Peter van der Helm, dono da loja de material para tatuagens e graffitis Walls and Skin em Amesterdão (Holanda), está a oferecer um serviço único. Ven der Helm garante preservar tatuagens depois dos seus donos morrerem, permitindo que estas passem de geração para geração. Para tal, criou a Foundation for the Art and Science of Tattoing, uma organização que garante perpetuar a arte de tatuar.

Criada em 2014, a fundação pretende, acima de tudo, preservar histórias. “Ao preservar as tatuagens, esperamos também preservar a história por trás das tatuagens”, pode ler-se no site da organização. Pode-se optar por “guardar” uma tatuagem devido a várias razões — pela arte, pela história, pelo valor emocional ou até mesmo para deixar “um bocado de si” aos amigos e familiares. “Reconhecemos o valor de preservar pele tatuada em nome da arte e da história”, refere o site.

Mais de 50 pessoas já se registaram na Foundation for the Art and Science of Tattoing, refere o jornal The Guardian. O registo garante que, depois da morte, médicos patologistas possam remover a pele tatuada, colocá-la em formol e enviá-la para um laboratório onde a água e gordura serão removidas e substituídas por silicone. A partir desse momento, a tatuagem torna-se propriedade da fundação e será depois exposta ou “emprestada” à família do falecido ou falecida.

O registo, feito em vida, permite aos donos escolherem como querem que as tatuagens sejam preservadas. Existem várias hipóteses e vários tamanhos à disposição. Dez, vinte, trinta ou quarenta centímetros são as opções existentes, mas os clientes podem também escolher um tamanho personalizado. Os preços variam entre os 300 e os 500 euros, dependo do tamanho escolhido.

O historiador de arte Matthew Lodder da Universidade de Essex no Reino Unido, que está a escrever um livro sobre a história das tatuagens, garantiu ao Guardian que a preservação de tatuagens não é novidade. Existem atualmente coleções de tatuagens em museus nas cidades de Cracóvia, Tóquio e Londres. A diferença entre as coleções existentes e o serviço prestado por van der Helm é que este garante que as tatuagens são guardadas e preservadas com a permissão do dono.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR