“Estava à espera de um bocadinho melhor. Achava que o quinto [lugar] era possível, mas tivemos muitos problemas com a coluna de direção, que bloqueia, e cometi dois ou três erros pequenos que me custaram algumas décimas”, começou por dizer o português, ao salientar que o mesmo problema já o afetou durante a temporada.

Tiago Monteiro confessou ser “bastante frustrante” o problema mecânico e lembrou que numa pista como Macau, onde os muros estão sempre muito perto, é mais problemático. “A direção bloqueia completamente e é impossível controlar o carro durante uns milésimos de segundo e por isso o carro foge”, acrescentou Monteiro, destacando ter sido esta a única contrariedade, porque “o equilíbrio do carro estava bom” e pensou que “não seria tão grave”.

O piloto já tinha alertado para a melhoria dos adversários nas sessões livres e de qualificação previstas para hoje, mas estava à espera de melhor. “Estava à espera que o quinto lugar fosse possível. Não estou longe, mas são duas posições a menos”, disse. Para domingo, Tiago Monteiro quer resolver o problema até porque, lembrou, é “perigoso”. “Não estava nada satisfeito com isto. Temos de resolver, estivemos o fim de semana a tentar arranjar isto e não será fácil encontrar um milagre, vamos ver”, concluiu.

Nos primeiros três lugares da grelha saem os três Citroen conduzidos pelo já campeão Jose Maria Lopez, seguido por Sebastian Loeb e Yvan Muller, estes dois pilotos a poderem ainda terminar o campeonato no segundo lugar, com Muller a partir com a vantagem de 30 pontos. Depois, no quarto posto, vai largar Norbert Michelisz, em Honda, seguido por Tom Coronel, em Chevrolet, antes de Gabriele Tarquini e Tiago Monteiro, com Honda oficial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na última etapa do WTCC, Tiago Monteiro (174 pontos) pode ainda ser ultrapassado por Norbert Michelisz (169 pontos), Gabriele Tarquini (167 pontos), Tom Coronel (148 pontos) e Tom Chilton (144 pontos).

A última jornada é disputada no domingo (madrugada em Lisboa) em duas corridas de 10 voltas, com um intervalo de 15 minutos.