João Sousa, 25 anos, natural de Guimarães, é o melhor tenista português da história. Filho de um juiz e de uma bancária, o ténis entrou-lhe na vida aos 7 anos, quando começou a treinar com o pai. Foi a cidade berço que o viu nascer para o ténis, mas cedo se mudou de armas e bagagens para Barcelona.

Aos 15 anos fazia a sua vida na Catalunha, perseguindo o sonho de ser tenista. Vive e treina na BTT Academy de Barcelona, dividindo-se entre Espanha e Portugal. Cresceu a ver jogos dos seus ídolos: Juan Carlos Ferrero, Pete Sampras e Roger Federer enquanto sonhava com a terra batida de Roland Garros.

O maior feito da carreira e, consequentemente, o melhor resultado alcançado por um tenista português, aconteceu a 29 de setembro de 2013, quando venceu o torneio ATP de Kuala Lumpur, subindo então à 51ª posição no ranking. A vitória foi conseguida frente a David Ferrer, na altura o 4º classificado mundial. “É um bom exemplo do meu trabalho a nível mental. As coisas não correram bem quando tinha 5-4 e servia para fechar, mas consegui manter-me no encontro e vencer no tie-break. O mais normal há dois anos seria perder o tie-break, ir abaixo no terceiro set e perder o encontro”, disse João Sousa na altura.

O esforço e a dedicação dispensados ao ténis levaram-no ao 39º lugar do ranking, mas já foi dono do 35º. O feito aconteceu após disputar a 2ª final ATP da sua carreira, no torneio ATP de Bastad de 2014 , tornando-se o primeiro tenista luso a atingir 2 finais do circuito ATP. Deve voltar a subir com esta chegada à final e muitos esperam que ainda vá a tempo de subir mais no ranking. E se há um denominador comum em histórias de sucesso nas lides desportivas é o nome “Jorge Mendes”, é verdade, o tenista é agenciado pela Polaris Sport, empresa do gestor de carreira de Cristiano Ronaldo, Mourinho e afins.

João Sousa voltou a escrever uma página na história do ténis português ao vencer Gael Monfils, qualificando-se para a final do torneio de Metz. Vitória em apenas dois sets. Esta é a segunda melhor vitória do português, que bateu o francês número 16 do mundo. O vimaranense, que vai disputar a terceira final da carreira, encontra no encontro decisivo o belga David Goffin pelas 14 horas de Portugal Continental e terá exibição na SportTv 3.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR