A Coreia do Norte vai levar a julgamento, a 14 de setembro, um cidadão norte-americano detido naquele país, informou este domingo a imprensa estatal.

“O Supremo Tribunal da República Popular Democrática da Coreia (Coreia do Norte) decidiu julgar o norte-americano Miller Matthew Todd, agora sob custódia, a 14 de setembro, de acordo com a acusação de uma instituição relevante”, disse a agência oficial de notícias KCNA.

Matthew Todd Miller, de 24 anos, um de três americanos detidos na Coreia do Norte, foi preso em abril depois de aparentemente ter rasgado o seu visto na imigração e ter pedido asilo ao país comunista.

No início de julho, a Coreia do Norte informou que iria colocar Matthew Todd Miller e outro cidadão norte-americano detido, Jeffrey Fowle, em julgamento por acusações não especificadas relacionadas com a “perpetração de atos hostis”. Jeffrey Edwards Fowle, de 56 anos, foi detido na Coreia do Norte, após ter sido acusado de deixar uma bíblia no quarto de hotel.

Além dos dois turistas, a Coreia do Norte mantém detido Kenneth Bae, cidadão norte-americano de origem coreana, desde novembro de 2012, o qual foi condenado a 15 anos de trabalhos forçados por ter, segundo a justiça norte-coreana, tentado derrubar o regime.

A 1 de setembro, Miller — juntamente com Fowle e Kenneth Bae — implorou pela libertação numa entrevista à CNN supervisionada pelo regime de Pyongyang. Os três pediram ajuda ao governo norte-americano para o envio de um enviado especial para negociar as respetivas libertações. Após a divulgação da entrevista, as autoridades norte-americanas disseram que iriam fazer todos os esforços para libertar os cidadãos dos EUA.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR