Eleições

Supremo Tribunal de Justiça confirma vitória eleitoral de Patrice Trovoada em São Tomé

O Supremo Tribunal de Justiça de São Tomé confirmou a vitória da Ação Democrática Independente (ADI), o partido liderado por Patrice Trovoada.

A ADI, liderada por Patrice Trovoada, elegeu 33 dos 55 deputados

ANDRÉ KOSTERS/EPA

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) são-tomense, que tem funções de Tribunal Constitucional, confirmou oficialmente a vitória da Ação Democrática Independente (ADI) nas legislativas do passado dia 12. A ADI, liderada por Patrice Trovoada, elegeu 33 dos 55 deputados do novo parlamento são-tomense.

Na proclamação dos resultados, o juiz presidente do STJ, José Bandeira, confirmou ainda que em segundo lugar ficou o Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe – Partido Social Democrata (MLSTP-PSD), com 16 deputados. “Dos 92.790 eleitores inscritos, votaram 69.510, o que corresponde a 74,91%”, disse José Bandeira, sublinhando que 23.280 pessoas não foram as urnas, o que corresponde a uma abstenção de 25,09%. A ADI obteve 35.265 votos (38,01%), enquanto o MLSTP-PSD totalizou 16.573 votos (17,83%).

A Plataforma Nacional para o Desenvolvimento (PND) e o Partido de Estabilidade e Progresso Social (PEPS), duas novas formações políticas, cujas principais figuras são dissidentes do chamado partido histórico, o MLSTP-PSD, e que também concorreram para estas eleições, não conseguiram reunir mais do que 3.862 votos, somando ambos 4,16 por cento.

O Tribunal Constitucional confirmou igualmente a eleição, pela primeira vez, de um deputado pelo partido União para a Democracia e Desenvolvimento (UDD) e cinco para o Partido de Convergência Democrática (PCD). Os resultados das eleições autárquicas e da regional para a ilha do Príncipe não foram divulgados.

O partido vencedor obteve nove dos 13 mandatos em Água Grande e outros 10 dos 13 mandatos em Mé Zochi, dois dos seis principais distritos da ilha de são Tomé. O tribunal considerou que as eleições decorreram dentro de “um civismo claro, real e objetivo, conducente com a postura dos são-tomenses”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
PS

O PS é viciado em fake news /premium

João Marques de Almeida
1.620

Os antigos amigos e antigos camaradas de Sócrates que hoje nos governam andam agora muito preocupados com as fake news, quando o actual PS não perdeu os velhos hábitos de ser económico com a verdade. 

Política

O MOV 5.7 /premium

João Marques de Almeida
291

Nos últimos 25 anos, as direitas têm servido para limpar a casa socialista quando a festa chega ao fim. Depois da casa arrumada e limpa, os socialistas regressam para mais festa. Não tem de ser assim.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)