Cerca das 08h35 de Lisboa, os juros da dívida portuguesa a 10 anos estavam a subir para 3,586%, acima dos 3,5%, depois de terem fechado na segunda-feira nos 3,476% e descido até ao mínimo de sempre, de 2,957%, a 10 de outubro.

No mesmo sentido, a cinco anos, os juros estavam a subir para 2,238%, contra 2,127% na segunda-feira e depois de terem descido até ao mínimo de 1,584% a 05 de setembro.

A dois anos, os juros também estavam a subir, para 1,028%, acima de 1% pela primeira vez desde julho, depois de terem terminado a 0,973% na segunda-feira e de terem atingido o valor mais baixo alguma vez registado, de 0,437%, a 25 de setembro passado.

Além de manter a taxa de juro no mínimo histórico de 0,05%, o Banco Central Europeu (BCE) anunciou em Nápoles, no início deste mês, mais pormenores sobre os programas de compra de dívida privada, designadamente que estes vão estar em vigor dois anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O pacote do BCE inclui a compra de ativos ABS (asset-backed securities) e de créditos hipotecários em euros emitidos por instituições financeiras da zona euro.

A 04 de setembro, o BCE tinha reduzido a taxa de juro diretora para 0,05%, um novo mínimo histórico, e anunciou que iria lançar um programa de compra de dívida privada para apoiar o mercado de crédito e dinamizar a economia da zona euro, mas sem precisar o montante.

A 17 de maio passado, Portugal abandonou oficialmente o resgate sem qualquer programa cautelar.

O programa de ajustamento solicitado por Portugal à ‘troika’ (Comissão Europeia, BCE e Fundo Monetário Internacional), no valor de 78 mil milhões de euros, esteve em vigor cerca de três anos.

Os juros da dívida soberana da Irlanda estavam hoje a subir em todos os prazos. Dublin terminou a 15 de dezembro de 2013 o programa de ajustamento solicitado à ‘troika’ em 2010, no valor de 85 mil milhões de euros.

Os juros de Itália e Espanha estavam a subir em todos os prazos, bem como os da Grécia a cinco e dez anos, que são os únicos prazos disponíveis.