No dia em que se celebra o 65.º aniversário da proclamação da República Popular da China, as comemorações começaram cedo. Ao nascer do sol, em homenagem à paz, foram soltos cerca de dez mil pombos, que foram previamente inspecionados por agentes de segurança chineses. Inspecionados meticulosamente.
De acordo com o jornal do regime chinês, o People’s Daily, a cada um dos pombos foi realizado um exame anal, de modo a confirmar se nenhum dos animais trazia consigo “objetos suspeitos”. A inspeção foi realizada na terça-feira à noite, no centro desportivo de Yuetan, em Pequim.
10,000 pigeons go through anal security check for suspicious objects Tue, ready to be released on National Day on Wed pic.twitter.com/HitEpLMv8o
— People's Daily, China (@PDChina) September 30, 2014
“As suas asas, penas, inclusive os seus ânus devem ser cuidadosamente inspecionados”, escreve o The Guardian, citando uma fonte dos serviços de segurança chineses, que preferiu manter o anonimato. Após a inspeção, os pombos foram colocados em gaiolas e foram transportados em veículos selados para a Praça de Tiananmen, onde foram novamente inspecionados.