O Pentágono norte-americano admitiu esta quarta-feira que a organização terrorista do Estado Islâmico no Iraque e na Síria (ISIS) apropriou-se de, pelo menos, um carregamento de armas norte-americanas, que tinha como destino o apoio às tropas curdas em Kobane.

Os Estados Unidos e a coligação internacional têm bombardeado a cidade de Kobane, na fronteira da Síria com o Iraque, confiando às tropas curdas e ao Exército sírio o combate no terreno. Como ajuda às forças no terreno, os EUA fazem lançamentos aéreos de cargas com granadas, morteiros e outros materiais. No entanto, a estratégia é assumidamente arriscada: “Existe sempre alguma margem de erro (…) O vento pode desviar o paraquedas do seu alvo”, admitiu o porta-voz do Pentágono, Steve Warren.

Agora, segundo informou o Pentágono norte-americano, pelo menos dois dos 28 carregamentos militares enviados no início desta semana terão sido desviados. Se um dos carregamentos foi imediatamente destruído, o outro acabou por ser capturado pelo Estado Islâmico.

Um vídeo publicado no YouTube esta terça-feira mostra um combatente do ISIS a analisar uma série de caixa e pelo menos duas delas tinham granadas, alegadamente, de origem norte-americana. Foi também pelo visionamento dessas imagens que o Pentágono se apercebeu do que tinha acontecido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR