Referendo
Escócia

Escócia quer novo referendo sobre independência

A Escócia quer um novo referendo sobre a independência em 2020. "Exigirei a transferência de poderes que assegure a legalidade de um referendo", anunciou a ministra escocesa Nicola Sturgeon.
Macau

Movimento em Macau organiza referendo sobre voto

A "votação sobre sufrágio universal para a eleição do chefe do executivo" será feita online, de forma secreta e vai decorrer entre 11 e 25 de agosto, dia da eleição do novo mandatário de Macau.
Brexit

Brexit. Petição ultrapassa 1 milhão de assinaturas

235
Uma petição online que pede um novo referendo ao Brexit ultrapassou já um milhão de assinaturas. O acesso ao portal encontra-se bloqueado devido ao elevado número de acessos.
Suíça

Vacas com cornos vão a referendo na Suíça

174
Um agricultor conseguiu reunir as cem mil assinaturas necessárias para levar a referendo nacional uma proposta para que sejam dados subsídios a agricultores que produzam e alimentem vacas com cornos.
Brexit

Governante escocesa diz que independência está aí

456
A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, referiu esta terça-feira que o Brexit e a "incompetência" do governo britânico aumentaram o desejo escocês de construir um país independente.
Referendo

Macedónia. Adesão à UE e à NATO em jogo 

A Macedónia é convocada no domingo para se pronunciar em referendo sobre o nome definitivo do país após o acordo com a Grécia.
Colômbia

Colômbia. Referendo anticorrupção falha validação

O referendo anticorrupção obteve pouco mais de 11,5 milhões de votos quando estavam escrutinados 99,1% dos votos, tornando-se impossível alcançar os 12,1 milhões necessários para que fosse validado.
Cuba

Cuba vota projeto da nova Constituição em 2019

O referendo nacional sobre o projeto da nova Constituição de Cuba, que contempla importantes mudanças sociais e económicas neste país comunista, vai ser realizado em fevereiro de 2019.
Finanças

Suíça pode proibir banca de criar dinheiro do nada /premium

1946
Talvez não saiba, mas a banca, quando dá crédito, cria dinheiro "a partir do nada". Referendo na Suíça, no domingo, quer romper com essa prática secular. Ex-banqueiro do BCE é defensor da revolução.
Irlanda

Irlanda vota em referendo para legalizar aborto

Cerca de 3,2 milhões de eleitores estão habilitados a votar hoje no referendo à Oitava Emenda da Constituição irlandesa, cuja revogação poderá abrir caminho a uma nova lei que legalize o aborto.
Irlanda

Despenalização do aborto nas mãos dos indecisos

Esta sexta-feira há referendo na Irlanda para alterar a lei do aborto, das mais estritas da UE. As sondagens apontam uma maioria a favor da despenalização mas a chave está na mão dos vários indecisos.
Eutanásia

Rio a favor da eutanásia e contra referendo

582
Depois do líder parlamentar do PSD admitir a hipótese de um referendo à Eutanásia, Rio lembra que é favor da liberdade de escolha das pessoas e que esta "não é matéria de referendo".
Irlanda

Irlanda vai ter referendo sobre o aborto em maio

Na Irlanda, o aborto é proibido em caso de violação, incesto e malformação do feto, razão pela qual, em maio, as leis da liberalização do aborto vão ser votadas em referendo.
Catalunha

Se fosse um referendo, o separatismo teria perdido

526
Se a eleição de ontem tivesse sido um referendo, os separatistas teriam perdido (51,75% contra 48,26%). A maioria dos habitantes da Catalunha não deseja a independência.
Catalunha

Espanhóis não querem alterar Constituição

Sondagem mostra que 63,8% dos espanhóis inquiridos não querem alterar a Constituição de forma a que eles permita referendar independência. E 68,5% não acreditam em acordo dos partidos.
Catalunha

Finanças querem que Puigdemont pague referendo

O ministro das Finanças espanhol quer que Carles Puigdemont e os ex-conselheiros do governo catalão destituído paguem os custos do referendo independentista de 1 de outubro.
Catalunha

Quase 2 mil empresas já abandonaram a Catalunha

276
Um total de 1.982 empresas já saiu da Catalunha desde 1 de outubro, dia em que se realizou o referendo de autodeterminação considerado ilegal pelo Estado espanhol.
Catalunha

Catalunha. Referendo afastou quase 1.400 empresas

O número de empresas que transferiram a sua sede para fora da Catalunha, desde o referendo de independência da região, ascendeu a 1.394.
Catalunha

Puigdemont pode entregar objeção a 155 até quinta

O presidente do governo regional catalão tem até quinta-feira, às 10h00 locais, para entregar no Senado argumentos contra a aplicação do artigo 155 da Constituição espanhola.
Catalunha

Ministro. Violência na Catalunha são "fake news"

As imagens de violência no dia do referendo na Catalunha fizeram capas de jornais no mundo inteiro. Mas agora o ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros diz que é tudo "fake news".
Itália

Regiões italianas querem referendo à autonomia

162
Depois de Escócia, Reino Unido e Catalunha, agora são as regiões italianas a protagonizar um referendo este domingo. Os líderes garantem que querem semi-autonomia - não a independência.
Catalunha

Madrid admite suspender autonomia da Catalunha

166
Madrid admite suspender totalmente ou parcialmente a autonomia da Catalunha se os dirigentes separatistas não renunciarem à declaração de independência, num prazo de 24 horas.
Catalunha

Constitucional anula Lei do Referendo catalão

399
A lei do referendo de 1 de outubro já estava suspensa desde 7 de setembro, mas só agora o Tribunal Constitucional a declarou inconstitucional.
Catalunha

Madrid dá "última oportunidade" a Puigdemont

O Governo espanhol decidiu dar uma "última oportunidade", até as 10h00 (09h00 de Lisboa) de quinta-feira, ao executivo catalão antes de ativar o artigo 155 da Constituição espanhola.
Suíça

Suíça vai marcar referendo para o uso de burcas

569
O Governo suíço anunciou que os eleitores vão decidir, através de referendo, sobre a proibição de roupas que cubram a cara, como máscaras ou burcas muçulmanas.
Catalunha

Executivo espanhol espera resposta clara

O ministro espanhol dos Assuntos Exteriores, Alfonso Dastis, lembrou que o executivo espera uma resposta clara antes de atuar pois não considerou que tenha havido declaração de independência.
Catalunha

EUA "apoiam uma Espanha forte e unida"

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, insistiu na quarta-feira que os Estados Unidos "apoiam uma Espanha forte e unida".
Catalunha

Que é feito dos polícias enviados à Catalunha?

Foram destacados pelo governo para impedir o referendo independentista e acabaram alvo de contestação catalã. Porém, na fronteira de Aragão com a Catalunha, os "300 de Pineda" são vistos como heróis.
Catalunha

Catalunha. 90,18% votaram no sim à independência

605
O Governo catalão anunciou que o "sim" à independência obteve 90,18% dos votos no referendo de autodeterminação realizado a 1 de outubro. O "sim" ganhou com 2,044 milhões de votos.
Catalunha

Puigdemont atrasa comparência no parlamento

O chefe do governo da Catalunha pediu para comparecer no parlamento regional a 10 de outubro, atrasando em um dia as explicações à assembleia sobre os passos que conta dar depois do referendo.
Catalunha

Catalães desiludidos com discurso do rei

123
O rei Felipe VI dirigiu-se ao país 48 horas depois do referendo na Catalunha, sem apelar ao diálogo entre as partes. Descontentes, os catalães pedem para ser ouvidos.
Catalunha

Puigdemont acusado de instigar assédio à polícia

O ministro do Interior de Espanha, Juan Ignacio Zoido, acusou o presidente do governo da Catalunha, Carles Puigdemont, de fomentar o assédio popular a elementos das forças policiais nacionais.
Catalunha

Greve geral une catalães contra violência policial

Uma greve geral convocada por cerca de 40 organizações realiza-se esta terça-feira em protesto contra a interferência do Estado espanhol no referendo, com "violência policial desproporcionada".
Catalunha

Autarca de Barcelona denuncia "agressões sexuais"

651
Ada Colau diz ter recebido várias denúncias de "agressões sexuais" durante as cargas policiais que ocorreram este domingo, devido ao referendo. A autarca garante que será apresentada uma queixa.
Catalunha

Referendo catalão. 'Sim' vence com 90% dos votos - como aconteceu

1238
O governo catalão anunciou os resultados, tendo votado mais de 2 milhões de eleitores. Puigdemont irá transferir resultados para o parlamento catalão. 844 pessoas ficaram feridas nos confrontos.
Catalunha

Catalunha. Tudo o que já se sabe sobre o referendo

A Generalitat, o governo catalão, deu esta sexta-feira uma conferência de imprensa em que esclareceu muitas das dúvidas sobre o referendo do próximo domingo. E garantem: "os catalães vão poder votar".
Catalunha

El Corte Inglés não abre na Catalunha

108
O gigante espanhol juntou-se ao pequeno comércio e não vai abrir no próximo domingo, dia de referendo na Catalunha. A Zara e a Massimo Dutti recusam fechar as portas.
Catalunha

Galiza diz que referendo é "voltar ao século XIX"

105
O presidente da Junta da Galiza diz que se a Catalunha conseguir a independência no referendo será um "anacronismo histórico e um voltar ao século XIX" e acredita que o referendo "não vai acontecer".
Catalunha

Governo catalão garante que vai haver referendo

O responsável pelas relações internacionais da Catalunha garantiu que o referendo do próximo domingo vai acontecer. A polícia e a Guardia Civil já apreenderam mais de 10 milhões de boletins de voto.
Catalunha

Catalunha. Bloqueados 140 sites sobre referendo

A Guardia Civil bloqueou nas últimas horas mais de 140 páginas da internet que apoiavam o referendo catalão convocado para 1 de outubro próximo.
Catalunha

Catalunha. Ceuta apoia governo espanhol

A Assembleia de Ceuta aprovou esta segunda-feira, por maioria, uma declaração visando mostrar o seu apoio ao governo de Espanha para evitar o "referendo de secessão" da Catalunha.
Jornalismo

Jornalistas. Referendo ao Código em outubro

O referendo ao Código Deontológico dos Jornalistas realiza-se a 26, 27 e 28 de outubro. O referendo tem como universo eleitoral todos os jornalistas com Carteira Profissional.
Médio Oriente

Independência em referendo no Curdistão iraquiano

A região curda do Iraque diz que a parceria com Bagdad falhou e que chegou a hora de aquele território se tornar independente. Os curdos representam 20% da população iraquiana.
Catalunha

Catalunha. Governo espanhol disposto a conversar

O Governo espanhol não acredita que a Catalunha consiga realizar o referendo, marcado para dia 1, e diz estar disposto a conversar. Mas só a partir de 2 de outubro.
Catalunha

Espanha. Interior planeia substituir os Mossos

145
O governo espanhol planeia aumentar o contingente de agentes da Policía Nacional e da Guardia Civil na Catalunha. O executivo de Rajoy tem receio de que os Mossos sejam passivos a 1 de outubro.
Catalunha

Milhares em protesto pró-referendo na Catalunha 

347
Foram detidas 14 pessoas envolvidas na organização do referendo da Catalunha. Rajoy diz que referendo é ilegal e "radicalmente antidemocrático". Há nova manifestação marcada para quinta-feira.
Catalunha

Catalunha. Separatistas lançam campanha pelo "sim"

Os movimentos separatistas catalães vão lançar à meia-noite a sua campanha pelo "sim" no referendo independentista. Será a primeira de outras ações que as entidades independentistas irão realizar.
Catalunha

Catalunha. Ex-presidente insiste com referendo

Artur Mas diz que a Catalunha quer ir "em frente" com o referendo para a independência. O ex-presidente do Governo regional catalão advertiu que "construir" a independência não é uma questão de dias.
Catalunha

Polícia pode apreender material de campanha

Justiça da Catalunha ordenou à polícia da região que recolha as urnas e todo o material relacionado com a campanha do referendo à independência. O objetivo é evitar a "consumação de delito".
Referendo

Diploma vai permitir referendo por via eletrónica

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou dois diplomas que vão permitir apresentar iniciativas legislativas e populares de referendo por via eletrónica.
Catalunha

Catalunha: há empresas no referendo

O referendo à independência da Catalunha está a colocar algumas empresas sob vigilância por alegado envolvimento no processo. Algumas começaram a recusar concursos públicos do Governo por receio.
Catalunha

Presidente da Catalunha acusado de chantagem

O primeiro-ministro espanhol acusou o Presidente da Catalunha de chantagear o Estado, depois de se saber que a região está a preparar uma lei de secessão, se não for autorizada a fazer um referendo.
Turquia

Referendo na Turquia. Erdogan recebido em triunfo

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan protagonizou esta segunda-feira uma parada triunfal em Ancara após a anunciada vitória no referendo de domingo sobre a extensão dos seus poderes.
Turquia

Observadores: Referendo turco não foi democrático

Os observadores internacionais do referendo na Turquia concluíram que o processo não pode ser considerado como tendo sido verdadeiramente democrático.
Turquia

Turquia. Oposição pede anulação do referendo

O principal partido da oposição da Turquia, Partido Republicano do Povo, pediu ao conselho eleitoral para cancelar os resultados do referendo de domingo devido a irregularidades no escrutínio.
Turquia

Erdoğan declara vitória e critica oposição - como aconteceu

422
O Presidente da Turquia, Erdoğan, assume a vitória do "Sim" diz que a Turquia abriu uma "nova página". A oposição não vai aceitar resultados. Erdoğan diz que são "discussões desnecessárias".
Turquia

Últimos comícios na Turquia antes do referendo

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan e a oposição promoveram hoje os últimos comícios de campanha para tentar convencer os indecisos, na véspera de um referendo crucial.
Brexit

Escócia entrega pedido formal para 2º referendo

O governo autónomo da Escócia notificou formalmente a primeira-ministra britânica, Theresa May, do pedido para organizar um segundo referendo sobre a independência do Reino Unido, acentuando uma crise desencadeada pela aprovação do 'Brexit'.
Recep Tayyip Erdogan

Adesão à UE. Erdogan fala em possível referendo

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, indicou que o país pode organizar um referendo sobre a continuação do processo de adesão à União Europeia.
Escócia

Escócia vota moção de referendo para independência

O parlamento escocês deverá aprovar uma moção em que vai solicitar ao Governo de Londres a realização de um referendo sobre a independência.
Reino Unido

Escócia. Possivel referendo provoca queda da Libra

A libra esterlina atingiu o valor mínimo face ao dólar das últimas oito semanas, de 1,212 dólares, menos 0,77%, devido à possibilidade de se realizar um segundo referendo de independência na Escócia.
Aborto

O pior aniversário de sempre

1356
O aborto não cumpriu as suas promessas e falhou gravemente às mulheres portuguesas. Ao passarem 10 do referendo, lembremos que pior aniversário é o aniversário dos que nunca poderão fazer anos.
Catalunha

Tribunal espanhol anula referendo sobre Catalunha

O Tribunal Constitucional (TC) espanhol decidiu por unanimidade anular a convocatória da realização de um referendo sobre a independência da Catalunha.
Suíça

Suíça. Naturalização de imigrantes mais fácil

A naturalização de imigrantes da terceira geração obteve 60,4% dos votos no referendo, abrindo caminho para jovens cujos pais e avós vivem na Suíça há décadas obterem cidadania.
Eutanásia

Eutanásia. PSD não exclui nada, nem referendo

Luís Montenegro pede aos partidos para não acelerarem uma decisão sobre a eutanásia e garante que o PSD não exclui nenhuma possibilidade: contra, a favor ou a ideia de um referendo.
Catalunha

Artur Mas responde por referendo separatista

O ex-presidente da Catalunha, Artur Mas, começou a ser julgado em Barcelona por ter organizado em 09 de novembro de 2014 uma consulta considerada "ilegal" sobre a independência da Catalunha.
Igreja Católica

Igreja Católica pede referendo sobre Maduro

Arcebispado de Caracas pediu para ser feito um referendo sobre o mandato de Nicolás Maduro e ainda que sejam libertados os presos políticos.
Itália

Orçamento aprovado. Renzi vai demitir-se às 17h

Primeiro-ministro Matteo Renzi diz que vai demitir-se, como era esperado, agora que o Orçamento do Estado para 2017 foi aprovado no Parlamento italiano.
Itália

Os referendos são perigosos para a Democracia?

233
Agora foi em Itália, mas antes já tínhamos tido o Reino Unido, a Colômbia, a Grécia, a Hungria... Os referendos polarizam opiniões e reduzem questões complexas a “sim" ou "não”. Isso é bom ou mau?
Itália

"O PD tem de reescrever ligação com os jovens"

A maioria dos jovens italianos votou 'não' no referendo constitucional, chumbando as alterações propostas por Renzi. Para Gregorio Staglianò, da juventude do PD, o partido está a perder os jovens.
Itália

Renzi. Demissão só após a aprovação do orçamento - como aconteceu

Depois do último Conselho de Ministros presidido por Matteo Renzi, o ainda primeiro-ministro avançou que só vai formalizar a demissão depois de o Senado aprovar o orçamento do estado.
Itália

Itália: mais de 57% votaram até às 19h00 locais

As assembleias de voto italianas abriram às 7h00 para receber os votos dos cerca de 51 milhões de eleitores no referendo sobre a reforma constitucional. Até às 19h00, votaram 57% dos eleitores.
Mercados Financeiros

BCE pronto a intervir se referendo abalar mercados

Reuters cita fontes do banco central que dizem que o BCE está preparado para intensificar as compras de dívida italiana caso o referendo de domingo desestabilize os mercados.
Itália

Referendo em Itália diz respeito a toda a Europa

Ministro dos Negócios Estrangeiros de Itália, em artigo no FT, Paolo Gentiloni, diz que com o voto britânico pelo "Brexit", o referendo de domingo pode trazer consequências preocupantes" para a Europa
Itália

Berlusconi vota "não" às "mentiras" de Renzi

Mais um golpe para Matteo Renzi, o primeiro-ministro que quer passar alterações constitucionais num referendo dia 4 de dezembro. Berlusconi avisa que voto no sim irá trazer autoritarismo para Itália.
Itália

Melhor restaurante do mundo pode sair de Itália

114
O famoso chef de cozinha Massimo Bottura saiu em defesa do primeiro ministro italiano no referendo constitucional e ameaça mudar-se para Nova Iorque se o "não" à proposta de Renzi vencer.
Itália

Italexit? Ponha o cinto para (mais um) referendo

616
Domingo, a Itália vota um referendo capaz de colocar a Europa de novo em sobressalto. Se Renzi perder pode gerar-se o caos político com a ascensão do comediante Beppe Grilo. Euro pode ficar em risco.
Itália

Renzi exclui adiar referendo devido ao terramoto

Existem no parlamento italiano cada vez mais vozes que pedem o adiamento do referendo marcado para 4 de dezembro, que pode resultar numa crise política, por causa dos sismos que abalaram o país.
Hungria

Referendo húngaro chumba quotas, mas não é válido

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, considerou "excelente" o resultado do referendo. No entanto, a consulta popular foi considerada inválida, por ter obtido uma participação abaixo dos 50%.
Escócia

Ex-governante escocês acredita num novo referendo

O ex-chefe do governo da Escócia e antigo líder do Partido Nacionalista Escocês, Alex Salmond, afirmou hoje ser provável que em 2018 haja um novo referendo sobre a independência da Escócia.
Sanções

Sem multa europeia, BE adia questão do referendo

175
A esquerda promete não baixar a guarda contra tratados que "mantêm a chantagem" sobre o país. A direita mantém as críticas à defesa do país em Bruxelas. Marcelo fala esta tarde sobre a decisão.
Bloco de Esquerda

Bloco procura brecha legal para referendo

396
Os bloquistas acreditam que existe uma "janela temporal" até 2017 que permite convocar um referendo ao Tratado Orçamental sem ferir a Constituição. Se existirem sanções, podem avançar com proposta.
Francisco Louçã

Louçã. Referendo "é incontornável"

No Diário de Notícias, o fundador do Bloco defende que a aplicação de sanções pelo défice excessivo de 2015 é "absolutamente ilegal" e que a Comissão Europeia é um pandemónio.
Referendo

PCP e BE continuam guerra sobre referendos

228
Catarina Martins lançou a ideia de um referendo se Bruxelas sancionar Portugal por causa do défice. Mas nem o BE e o PCP se entendem sobre esta hipótese. O ping-pong continua nas redes sociais.
Bloco de Esquerda

As 3 forças de bloqueio ao referendo do BE

122
Catarina Martins ameaçou mas não explicou se quer um referendo à permanência na UE ou ao tratado orçamental. Em qualquer caso, há problemas políticos, problemas jurídicos e um muro chamado Marcelo.
Referendo

Santos Silva diz que UE dispensa referendo do BE

O ministro dos Negócios Estrangeiros recomendou "cabeça fria", considerando que não devem ser criadas "complexidades desnecessárias" à atual situação da Europa, sobre a proposta do Bloco de realizar um referendo em caso de sanções europeias.
Brexit

"Dormi migrante. Acordei imigrante. Não é o mesmo"

103
Incredulidade, deceção, resignação e revolta. Os expatriados europeus em Londres ainda não caíram em si. O que preocupa, tanto quanto a saída da UE, é quem fica a mandar. Leia a nossa reportagem.
Brexit

Brexit. Um país dividido e uma "City" atordoada

101
"Glorioso" para uns, "triste" para outros. Para todos, este foi um dia diferente em Londres, depois do "choque" que foi a vitória do "Sair" no referendo à União Europeia. Leia a nossa reportagem.
Brexit

E se o referendo fosse em Portugal, como votaria?

2962
A escolha dos britânicos está feita: o Reino Unido está fora da União Europeia depois de um referendo renhido. E Portugal? Votaria pela permanência? Prefereria voltar ao escudo? Vote aqui.
Brexit

Estes britânicos decidem hoje o futuro da Europa /premium

Estamos no momento decisivo. Já muito se escreveu sobre a importância do referendo para a Europa e para o mundo. O Observador foi falar com as pessoas que vão tomar a decisão. Por eles, e por nós.
Brexit

Bye bye. Brexit vence referendo no Reino Unido - como aconteceu

553
O referendo no Reino Unido terminou com a vitória do Brexit e a saída do Reino Unido da União Europeia. Os resultados finais dão uma vantagem próxima de quatro pontos ao lado vencedor.
Brexit

Sadiq Kahn: "Esta é a luta das nossas vidas" - como aconteceu

136
Trabalhistas falaram em King's Cross. Nigel Farage, líder do UKIP, respondeu a questão do Observador sobre Portugal. Siga aqui toda a informação e a reportagem em Londres.
Brexit

"O vosso vinho vai continuar a ser bem-vindo"

John Mills, que fez fortuna com um império de bens de consumo, é um dos grandes financiadores do partido trabalhista e é figura de destaque na campanha pelo Brexit. Falou com o Observador em Londres.
Brexit

"Quinta-feira será o nosso Dia da Independência" - como aconteceu

282
O Observador está em Londres a acompanhar o referendo à Europa. Sondagens mostram que está tudo em aberto. Leia o nosso resumo do debate decisivo, que decorreu 36 horas antes da abertura das urnas.
Brexit

A 4 dias do referendo, o que dizem as sondagens

Um país partido ao meio. Saíram esta madrugada os resultados das últimas sondagens sobre o referendo do "Brexit", que incluem (parcialmente) consultas feitas após a morte da deputada Jo Cox.
Brexit

Caras e coroa. Quem é a favor e contra o "Brexit"

120
Políticos, atores, desportistas, entre muitos outros. São muitas as caras conhecidas que já disseram como vão votar (ou como votariam, se pudessem) no decisivo referendo britânico.
Brexit

Voto da Escócia e Irlanda do Norte pode não chegar

Escócia e Irlanda do Norte são as nações do Reino Unido mais euro-entusiásticas, mas os votos escoceses e irlandeses no referendo de quinta-feira poderão ser insuficientes para garantir a permanência.
Brexit

Será assim tão "real" o risco de Reino Unido sair?

137
Líder de "gigante" dos seguros diz que o "Brexit" é "probabilidade extremamente elevada". Casas de apostas começam a levar o risco mais a sério. Mercados financeiros ansiosos mas não estão em pânico.
Suíça

Está vivo? Suíços votam se deve receber 2.250€/mês

783
Um rendimento básico incondicional. Os suíços decidem se os cidadãos – todos – devem receber um subsídio de 2.250 euros por mês. O PAN conta avançar com proposta em Portugal. Boa ideia?
Venezuela

Referendo contra Maduro. Há ou não?

A oposição da Venezuela vai saber se as autoridades eleitorais do país aceitam ou não os 1,8 milhões de assinaturas recolhidas a favor de um referendo sobre o afastamento de Nicolas Maduro.
Venezuela

Não haverá referendo para afastar Nicolás Maduro

Aristóbulo Isturiz, Vice-presidente da Venezuela garantiu que o referendo para decidir o afastamento do presidente Nicolás Maduro proposto pela oposição não vai avançar.
Suíça

Suíços vão votar o fim da banca como a conhecemos

2916
Uma revolução. É o que os proponentes de um referendo querem fazer. Mesmo que não consigam acabar com a banca como a conhecemos, querem que as pessoas saibam que o dinheiro é criado "a partir do ar".
Referendo

Suíços dizem não à expulsão de estrangeiros

A maioria dos suíços rejeitaram em referendo a iniciativa lançada pelo partido populista para uma expulsão automática de criminosos estrangeiros.
Bolívia

Referendo. Tribunal confirma vitória do não

106
O Tribunal Supremo Eleitoral da Bolívia confirmou hoje o triunfo do 'não' no referendo realizado no domingo, que impede o Presidente, Evo Morales, de voltar a ser candidato nas eleições de 2019.
Brexit

O referendo britânico tem a ver connosco

231
Costuma dizer-se: a Europa tem de ser mais do que um grande mercado. A questão britânica é: a Europa tem de ser mais do que um grande Estado. Uma vitória de Cameron demonstrará essa possibilidade.
Referendo

Governo da Bolívia diz que houve "empate técnico" 

O Governo da Bolívia afirmou, este domingo, que houve um "empate técnico" no referendo constitucional sobre a recandidatura do Presidente Evo Morales.
Eutanásia

Morte assistida. Os casos limite que geram dúvidas

Nos países onde a morte assistida é legal, há casos-fronteira. Não são pessoas em estado terminal, mas pessoas que querem ser ajudadas a morrer, por outras razões. Serão válidas? Quais os limites?
Brexit

Hollande recusa "novas negociações" com britânicos

François Hollande não quer "novas negociações" sobre as reivindicações dos britânicos para a permanência na UE. O Conselho Europeu está marcado para 18 e 19 de fevereiro e Hollande não quer supresas.
Brexit

"Um Reino Unido forte numa União Europeia forte"

Barack Obama reafirmou hoje, numa conversa telefónica com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, o apoio dos Estados Unidos a um "Reino Unido forte, numa União Europeia forte", segundo divulgou a Casa Branca.
Brexit

"Brexit". Cameron vê progressos. Tusk nem por isso

Donald Tusk e David Cameron tiveram um jantar e encontro oficial e, no final, o que escreveram nas respetivas contas de Twitter mostra que não há sequer acordo sobre o desacordo.
Reino Unido

UE. Referendo no Reino Unido antes do verão

O referendo sobre a manutenção do Reino Unido na União Europeia (UE) poderá ser realizado antes do verão, afirmou um governante britânico, destacando a influência que a atual crise migratória na Europa poderá ter na consulta pública.
Eleições Espanha 2015

PSOE só negoceia sem referendo da Catalunha

O PSOE inviabilizará qualquer projeto à esquerda sobre a divisão territorial de Espanha e defendeu um pacto de governabilidade que exclua um referendo sobre a autodeterminação da Catalunha.
Referendo

Eslovénia rejeita casamento entre homossexuais

1082
Mais de 60% dos eslovenos rejeitaram hoje em referendo uma lei que autorizava o casamento entre pessoas do mesmo sexo, aprovada em março no parlamento, segundo os resultados quase definitivos divulgados pela comissão eleitoral.
Suíça

Burqa na Suíça pode dar multa de 9 mil euros

24315
O cantão de Ticino, no sul da Suíça, aprovou a proibição da utilização de burqas. Quem decidir utilizar este traje, que cobre o rosto e o corpo da mulher, pode pagar uma multa de milhares de euros.
Brexit

O que pede Cameron para Reino Unido não sair da UE

140
Primeiro-ministro britânico ameaça novamente com a saída do Reino Unido da União Europeia caso os apelos para as reformas que tem pedido a Bruxelas não sejam ouvidos.
Catalunha

Rajoy chama Pablo Iglesias para discutir Catalunha

Primeiro-ministro espanhol falou com os maiores partidos esta terça-feira, na sequência do anúncio do acordo entre independentistas da Catalunha. Agora, chama Ciudadanos e Podemos.
União Europeia

Cameron rejeita solução norueguesa

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, irá descartar na Islândia, esta semana, a possibilidade de o Reino Unido sair da União Europeia com a solução norueguesa proposta pelos ativistas anti-UE.
União Europeia

Cameron explica referendo britânico em novembro

O primeiro-ministro britânico vai enviar no início de novembro documentação relativa ao referendo sobre a permanência do Reino Unido na UE, anunciou hoje o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.
Catalunha

Catalães vão às urnas este domingo

Quase 5,5 milhões de catalães vão às urnas para escolher os deputados ao parlamento regional da Catalunha. Estas eleições estão a ser vistas como um "plebiscito" sobre a independência da região.
Novo Acordo Ortográfico

Recolha de assinaturas contra acordo ortográfrico

4938
Decorre na tarde deste domingo, junto ao Centro Comercial Colombo, uma iniciativa de recolha de assinaturas para a Iniciativa de Referendo ao "Acordo Ortográfico" de 1990.
Futuro da Grécia

Futuro da Bolsa de Atenas ainda está por resolver

Bancos e corretoras querem abrir a Bolsa de Atenas na próxima semana, depois de três semanas encerrada. A decisão está nas mãos do BCE e do Ministério das Finanças grego.
Futuro da Grécia

Varoufakis acusa Schauble: sempre quis um Grexit

Varoufakis continua a escrever e a escrever. Agora foi um artigo a publicar quinta-feira no Die Ziet, e o ex-ministro grego já tratou de o resumir no seu blogue. Síntese: a culpa é toda de Schauble.
Futuro da Grécia

Varoufakis e Eurogrupo. Uma relação (muito) complicada

134
Ministro das Finanças pediu demissão após referendo que até deu vantagem ao não, mas não sem antes mandar mais farpas aos seus agora ex-colegas, dizendo que exigiram a sua saída.
Futuro da Grécia

Grécia festeja Não à espera do Sim da Europa

Na praça Sintagma concentraram-se os festejos. Uma vitória da dignidade, uma vitória contra a Europa. Não querem uma revolução mas querem uma vida nova. Irá a Europa ouvir? Reportagem do nosso enviado
Futuro da Grécia

Afinal, a que é que os gregos disseram Não?

811
O "Oxi" venceu com uma margem que poucos esperavam. O governo de Alexis Tsipras sai reforçado perante os credores e, assumidamente, evitou uma crise política. Mas o país continua à beira do abismo.
Futuro da Grécia

Da abertura das urnas ao Oxi: o dia em imagens

Uma noiva que diz "Sim" no altar mas "Não" no voto. Várias crianças que colocam o voto na urna, no lugar dos pais. As melhores imagens deste dia histórico para a Grécia e para a zona euro.
Futuro da Grécia

Merkel, Hollande discutem futuro da Grécia no euro - como aconteceu

2131
O "Não" teve 61,3%, o "Sim" 38.7%. Merkel e Hollande reúnem-se em Paris. Eurogrupo na terça-feira. Tsipras: "A democracia não pode ser chantageada". Mas o futuro da Grécia no euro pode estar em causa.
Futuro da Grécia

Grécia: Um 'Sim' ou um 'Não' podem partir o país

152
Ganhe o 'Sim' ou o 'Não', não se espera uma vantagem folgada de qualquer lado. Gregos contra gregos, jovens contra mais velhos, pobres contra ricos. Que país será a Grécia na segunda-feira?
Futuro da Grécia

A padaria que oferece pão no centro de Atenas

702
Campanha começou na sexta-feira. Pensionistas e desempregados podem passar numa das padarias da Veneti e levar consigo pão sem pagar. "Em Portugal, não fariam o mesmo?", pergunta uma das responsáveis.
Futuro da Grécia

Delors pede plano para salvar a Grécia - como aconteceu

413
Na véspera do referendo grego, o "senhor Europa" faz apelo e Varoufakis avisa que estão a castigar o governo para enviar um sinal para outros países europeus, como Espanha e Portugal.
Futuro da Grécia

Depois do dinheiro, a comida?

580
Supermercados e restaurantes começam a ter dificuldades com os fornecedores. Uns exigem dinheiro vivo, outros adiantado para meses. Entretanto alguns produtos já escasseiam.
Futuro da Grécia

O "Sim" e o "Não" vão às ruas da Grécia - como aconteceu

381
Os manifestantes encontram-se nas ruas da capital grega para expressarem o seu voto no referendo deste domingo. Tribunal Constitucional da Grécia já deu luz verde à consulta.
Futuro da Grécia

Referendo é legal? Tribunal decide hoje

O principal tribunal administrativo da Grécia, o Conselho de Estado, vai pronunciar-se hoje sobre a legalidade do referendo convocado pelo governo para domingo, segundo fonte judicial.
Futuro da Grécia

"Nem 60 euros consigo levantar"

393
Filas grandes, tempo interminável à espera e no fim, nem 60 euros se consegue levantar. Os controlos de capitais estancaram a fuga de depósitos, mas quem sofre na pele são os gregos.
Futuro da Grécia

Referendo à grega impossível em Portugal

178
Lei portuguesa impede referendo sobre questões com impacto financeiro. E obriga a aprovação pelo Parlamento, fiscalização do TC, promulgação do Presidente e ainda campanha eleitoral de 12 dias.
Reino Unido

Afinal, campanha pró-Brexit não dá demissão

Declaração de David Cameron no domingo deixou a ideia de que os ministros que fizessem campanha pela saída do Reino Unido na UE seriam demitidos.Agora, essa ideia foi desmentida por fonte oficial.
Referendo

Estrangeiros vão continuar sem votar no Luxemburgo

Os luxemburgueses foram chamados às urnas para votar em três questões de um referendo: voto dos estrangeiros, limitação de mandatos ministeriais e votação antes dos 16 anos. Ganhou o "Não".
Emigrantes

Luxemburgo decide sobre voto de estrangeiros

Referendo decorre já no domingo e vai decidir se os estrangeiros, atualmente 46% da população, vão poder votar nas eleições legislativas.
Referendo

Checos admitem referendo para adoção do euro

Andrej Babis, o ministro das Finanças checo, sugeriu este domingo que fosse feito um referendo não-vinculativo para avaliar a possibilidade de trocar a coroa checa pelo euro.
David Cameron

França: posição de Cameron face à UE é "perigosa"

França avisa Cameron: a renegociação das condições da permanência do Reino Unido na União Europeia, a realizar antes de ser feito o referendo previsto até ao fim de 2017, é um processo "perigoso".
Mundo

Britânicos vão votar "sim" se quiserem ficar na UE

Já é conhecida a formulação da pergunta que será feita no referendo britânico à permanência da UE. Ao contrário da forma como foi colocada a questão no referendo escocês, a pergunta será pela positiva
Inglaterra

Referendo à UE e extremismo no discurso da Rainha

A rainha de Inglaterra, Isabel II, revelou esta quarta-feira o programa do novo Governo conservador britânico. A monarca anunciou também um referendo sobre a permanência do Reino Unido na UE.
União Europeia

Cidadãos da UE afastados do referendo à UE

A maioria dos cidadãos da União Europeia a residir no Reino Unido não poderá votar num referendo sobre a permanência do país no bloco, anunciou hoje o Governo britânico.
Reino Unido

Referendo à UE? Trabalhistas vão apoiar Cameron

A oposição trabalhista no Reino Unido vai apoiar a proposta do primeiro-ministro britânico para um referendo sobre a União Europeia e apelar à permanência.
Futuro da Grécia

Troika focou-se na austeridade, não em reformas

133
Georgios Papandreou, primeiro-ministro grego na altura do primeiro resgate, está no Estoril. E diz que uma saída da Grécia da zona euro seria uma "catástrofe" para o povo do seu país.
Reino Unido

Cameron poderá avançar com referendo antes de 2017

David Lidington, ministro dos Assuntos Europeus britânico, diz que negociações com Bruxelas estão a avançar e que o referendo sobre a permanência do país na União Europeia é bem-vindo antes de 2017.
Reino Unido

Cameron admite antecipar referendo para 2016

O objetivo é não coincidir com o ano de eleições na Alemanha e em França, marcadas para 2017. Cameron quer aproveitar a boleia da recém-reforçada legitimidade democrática para fazer ganhar o 'sim'.
Futuro da Grécia

A crise grega e os próximos capítulos em 5 pontos

Negociações atingem o "ponto de rebuçado". Apesar das declarações otimistas, a Grécia continua perto de um final tudo menos doce para este impasse. Saiba o que está em causa nesta fase da negociação.
União Europeia

Reino Unido: Entre a espada e a espada

Seis partidos com pretensões, distintas é certo, mas todas relevantes: eis algo muito pouco comum no sistema político britânico, algo que merece ser seguido com atenção.
PSD/CDS

Oposição a Portas dispensa referendo à coligação

Filipe Anacoreta Correia, líder oposição a Portas dentro do CDS-PP, afirmou esta quinta-feira ao Observador que não sabe "se há condições para fazer agora o referendo" dada a falta de rumo do partido.
Catalunha

Justiça espanhola chumba referendo na Catalunha

O referendo à independência da Catalunha, que estava suspenso há cinco meses, foi esta quarta-feira considerado inconstitucional pelo Tribunal Constitucional espanhol.
Saúde da Mulher

Iniciativa vai pedir a revisão da lei do aborto

281
Entre 2007 e 2013, realizaram-se 122.470 interrupções voluntárias de gravidez em Portugal. Proposta defende que as mulheres deixem de poder gozar licenças de parentalidade pagas pela Segurança Social.
Saúde da Mulher

O número de abortos está a diminuir desde 2011

232
Entre 2007 e 2013, realizaram-se 122.470 interrupções voluntárias de gravidez em Portugal. Desde 2011 que se mantém a tendência de redução.
Explica-me

O que é preciso para pedir um referendo?

O poder de convocar referendos eleitorais não está só nas mãos do Governo ou da Assembleia da República. Sabe o que é preciso?
Açores

Promulgado regime do referendo regional dos Açores

Cavaco Silva promulgou o regime do referendo regional dos Açores mas sugeriu uma reponderação para que sejam eliminadas "as dúvidas ou equívocos interpretativos que possam subsistir nesta matéria".
Parlamento

Referendo à adoção gay será promessa eleitoral

PSD não vai jogar a carta do referendo à adoção, mas admite fazê-lo no próximo programa eleitoral. Projetos da esquerda vão a discussão para a semana.
Mercados Financeiros

Ouro desliza 2% com chumbo no referendo na Suíça

Os suíços rejeitaram a proposta que foi a referendo e que obrigaria o Banco Nacional Suíço a reforçar as compras de ouro no mercado. A cotação do metal precioso está a descer 2%. Petróleo também cai.
Imigração

Suíços dizem "não" a nova limitação da imigração

Os suíços recusaram em referendo uma nova limitação da imigração, proposta desta vez em nome da ecologia. Pelo menos é o que revela a primeira sondagem, avançada pela televisão pública.
Referendo

Suíça: Ouro,imigração e benefícios fiscais a votos

Obrigar o banco central a triplicar as reservas de ouro, limitar a imigração e abolir os benefícios fiscais a estrangeiros milionários. As três iniciativas vão a referendo na Suíça este domingo.
Espanha

Catalunha: Mas apela à participação "sem medo"

O presidente do governo regional da Catalunha apelou à participação "sem medo" na consulta sobre a soberania no domingo, afirmando que as autoridades regionais farão tudo para que se possa votar.
A página está a demorar muito tempo.