A operação “Onymous”, realizada em conjunto pela Europol e FBI, resultou no encerramento do Silk Road 2.0 e de mais de 410 sites da “dark net”, onde se acredita que armas, drogas e outros objetos ilegais eram vendidos. De acordo com um comunicado divulgado pela Europol, a operação envolveu os Estados Unidos da América e 16 países europeus, que incluem o Reino Unido, França e Alemanha. De acordo com a informação divulgada, Portugal não consta da lista de países que participaram.

Os sites operavam na “dark net”, uma parte da internet que não é acessível através dos motores de busca tradicionais e que usa a “Tor network”. Esta é conhecida por conter centenas de mercados ilegais e páginas pertencentes a grupos extremistas.

Foram detidas 17 pessoas, incluindo Blake Benthal, o homem que geria a página Silk Road 2.0, um site lançado em outubro do ano passado depois de o original ter sido fechado e o seu suposto dono preso. Era uma das páginas online mais conhecidas para a compra e vende de drogas ilegais. Foram ainda apreendidos 800 mil euros em “bitcoins” e 180 mil euros em dinheiro, droga, ouro e prata.

De acordo com a Europol, o sucesso da operação mostrou que é possível “remover de forma eficiente as infraestruturas criminais que suportam o crime organizado. “Agora podemos mostrar que não há invisíveis nem intocáveis” e que “os criminosos não podem fugir nem esconder-se”, pode ler-se no comunicado publicado pela instituição. De acordo com a BBC, o fecho dos sites representa um avanço importante na luta contra o cibercrime.

A “dark net” não está apenas relacionada com atividades ilegais. Trata-se também de uma das ferramentas mais comuns para utilizar a internet de forma anónima. A “Tor” foi criada por uma agência de espionagem norte-americana para ser usada em operações e para ajudar pessoas que vivem em países onde existe um regime repressivo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR