Os preços dos combustíveis ficaram nesta segunda-feira mais baratos. As principais gasolineiras baixaram os preços de referência e, em alguns postos de abastecimento, a descida chega a sete cêntimos por litro, o que faz desta a maior descida dos preços desde a liberalização do mercado de combustíveis, em 2004.

Um posto de combustível da Galp na cidade de Lisboa indicou que a gasolina 95 octanas baixou sete cêntimos para 1,519 euros por litro e que o gasóleo baixou para 1,32 euros por litro. A descida do preço do gasóleo foi de três cêntimos, indicou o mesmo posto de abastecimento.

Fonte oficial da Galp confirmou a descida de sete cêntimos na gasolina e de três cêntimos no litro de gasóleo. Em outros postos de abastecimento contactados, as quedas foram menos expressivas, sendo que nem todas as marcas atualizam os preços no mesmo dia.

A descida dos preços dos combustíveis já era previsível tendo em conta a queda do custo dos derivados nos mercados internacionais, que reflete a desvalorização do petróleo – que está em mínimos desde 2010, segundo o Jornal de Negócios – e a valorização do euro nos últimos dias.

Segundo fontes do setor contactadas pela Lusa e citadas pelo jornal, uma queda superior a seis cêntimos no preço da gasolina faria desta a maior queda desde a liberalização deste mercado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR