio do Sporting já jogara o suficiente para o justificar durante a época passada, o ex-Benfica está agora a fazê-lo no Valência — onde também tem sido aposta de Nuno Espírito Santo.

Depois, há Pedro Tiba, o todo-o-terreno que se mudou de Setúbal para Braga e que, há duas épocas, ainda estava no Tirsense, a correr pelos relvados do Campeonato Nacional de Séniores (terceira divisão). Aos 25 anos, tem a hipótese de se estrear pela seleção nacional. E logo num jogo a sério, a doer.

O mesmo poderá acontecer com Ricardo Horta, que completa o trio de homens germinados pelo Vitória de Setúbal na época passada. O extremo, de 19 anos e com a arma preferida no pé direito, transferiu-se este verão para o Málaga, onde foi titular (94 minutos em campo) na primeira jornada da liga espanhola. “É normal que após cada fase final haja situações diferentes”, disse Paulo Bento, questionado pelas caras novas que chamou para a fotografia da seleção contra a Albânia.

Cara nova não é — já fora convocado –, mas Bruma também lá estará, assim como Ivan Cavaleiro, extremo que o Benfica emprestou ao Deportivo da Corunha. De resto, Paulo Bento terá em Éder, do Sporting de Braga, o único homem cuja profissão se foca em marcar golos na baliza adversária. Veremos como tudo se junta e funciona a 7 de setembro, a partir das 19h45, em Aveiro, contra a Albânia.