A jornalista da TVI Judite Sousa criou uma bolsa de estudo em memória do filho André Sousa Bessa, que faleceu a 29 de junho, depois de ter sofrido um traumatismo craniano num acidente numa piscina. A bolsa destina-se aos estudantes que queiram frequentar o mestrado em Finanças da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), onde o filho da jornalista estudou.

“O mestrado de Finanças na Nova SBE mudou-lhe a vida e tenho a certeza que ele teria muito gosto em poder ajudar outros jovens a usufruírem da mesma oportunidade”, afirmou Judite de Sousa em comunicado.

O valor da bolsa André Sousa Bessa vai ser equivalente à totalidade das propinas do mestrado, que consta do ranking dos 20 melhores mestrados mundiais do Financial Times e que custa, no mínimo, 8.502 euros (três semestres). Com a iniciativa, Judite de Sousa quer “proporcionar a jovens talentosos, a viverem dificuldades económicas, a possibilidade de levar ainda mais longe o seu potencial”, diz o comunicado que chegou às redações.

“O André personificou tudo aquilo que deve ser um aluno da Nova SBE. Foi um líder inteligente, perspicaz, competitivo mas, ao mesmo tempo, generoso, responsável, trabalhador e sempre demonstrou vontade de aprender. Este legado do André à Nova SBE não apaga a saudade mas faz-nos sentir muito honrados por termos tido o privilégio de o conhecer”, adiantou Diogo Cordeiro Ferreira, colega de André Sousa Bessa no mestrado.

Com a bolsa individual, a jornalista da TVI também espera ajudar a incrementar o desenvolvimento do capital intelectual do país e melhor a perceção de Portugal no mundo.

“A busca constante pelo conhecimento e a enorme vontade de ir sempre mais longe do André são valores que serão certamente perpetuados por esta bolsa de estudo na nossa faculdade, a Nova School of Business and Economics”, acrescentou Francisco Vasconcelos, filho de Manuel Moura Guedes e amigo pessoal de André Sousa Bessa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR