O grupo francês Altice, que detém a Oni e a Cabovisão, quer comprar a PT Portugal à brasileira Oi, avança o Jornal de Negócios. As conversações estão a decorrer há várias semanas, no Brasil, e os bancos de investimento que vão assessorar a avaliação da compra já foram escolhidos, garante o Diário Económico. Será o Goldman Sachs e o Morgan Stanley.
A revista Veja já tinha noticiado que a Altice estaria a discutir a operação com a Oi, mas que esta dependeria da consolidação entre a empresa brasileira, em fusão com a Portugal Telecom (PT), e a TIM – empresa subsidiária da Telecom Italia, que quer comprar 66,7% da Oi, em conjunto com a Claro, da América Móvil. De acordo com a notícia do Económico de segunda-feira, a TIM já terá contratado o banco Bradesco para avançar com o negócio, o que fez com que as ações da PT subissem quase 7% na sessão de segunda-feira.
A Altice quer aumentar a presença que detém no mercado português, mas a decisão sobre o futuro da Oi também terá de passar pelos acionistas portugueses. Fonte oficial da Altice disse ao Económico que “o grupo, como investidor de longo prazo, está a observar atentamente todas as oportunidades em todos os países onde está. Portugal é um deles desde a aquisição da Cabovisão (2012) e da Oni (2013)”.
A concretizar-se, a operação vai permitir que a Altice tornar-se no principal operador em Portugal. A estratégia pode passar por convergir as redes fixas da Cabovisão e da Oni com as que a PT já detém e com a operação móvel, visto que a PT detém a Meo. A PT foi contactada pelo Económico, mas não teceu comentários sobre o assunto.
O que se passa no mercado de telecomunicações brasileiro?
A PT está em processo de fusão com a Oi. A TIM quer comprar 66,7% da Oi e a Oi quer vender a Africatel, empresa responsável pelas operações que a empresa portuguesa detém no continente africano. De acordo com as notícias desta terça-feira, agora é a Altice que quer comprar a PT Portugal à Oi e, com esta operação, aumentar a posição que detém no mercado nacional.
A Oi tem uma dívida superior a 14 mil milhões de euros e a venda da PT Portugal à Altice seria mais uma forma de conseguir financiamento, diz o Económico. Quando quiseram fundir-se, a PT e a Oi estimavam conseguir criar sinergias que poderiam atingir 1,8 mil milhões de euros, mas o investimento de quase 900 milhões de euros da PT ao Grupo Espírito Santo pode ter mudado o rumo das conversações.
A aceleração da consolidação no Brasil, nomeadamente uma eventual aproximação da Oi à TIM, e a necessidade de redução da dívida da empresa brasileira, poderá também estar a pressionar uma tomada de posição sobre o negócio em Portugal. Para já, quanto a desinvestimentos, a Oi apenas confirmou estar a preparar a venda dos 75% que detém na Africatel, uma operação de cerca de mil milhões de dólares.