Intervindo num debate em Barcelona, um dia depois de o Tribunal Constitucional ter aceitado a tramitação de um recurso do Governo espanhol contra o processo de domingo – o que implica a sua suspensão imediata – Mas defendeu a importância do voto.

“Não tenham medo. Do que dependa de nós, tudo faremos para que se possa votar no domingo. E está tudo preparado”, disse, numa intervenção em que recordou os antecedentes do processo que conduziu a esta semana.

Para Mas, os catalães devem participar em peso, não apenas para decidir se querem ou não a independência, mas também para “defender” a Catalunha perante um Estado que tem atuado com “menosprezo” e “incapacidade política”.

Considerando o processo participativo um exemplo “do direito à liberdade de expressão” do povo catalão, Mas disse que é um “direito natural” defender o direito a decidir.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Perante notícias que referem uma possível intervenção policial para fechar locais de voto e perante o novo recurso do Governo e a suspensão do TC, Artur Mas apelou a que todos participem “sem medo, sem temor”.

O líder catalão disse desejar a queda do “muro da intolerância” do Estado espanhol, que acusou de atuar com “desconhecimento, ignorância e menosprezo”, demonstrando “enorme incapacidade política”.

Na sua intervenção, no Fórum Tribuna Europa da Tribuna da Catalunha, Artur Mas referiu-se ao que considerou serem “maiorias amplas, civismo exemplar, pluralismo democrático e respeito legal” em resposta à postura do Estado espanhol.

Mas insistiu que o que se prevê organizar no domingo não é um referendo pelo que não pode ser um referendo encoberto e antes “um processo que pretende conhecer a opinião das pessoas”.

“Estamos a fazer o que devemos fazer, em legítima defesa dos que veem as coisas de uma forma ou de outra. Todos devem participar defendendo a sua opinião, mas sabendo que, com ela, está a defender um país inteiro”, afirmou.