455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Juros da Dívida

Juros da Dívida

Juros da dívida atinge novo máximo desde 2017

Esta segunda-feira às 08h25 em Lisboa, os juros a 10 anos avançavam, para 2,715%, contra 2,690% na sexta-feira e 3,100% a 14 de junho, um novo máximo desde agosto de 2017.
BCE

BCE comprometido em evitar a fragmentação

Vice-presidente do BCE afirmou que a instituição está empenhada em evitar a fragmentação injustificada nos mercados de dívida, depois de países como Itália e Espanha verem os prémios de risco disparar
BCE

BCE reúne-se de emergência para reagir a mercados

Com o euro muito perto da paridade face ao dólar e os juros da dívida de Itália, Portugal e outros sob pressão, BCE convocou reunião extraordinária para esta quarta-feira.
BCE

Irá BCE voltar a surpreender e subir já os juros?

Banco central reúne-se esta quinta-feira e vai anunciar o fim das compras de dívida que foram cruciais para Portugal. Subida da taxa de juro deve vir só em julho, mas o BCE já tem vindo a surpreender.
Mercados Financeiros

Portugal paga mais que o dobro em dívida a 9 anos

Atualizado
O Estado português suportou um custo implícito de 2,33% para emitir dívida a nove anos, mais do que o dobro do juro de pouco mais de 1% que suportou numa emissão comparável em fevereiro.
Dívida Pública

De quem é o nosso PIB?

A única vantagem que o rácio divida pública/PIB tem não é o seu rigor conceptual, é esconder a enormidade da dívida pública debaixo do PIB e ocultar a incapacidade de o Estado vir a pagar o que deve.
Mercados Financeiros

Dívida nova deixa de ser mais barata que a antiga

À boleia das compras do BCE, Portugal pôde nos últimos anos renovar dívida antiga a custos mais baixos (e, também, com prazos mais longos). Com a subida dos juros, essa folga orçamental desaparece.
Mercados Financeiros

Portugal paga juros mais altos em leilão de dívida

O Tesouro português obteve a totalidade dos 750 milhões de euros pretendidos, mas pagou juros mais elevados numa emissão com prazo de oito anos.
Agências de Rating

Fitch melhora perspetiva do "rating" de Portugal

Agência de "rating" melhorou a perspetiva (outlook) da notação de risco de crédito que atribui à República Portuguesa. Maioria absoluta cria "um quadro de maior estabilidade" governativa, diz a Fitch.
Mercados Financeiros

Com juro à beira de 1,5%, Portugal prepara emissão

O Tesouro português deverá avançar para uma emissão de dívida a 10 anos, nos próximos dias, depois de ter mandatado um grupo de bancos para gerir a operação de financiamento.
Orçamento do Estado

Os desafios do novo governo

A política económica em geral e a orçamental em particular têm de se concentrar nas famílias e nas empresas mais afectadas pela crise. Não temos dinheiro para tudo.
Mercados Financeiros

Juro da dívida supera 1,3% primeira vez desde 2020

Os juros da dívida de Portugal a 10 anos superaram a fasquia dos 1,3% a 10 anos, o que aconteceu pela primeira vez desde início da pandemia. Fed admitiu subir taxas "agressivamente".
Mercados Financeiros

Banqueiros (exceto um) ouvem BCE a travar os juros

Lagarde insiste que mercados estão errados quando preveem subidas de juros em 2022, perante uma plateia recheada pelas maiores figuras do passado e presente da banca nacional (com um grande ausente).
Economia

Evergrande falha novo pagamento de juros

A gigante imobiliária chinesa, que se encontra profundamente endividada, falhou, esta terça-feira, mais um pagamento de juros, num valor total de 148 milhões de dólares.
Mercados Financeiros

IGCP adia reembolso de 514 milhões em dívida

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública fez operação de troca que adiou 514 milhões de euros em Obrigações do Tesouro que venceriam em 2022 e 2024. Novos títulos vencem em 2028 e 2034.
BCE

BCE. "A senhora não está a retirar estímulos"

Banco central mantém taxas de juro inalteradas mas anuncia uma redução das compras mensais de dívida. Lagarde garante, porém, que não está a reduzir os estímulos à economia – é só uma "recalibração".
Juros da Dívida

Os juros da dívida portuguesa descem a dois anos

Os juros da dívida portuguesa desceram esta quarta-feira a dois anos e voltaram a subir cinco e 10 anos. Os juros mais baixos de sempre verificaram-se em dezembro do ano passado.
Economia

Juros da dívida em máximos desde junho de 2020

Às 08h35 em Lisboa, os juros a 10 anos avançavam para 0,602%, um máximo desde 15 de junho de 2020, contra 0,590% na 5ª feira, depois de terminarem em terreno negativo nos dias de 15, 11 e 8 de janeiro
Juros da Dívida

Juros mais altos já custam 80 milhões ao Estado

As taxas de juro das dívidas na zona euro estão a subir e o último pedido de empréstimo português aos mercados já vai custar mais 80 milhões do que custaria em janeiro.
Juros da Dívida

Procura de dívida passa 34 mil milhões, um recorde

Segundo o Novo Banco, "através desta emissão, Portugal poderá conseguir o feito ímpar de financiar-se a 30 anos com uma taxa de juro inferior a 1%", o que possibilita a estabilidade do financiamento.
BCE

BCE comprou mais dívida do que Portugal emitiu

Christine Lagarde anunciou, como se esperava, mais um reforço dos programas de compra de dívida pública que, em 2020, compraram mais dívida portuguesa do que a nova dívida que o Estado emitiu.
Juros da Dívida

Histórico. Portugal financia-se à borla a 10 anos

Os investidores estão a transacionar dívida no prazo de referência com juros de zero (negativos, segundo algumas fontes). Polémica no OE não chegou aos "ouvidos dos mercados", confirma um analista.
Mercados Financeiros

Irá Lagarde pôr o Estado a financiar-se de graça?

Juros já são negativos em vários prazos mas estão à beira de chegar a zero também no prazo de referência (10 anos). Vacina afastou juros dessa marca, mas a presidente do BCE pode dar novo "empurrão".
Coronavírus

Conselho Europeu "falhou", juros da dívida sobem

Não é uma questão de copo "meio cheio" ou "meio vazio". O problema é que não se vê o copo a encher. Os analistas consideram o Conselho Europeu de quinta-feira "um fracasso". E os juros sobem.
Coronavírus

Mercados preparam-se para (mais) uma deceção

Analistas preveem "noite longa e inconclusiva", que deverá resultar num comunicado vago sobre até onde o Conselho Europeu admite ir (além do plano de Centeno, que vale muito menos do que parece).
Juros da Dívida

Juros da dívida portuguesa caem a 2, 5 e 10 anos

Cerca das 8h30 em Lisboa, os juros a 10 anos recuavam para 1,022%, contra 1,040% na segunda-feira, depois de terem subido até 1,441% em 18 de março, um máximo desde março de 2019.
Juros da Dívida

Juros da dívida portuguesa sobem a 2, 5 e 10 anos

Os juros a 10 anos subiam para 0,990%, uma subida face aos 0,956% registados na sexta-feira, depois de terem avançado até 1,441% em 18 de março.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem a 2, 5 e a 10 anos

Cerca das 8h30 em Lisboa, os juros a 10 anos avançavam para 0,920%, contra 0,898% na quinta-feira, depois de terem subido até 1,441% em 18 de março, um máximo desde março de 2019.
Juros da Dívida

Juros da dívida portuguesa caem a 2, 5 e 10 anos

Cerca das 8h25 em Lisboa, os juros a 10 anos estavam a recuar para 0,843%, contra 0,860% na quinta-feira, depois de terem subido até 1,441% em 18 de março, um máximo desde março de 2019.
Juros da Dívida

Juros da dívida portuguesa caem a 2, 5 e 10 anos

Cerca das 8h35 em Lisboa, os juros a 10 anos estavam a recuar para 0,841%, contra 0,860% na terça-feira, depois de terem subido até 1,441% em 18 de março, um máximo desde março de 2019.
Juros da Dívida

Juros da dívida portuguesa caem a 2, 5 e 10 anos

Cerca das 8h25 em Lisboa, os juros a 10 anos estavam a cair para 1,041%, contra 1,065% na terça-feira, depois de terem subido até 1,441% em 18 de março, um máximo desde março de 2019.
Agências de Rating

Moody's: "É um enigma Portugal não crescer mais"

O Estado deve conseguir um excedente orçamental este ano, mas ao olhar para a composição da despesa pública, formou-se nos últimos anos uma maior "rigidez", alerta a agência Moody's, em entrevista.
Dívidas

A dívida e a debilidade das instituições

A dívida total do Estado, empresas e famílias representa cerca de 320% do PIB, continua a ser uma das mais elevadas do mundo, expõe a economia a graves riscos e põe a nu a debilidade das instituições.
Juros

Juros da dívida portuguesa caem

Os juros da dívida portuguesa estão a cair a dois anos e a subir a cinco e a 10 anos. Os juros da Grécia descer a cinco anos e subiam a dez, enquanto os de Itália sobem em todos os prazos.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem a dois, a cinco e a 10 anos 

Os juros da dívida portuguesa estavam esta quinta-feira a subir a dois, a cinco e a 10 anos em relação a quarta-feira. Os juros a 10 anos estavam a avançar para 0,392%, contra 0,390% da
Leilão De Dívida

Portugal paga menos de 0,5% por dívida a 15 anos

Estado português pagou juros mais baixos num leilão de dívida a 15 anos -- 750 milhões de euros a uma taxa média de 0,49%, um mínimo histórico neste prazo.
Juros da Dívida

Juros caem a 2 anos e sobem a 5 e a 10 anos

Os juros a dois anos estavam esta terça-feira de manhã a cair para -0,560%. Em sentido inverso, os juros a 10 anos estavam a avançar para 0,175% e no prazo de cinco anos, os juros subiam para -0,273%.
Política

Costa: Portugal é "um país que paga o que deve"

"Todos em Portugal estão hoje a viver melhor do que viviam há quatro anos", defendeu António Costa durante uma ação de campanha do Partido Socialista.
Mercados Financeiros

Já se paga o "privilégio" de emprestar a Portugal

BCE vai lançar nova "bazuca" de estímulos. Antecipação está a aprofundar queda dos juros. À boleia, Portugal já goza de juros negativos na dívida até 8 anos. A 10 anos, só 0,1%. Boa notícia. Ou não?
Juros da Dívida

Juros da dívida soberana descem em todos os prazos

Na manhã desta terça-feira, os juros da dívida a dois anos desciam para -0,598%, face aos -0,593% registados na segunda-feira. O atual mínimo de sempre é de 0,065% e foi alcançado em 15 de agosto.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.