Nem o Fisco vai conseguir impedir que se realize, em novembro, a Feira Nacional do Cavalo, na Golegã. Apesar de a Autoridade Tributária ter penhorado as contas da Associação Feira Nacional do Cavalo, responsável pela organização deste evento anual, a Câmara da Golegã chegou-se à frente e vai assumir a organização e os pagamentos aos prestadores de serviços.

A Feira “realizar-se-á ainda com mais pujança”, garantiu, à revista Equitação, o presidente da Câmara da Golegã, Rui Medinas, explicando que a autarquia “pagará tudo aos prestadores de serviços”, à semelhança do que já fez, também este ano, por ocasião da Expo Égua.

A penhora por parte do Fisco foi feita no ano passado, mas o caso remonta a 2009, ano em que a Autoridade Tributária lançou uma ação inspetiva sobre a associação, relativa aos anos de 2005 a 2009. “Alegadamente foram detetadas algumas irregularidades em termos de impostos como o IVA, IRC e IRS”, explicou Rui Medinas, acrescentando que a associação contestou e já ganhou em relação ao IVA. Em relação ao IRC e IRS, os processos continuam a decorrer no tribunal administrativo e fiscal de Leiria.

Desde então a Associação deixou de poder arrecadar receita e ficou em dívida para com os fornecedores, onde se inclui a prestação de serviços e gratificados à GNR.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR