O ministro da Saúde do Mali disse na sexta-feira que começaram a ser feitos no país ensaios clínicos de uma vacina contra o Ébola, que está a ser testada nos Estados Unidos e no Reino Unido.

“A abordagem é puramente científica, o teste é feito com voluntários”, disse Ousmane Koné à agência France Presse, adiantando que os ensaios decorrem no “centro de desenvolvimento de vacinas em Bamako”.

O Mali é vizinho da Guiné-Conacri, afetada pela epidemia do Ébola, mas não registou qualquer caso desta febre hemorrágica no seu território.

Os ensaios são supervisionados pelo centro para o desenvolvimento de vacinas da escola de medicina da Universidade do Maryland, nos Estados Unidos, e pelo Ministério da Saúde.

Os testes desta vacina, desenvolvida conjuntamente pelo laboratório britânico GlaxoSmithKline e os Institutos Nacionais de Saúde norte-americanos, iniciaram-se em setembro com 10 voluntários nos Estados Unidos e 60 no Reino Unido.

Não existe qualquer vacina ou tratamento específico para a doença do Ébola, que já matou 4.033 pessoas em 8.399 casos registados no surto epidémico que surgiu na África Ocidental no final do ano passado, segundo último balanço da Organização Mundial de Saúde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR