Os dois frente a frente televisivos entre António José Seguro e António Costa terão ajudado a despertar o interesse pelas eleições primárias no PS. Isto porque nos últimos três dias as inscrições de simpatizantes dispararam. Já são 97 mil.

Segundos dados da comissão eleitoral, presidida por Jorge Coelho, na segunda-feira, véspera do primeiro debate, havia 75 mil simpatizantes inscritos. Quinta-feira à noite, segundo dados avançados pela mesma fonte à Antena 1, o número já ia em 97 mil ou seja, mais cerca de 22 mil pessoas.

O próprio Coelho, no programa da SICN “Quadratura do Círculo”, na quinta-feira à noite, comentava que os debates ajudaram à inscrição de novos simpatizantes e que o número era de 90 mil, sendo que 32% dos inscritos são de Lisboa.

António Costa e António José Seguro defrontaram-se na terça e na quarta-feiras, em debates, na TVI e SIC, respetivamente. O primeiro teve 1,4 milhões de espetadores e o segundo 1,2 milhões.

O número de simpatizantes já ultrapassou, assim, o número de militantes no PS que é de 90 mil. No entanto, para que em Portugal o nível de participação nas primárias que vão escolher o candidato socialista a primeiro-ministro iguale aquela que se verificou, por exemplo, em França, teriam que votar cerca de 600 mil pessoas. Em França, votaram nas primárias do Partido Socialista 5% dos eleitores recenseados.

As inscrições para votar nas primárias do PS de dia 28 terminam à meia-noite desta sexta-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR