Referendo

Macau

Movimento em Macau organiza referendo sobre voto

A "votação sobre sufrágio universal para a eleição do chefe do executivo" será feita online, de forma secreta e vai decorrer entre 11 e 25 de agosto, dia da eleição do novo mandatário de Macau.
Brexit

Brexit. Petição ultrapassa 1 milhão de assinaturas

235
Uma petição online que pede um novo referendo ao Brexit ultrapassou já um milhão de assinaturas. O acesso ao portal encontra-se bloqueado devido ao elevado número de acessos.
Suíça

Vacas com cornos vão a referendo na Suíça

174
Um agricultor conseguiu reunir as cem mil assinaturas necessárias para levar a referendo nacional uma proposta para que sejam dados subsídios a agricultores que produzam e alimentem vacas com cornos.
Brexit

Governante escocesa diz que independência está aí

456
A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, referiu esta terça-feira que o Brexit e a "incompetência" do governo britânico aumentaram o desejo escocês de construir um país independente.
Referendo

Macedónia. Adesão à UE e à NATO em jogo 

A Macedónia é convocada no domingo para se pronunciar em referendo sobre o nome definitivo do país após o acordo com a Grécia.
Colômbia

Colômbia. Referendo anticorrupção falha validação

O referendo anticorrupção obteve pouco mais de 11,5 milhões de votos quando estavam escrutinados 99,1% dos votos, tornando-se impossível alcançar os 12,1 milhões necessários para que fosse validado.
Cuba

Cuba vota projeto da nova Constituição em 2019

O referendo nacional sobre o projeto da nova Constituição de Cuba, que contempla importantes mudanças sociais e económicas neste país comunista, vai ser realizado em fevereiro de 2019.
Finanças

Suíça pode proibir banca de criar dinheiro do nada /premium

1.946
Talvez não saiba, mas a banca, quando dá crédito, cria dinheiro "a partir do nada". Referendo na Suíça, no domingo, quer romper com essa prática secular. Ex-banqueiro do BCE é defensor da revolução.
Irlanda

Irlanda vota em referendo para legalizar aborto

Cerca de 3,2 milhões de eleitores estão habilitados a votar hoje no referendo à Oitava Emenda da Constituição irlandesa, cuja revogação poderá abrir caminho a uma nova lei que legalize o aborto.
Irlanda

Despenalização do aborto nas mãos dos indecisos

Esta sexta-feira há referendo na Irlanda para alterar a lei do aborto, das mais estritas da UE. As sondagens apontam uma maioria a favor da despenalização mas a chave está na mão dos vários indecisos.
Eutanásia

Rio a favor da eutanásia e contra referendo

582
Depois do líder parlamentar do PSD admitir a hipótese de um referendo à Eutanásia, Rio lembra que é favor da liberdade de escolha das pessoas e que esta "não é matéria de referendo".
Irlanda

Irlanda vai ter referendo sobre o aborto em maio

Na Irlanda, o aborto é proibido em caso de violação, incesto e malformação do feto, razão pela qual, em maio, as leis da liberalização do aborto vão ser votadas em referendo.
Catalunha

Se fosse um referendo, o separatismo teria perdido

526
Se a eleição de ontem tivesse sido um referendo, os separatistas teriam perdido (51,75% contra 48,26%). A maioria dos habitantes da Catalunha não deseja a independência.
Catalunha

Espanhóis não querem alterar Constituição

Sondagem mostra que 63,8% dos espanhóis inquiridos não querem alterar a Constituição de forma a que eles permita referendar independência. E 68,5% não acreditam em acordo dos partidos.
Catalunha

Finanças querem que Puigdemont pague referendo

O ministro das Finanças espanhol quer que Carles Puigdemont e os ex-conselheiros do governo catalão destituído paguem os custos do referendo independentista de 1 de outubro.
Catalunha

Quase 2 mil empresas já abandonaram a Catalunha

276
Um total de 1.982 empresas já saiu da Catalunha desde 1 de outubro, dia em que se realizou o referendo de autodeterminação considerado ilegal pelo Estado espanhol.
Catalunha

Catalunha. Referendo afastou quase 1.400 empresas

O número de empresas que transferiram a sua sede para fora da Catalunha, desde o referendo de independência da região, ascendeu a 1.394.
Catalunha

Puigdemont pode entregar objeção a 155 até quinta

O presidente do governo regional catalão tem até quinta-feira, às 10h00 locais, para entregar no Senado argumentos contra a aplicação do artigo 155 da Constituição espanhola.
Catalunha

Ministro. Violência na Catalunha são "fake news"

As imagens de violência no dia do referendo na Catalunha fizeram capas de jornais no mundo inteiro. Mas agora o ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros diz que é tudo "fake news".
Itália

Regiões italianas querem referendo à autonomia

162
Depois de Escócia, Reino Unido e Catalunha, agora são as regiões italianas a protagonizar um referendo este domingo. Os líderes garantem que querem semi-autonomia - não a independência.
Catalunha

Madrid admite suspender autonomia da Catalunha

166
Madrid admite suspender totalmente ou parcialmente a autonomia da Catalunha se os dirigentes separatistas não renunciarem à declaração de independência, num prazo de 24 horas.
Catalunha

Constitucional anula Lei do Referendo catalão

399
A lei do referendo de 1 de outubro já estava suspensa desde 7 de setembro, mas só agora o Tribunal Constitucional a declarou inconstitucional.
Catalunha

Madrid dá "última oportunidade" a Puigdemont

O Governo espanhol decidiu dar uma "última oportunidade", até as 10h00 (09h00 de Lisboa) de quinta-feira, ao executivo catalão antes de ativar o artigo 155 da Constituição espanhola.
Suíça

Suíça vai marcar referendo para o uso de burcas

569
O Governo suíço anunciou que os eleitores vão decidir, através de referendo, sobre a proibição de roupas que cubram a cara, como máscaras ou burcas muçulmanas.
Catalunha

Executivo espanhol espera resposta clara

O ministro espanhol dos Assuntos Exteriores, Alfonso Dastis, lembrou que o executivo espera uma resposta clara antes de atuar pois não considerou que tenha havido declaração de independência.
Catalunha

EUA "apoiam uma Espanha forte e unida"

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, insistiu na quarta-feira que os Estados Unidos "apoiam uma Espanha forte e unida".
Catalunha

Que é feito dos polícias enviados à Catalunha?

Foram destacados pelo governo para impedir o referendo independentista e acabaram alvo de contestação catalã. Porém, na fronteira de Aragão com a Catalunha, os "300 de Pineda" são vistos como heróis.
Catalunha

Catalunha. 90,18% votaram no sim à independência

605
O Governo catalão anunciou que o "sim" à independência obteve 90,18% dos votos no referendo de autodeterminação realizado a 1 de outubro. O "sim" ganhou com 2,044 milhões de votos.
Catalunha

Puigdemont atrasa comparência no parlamento

O chefe do governo da Catalunha pediu para comparecer no parlamento regional a 10 de outubro, atrasando em um dia as explicações à assembleia sobre os passos que conta dar depois do referendo.
Catalunha

Catalães desiludidos com discurso do rei

123
O rei Felipe VI dirigiu-se ao país 48 horas depois do referendo na Catalunha, sem apelar ao diálogo entre as partes. Descontentes, os catalães pedem para ser ouvidos.
Catalunha

Puigdemont acusado de instigar assédio à polícia

O ministro do Interior de Espanha, Juan Ignacio Zoido, acusou o presidente do governo da Catalunha, Carles Puigdemont, de fomentar o assédio popular a elementos das forças policiais nacionais.
Catalunha

Greve geral une catalães contra violência policial

Uma greve geral convocada por cerca de 40 organizações realiza-se esta terça-feira em protesto contra a interferência do Estado espanhol no referendo, com "violência policial desproporcionada".
Catalunha

Autarca de Barcelona denuncia "agressões sexuais"

651
Ada Colau diz ter recebido várias denúncias de "agressões sexuais" durante as cargas policiais que ocorreram este domingo, devido ao referendo. A autarca garante que será apresentada uma queixa.
Catalunha

Referendo catalão. 'Sim' vence com 90% dos votos - como aconteceu

1.238
O governo catalão anunciou os resultados, tendo votado mais de 2 milhões de eleitores. Puigdemont irá transferir resultados para o parlamento catalão. 844 pessoas ficaram feridas nos confrontos.
Catalunha

Catalunha. Tudo o que já se sabe sobre o referendo

A Generalitat, o governo catalão, deu esta sexta-feira uma conferência de imprensa em que esclareceu muitas das dúvidas sobre o referendo do próximo domingo. E garantem: "os catalães vão poder votar".
Catalunha

El Corte Inglés não abre na Catalunha

108
O gigante espanhol juntou-se ao pequeno comércio e não vai abrir no próximo domingo, dia de referendo na Catalunha. A Zara e a Massimo Dutti recusam fechar as portas.
Catalunha

Galiza diz que referendo é "voltar ao século XIX"

105
O presidente da Junta da Galiza diz que se a Catalunha conseguir a independência no referendo será um "anacronismo histórico e um voltar ao século XIX" e acredita que o referendo "não vai acontecer".
Catalunha

Governo catalão garante que vai haver referendo

O responsável pelas relações internacionais da Catalunha garantiu que o referendo do próximo domingo vai acontecer. A polícia e a Guardia Civil já apreenderam mais de 10 milhões de boletins de voto.
Catalunha

Catalunha. Bloqueados 140 sites sobre referendo

A Guardia Civil bloqueou nas últimas horas mais de 140 páginas da internet que apoiavam o referendo catalão convocado para 1 de outubro próximo.
Catalunha

Catalunha. Ceuta apoia governo espanhol

A Assembleia de Ceuta aprovou esta segunda-feira, por maioria, uma declaração visando mostrar o seu apoio ao governo de Espanha para evitar o "referendo de secessão" da Catalunha.
Jornalismo

Jornalistas. Referendo ao Código em outubro

O referendo ao Código Deontológico dos Jornalistas realiza-se a 26, 27 e 28 de outubro. O referendo tem como universo eleitoral todos os jornalistas com Carteira Profissional.
Médio Oriente

Independência em referendo no Curdistão iraquiano

A região curda do Iraque diz que a parceria com Bagdad falhou e que chegou a hora de aquele território se tornar independente. Os curdos representam 20% da população iraquiana.
Catalunha

Catalunha. Governo espanhol disposto a conversar

O Governo espanhol não acredita que a Catalunha consiga realizar o referendo, marcado para dia 1, e diz estar disposto a conversar. Mas só a partir de 2 de outubro.
Catalunha

Espanha. Interior planeia substituir os Mossos

145
O governo espanhol planeia aumentar o contingente de agentes da Policía Nacional e da Guardia Civil na Catalunha. O executivo de Rajoy tem receio de que os Mossos sejam passivos a 1 de outubro.
Catalunha

Milhares em protesto pró-referendo na Catalunha 

347
Foram detidas 14 pessoas envolvidas na organização do referendo da Catalunha. Rajoy diz que referendo é ilegal e "radicalmente antidemocrático". Há nova manifestação marcada para quinta-feira.
Catalunha

Catalunha. Separatistas lançam campanha pelo "sim"

Os movimentos separatistas catalães vão lançar à meia-noite a sua campanha pelo "sim" no referendo independentista. Será a primeira de outras ações que as entidades independentistas irão realizar.
Catalunha

Catalunha. Ex-presidente insiste com referendo

Artur Mas diz que a Catalunha quer ir "em frente" com o referendo para a independência. O ex-presidente do Governo regional catalão advertiu que "construir" a independência não é uma questão de dias.
Catalunha

Polícia pode apreender material de campanha

Justiça da Catalunha ordenou à polícia da região que recolha as urnas e todo o material relacionado com a campanha do referendo à independência. O objetivo é evitar a "consumação de delito".
Referendo

Diploma vai permitir referendo por via eletrónica

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou dois diplomas que vão permitir apresentar iniciativas legislativas e populares de referendo por via eletrónica.
Catalunha

Catalunha: há empresas no referendo

O referendo à independência da Catalunha está a colocar algumas empresas sob vigilância por alegado envolvimento no processo. Algumas começaram a recusar concursos públicos do Governo por receio.
Catalunha

Presidente da Catalunha acusado de chantagem

O primeiro-ministro espanhol acusou o Presidente da Catalunha de chantagear o Estado, depois de se saber que a região está a preparar uma lei de secessão, se não for autorizada a fazer um referendo.
Turquia

Referendo na Turquia. Erdogan recebido em triunfo

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan protagonizou esta segunda-feira uma parada triunfal em Ancara após a anunciada vitória no referendo de domingo sobre a extensão dos seus poderes.
Turquia

Observadores: Referendo turco não foi democrático

Os observadores internacionais do referendo na Turquia concluíram que o processo não pode ser considerado como tendo sido verdadeiramente democrático.
Turquia

Turquia. Oposição pede anulação do referendo

O principal partido da oposição da Turquia, Partido Republicano do Povo, pediu ao conselho eleitoral para cancelar os resultados do referendo de domingo devido a irregularidades no escrutínio.
Turquia

Erdoğan declara vitória e critica oposição - como aconteceu

423
O Presidente da Turquia, Erdoğan, assume a vitória do "Sim" diz que a Turquia abriu uma "nova página". A oposição não vai aceitar resultados. Erdoğan diz que são "discussões desnecessárias".
Turquia

Últimos comícios na Turquia antes do referendo

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan e a oposição promoveram hoje os últimos comícios de campanha para tentar convencer os indecisos, na véspera de um referendo crucial.
Brexit

Escócia entrega pedido formal para 2º referendo

O governo autónomo da Escócia notificou formalmente a primeira-ministra britânica, Theresa May, do pedido para organizar um segundo referendo sobre a independência do Reino Unido, acentuando uma crise desencadeada pela aprovação do 'Brexit'.
Recep Tayyip Erdogan

Adesão à UE. Erdogan fala em possível referendo

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, indicou que o país pode organizar um referendo sobre a continuação do processo de adesão à União Europeia.
Escócia

Escócia vota moção de referendo para independência

O parlamento escocês deverá aprovar uma moção em que vai solicitar ao Governo de Londres a realização de um referendo sobre a independência.
Reino Unido

Escócia. Possivel referendo provoca queda da Libra

A libra esterlina atingiu o valor mínimo face ao dólar das últimas oito semanas, de 1,212 dólares, menos 0,77%, devido à possibilidade de se realizar um segundo referendo de independência na Escócia.
Aborto

O pior aniversário de sempre

1.358
O aborto não cumpriu as suas promessas e falhou gravemente às mulheres portuguesas. Ao passarem 10 do referendo, lembremos que pior aniversário é o aniversário dos que nunca poderão fazer anos.
Catalunha

Tribunal espanhol anula referendo sobre Catalunha

O Tribunal Constitucional (TC) espanhol decidiu por unanimidade anular a convocatória da realização de um referendo sobre a independência da Catalunha.
Suíça

Suíça. Naturalização de imigrantes mais fácil

A naturalização de imigrantes da terceira geração obteve 60,4% dos votos no referendo, abrindo caminho para jovens cujos pais e avós vivem na Suíça há décadas obterem cidadania.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)