O Governo português assinala os 150 anos de relações diplomáticas com o México com exposições de fotografias do país e de retratos de personalidades portuguesas conhecidas internacionalmente, na Cidade do México, anunciou fonte oficial do ministério dos Negócios Estrangeiros.

A primeira exposição, que será inaugurada esta segunda-feira pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Luís Campos Ferreira, é composta por 120 fotografias que fazem um percurso pelo país, começando pela cidade de Guimarães, considerada “o berço de Portugal”, atravessando todo o território até ao sul e incluindo Açores e Madeira.

Intitulada “Portugal Te Marca”, a exposição estará patente no Paseo de la Reforma, na Cidade do México.

A partir de 9 de dezembro, a capital mexicana acolhe uma segunda mostra, com 73 fotografias, dedicada a personalidades portuguesas destacadas, como o prémio Nobel da Literatura, José Saramago, a fadista Amália Rodrigues e o futebolista Cristiano Ronaldo.

Ambas as exposições são promovidas pelo ministério dos Negócios Estrangeiros e pelo Instituto Camões e conta com o apoio da secretaria da Cultura do Governo do distrito federal da Cidade do México.

Os autores das fotografias são Luísa Ferreira, Rita Barros, Francisco Romeiras, Wilson Ribeiro, Maurício de Abreu e Dave Weiland.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR