829kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Pré-Publicação

Pré-Publicação

Os quatro danos dos ecrãs sobre crianças e jovens

Quem os aponta é o psicólogo Jonathan Haidt, no livro "A Geração Ansiosa", publicado agora em Portugal. Revelamos um excerto sobre privação social, de sono, atenção fragmentada e dependência.
Pré-Publicação

Da vila inventada à vigarista das criptomoedas

Em "Os Mentirosos da Natureza e a Natureza dos Mentirosos", Lixing Sun, zoólogo e professor e investigador na Central Washington University. Pré-publicamos excertos desta história natural da batota.
Pré-Publicação

Do KGB ao Kremlin: a ascensão de Putin ao poder

A história da subida de Putin no aparelho de Estado russo é o foco de "Um Espião no Kremlin", o novo livro da jornalista do Observador Cátia Bruno, baseado no podcast narrativo com o mesmo nome.
Pré-Publicação

Pré-publicação: o novo romance de Sérgio Godinho

"Vida e Morte nas Cidades Geminadas" é o novo romance do cantor e compositor português. Uma história de emigração, família, amor e identidade, a publicar este mês. Revelamos o início do livro.
Pré-Publicação

Pré-publicação. As causas do atraso português

"Foi no século XIX que Portugal bateu no fundo". É uma das conclusões de Nuno Palma no livro "As Causas do Atraso Português". O Observador pré-publica o capítulo que analisa Marquês de Pombal.
Pré-Publicação

Como a II Guerra Mundial mudou a Ucrânia

"A Mais Breve História da Ucrânia", de José Milhazes, chega esta terça-feira às livrarias. O Observador pré-publica o capítulo que aborda os anos da Segunda Guerra Mundial naquele país.
Pré-Publicação

A vida do sargento Lobato. Amor, prisão e guerra

Um dos militares libertados na operação Mar Verde, António Lobato, passou 7 anos preso na Guiné Conacri. A história é contada no primeiro podcast narrativo do Observador. Agora foi editada em livro.
Pré-Publicação

A obra clássica de Jean Guitton sobre a guerra

A propósito do lançamento de uma nova edição de "O Pensamento e a Guerra" pela editora Lucerna, o Observador publica um excerto da obra clássica do filósofo francês Jean Guitton.
Pré-Publicação

Pré-publicação. Quem são os abusadores na Igreja?

É possível traçar um perfil dos abusadores sexuais de menores na Igreja? Pré-publicação de "Em Nome do Pai: Abusos sexuais na Igreja em Portugal", da ex-jornalista do Observador Sónia Simões.
Pré-Publicação

O julgamento que envolveu criptomoedas em Portugal

A História de um Julgamento é um capítulo do livro "Portugal paraíso das criptomoedas", de Fábio Monteiro e Inês Rocha, que o Observador faz a pré-publicação.
Pré-Publicação

Pré-publicação do livro de Ângelo Fernandes

Um guia prático dirigido a mães, pais e pessoas cuidadoras e em que a palavra orientadora da obra poderia ser "prevenção". É publicado esta sexta-feira e o Observador revela um excerto.
Pré-Publicação

A ascensão de Cristóvão Colombo

Em "No Limiar da História", o historiador Patrick Wyman relata a vida de nove indivíduos que simbolizam uma época: 1490 a 1530. O Observador pré-publica um excerto do capítulo sobre Cristóvão Colombo.
Livros

D. António Ribeiro: a vida e ação do patriarca

Descrito como o patriarca de Lisboa "mais reativo contra as ditaduras", atravessou Estado Novo, guerra colonial e pós-25 de abril. O Observador publica um excerto de uma nova biografia.
Pré-Publicação

Sontag e a arte de "fazer reféns" na intimidade

Está a chegar agora a Portugal a biografia "Sontag - Vida e Obra", já vencedora de um Pullitzer. O Observador pré-publica em exclusivo um capítulo sobre a relação da escritora com Annie Leibovitz.
Estado Novo

A fotografia e a propaganda no Estado Novo

50 textos, 400 páginas, 238 fotografias: a obra organizada por Filomena Serra mostra livros, revistas e catálogos, ao longo de quase 50 anos do século XX português. Publicamos cinco excertos.
Pré-Publicação

Democracia: as sete estações de Maria João Avillez

No prefácio ao mais recente livro de Maria João Avillez, que aqui pré-publicamos, defende-se que a autora foi a mais privilegiada testemunha de todas as crises que fazem a história da nossa democracia
Pré-Publicação

Pré-publicação. Abusos, uma crise com 2 mil anos

Novo livro "Roma, temos um problema" percorre os dois mil anos de história da Igreja e do Cristianismo para contar como a crise dos abusos se desenrolou ao longo dos séculos, no mundo e em Portugal.
Pré-Publicação

Como não ser "o seu pior inimigo" quando investe

Pré-publicação do "Livro do Investimento Comportamental", onde James Montier analisa os traços comportamentais que minam os investimentos nos mercados financeiros. Edição da Casa de Investimentos.
Pré-Publicação

As judias que combateram nos guetos de Hitler

Neta de sobreviventes polacos do Holocausto, Judy Batalion resgata os feitos das mulheres judias que lutaram contra os nazis. O Observador pré-publica "As Resistentes", nas livrarias dia 22.
Pré-Publicação

Virginia Hall, a espia mais procurada pela Gestapo

Elemento central da Resistência, a americana que estabeleceu uma rede de espiões em França, foi um enigma durante e após a II Guerra. O Observador pré-publica "Uma Mulher sem Importância".
Pré-Publicação

Como evoluiu o crime de corrupção em Portugal

O Observador publica um capítulo de "45 anos de combate à corrupção", o novo livro do jornalista Luís Rosa sobre o combate ao crime de corrupção pelo Ministério Público desde Abril de 1974.
Pré-Publicação

Jordan Peterson tem novo livro (nascido do caos)

Pré-publicação. No pior momento da vida, em que a saúde (sua e da mulher) esteve em risco, o canadiano Jordan Peterson escreveu a sequela do "12 regras para a vida". Chama-se "Para além da ordem".
Livros

Richard Sorge, o espião perfeito de Estaline

A partir do Japão, conseguiu desvendar e revelar a Estaline os planos de Hitler para atacar a URSS. Nazi por fora, comunista por dentro, é o protagonista do livro "O Espião Perfeito".
Pré-Publicação

"As crianças já estavam confinadas antes"

Em "Libertem as crianças", que o Observador pré-publica, Carlos Neto explora o paradoxo que é as crianças terem um tempo disponível inferior ao dos prisioneiros: em média, 2 horas por dia.
Pré-Publicação

A história e as vítimas portuguesas da ETA

Em "Uma História da ETA", Diogo Noivo reconstrói o passado doloroso do terrorismo em Espanha, mas também as relações com Portugal — por exemplo, na primeira grande compra de armas.
Pré-Publicação

Por onde vai a banca (e o desgoverno até aqui)

Pré-publicação. Jorge Braga de Macedo, Nuno Cassola e Samuel da Rocha Lopes escrevem sobre o passado, o presente e o futuro do setor bancário nacional, num livro que ilustra o "desgoverno" que existia
Pré-Publicação

Peste Negra, a epidemia que durou 150 anos

A Peste Negra foi tão apocalíptica que, com exagero, chegou a escrever-se que só escapou com vida uma pessoa em cada dez. Pré-publicação de "Contágios", o mais recente livro de Jaime Nogueira Pinto.
Família

Eduardo Sá: "Nenhuma gravidez é 'só' normal"

No novo livro "Quando Eu Estava na Tua Barriga", o psicólogo parte "do primeiro dia do princípio da vida" para decifrar sem dramas os meandros da maternidade. Pré-publicamos alguns capítulos.
Pré-Publicação

Pré-Publicação. O coração rebelde de Arundhati Roy

Apesar de conhecida pelos seus dois romances, Arundhati Roy tem-se dedicado mais à não-ficção e à escrita de ensaios ligados à sua faceta de ativista. Os 6 mais emblemáticos foram reunidos em livro.
Pré-Publicação

As histórias guardadas nas cartas para Torga

Algumas das cartas enviadas para Miguel Torga foram reunidas num volume, editado a 28 de janeiro. O Observador pré-publica quatro — de Agustina, Eduardo Lourenço, Vitorino Nemésio e um preso de Elvas.
Livros

Eleitora, banqueira, maquinista. 59 pioneiras

Carolina Ângelo foi a primeira mulher a votar. Patrícia Pinto foi a primeira maquinista da CP. "As Primeiras - Pioneiras Portuguesas num Mundo de Homens" reúne as histórias de 59 mulheres precursoras.
Edward Snowden

Pré-publicação. A autobiografia de Edward Snowden

A autobiografia de Edward Snowden chega esta terça-feira às livrarias de todo o mundo. O Observador pré-publica cinco momentos-chave de "Vigilância Massiva, Registo Permanente".
Pré-Publicação

A sede da PIDE e o turismo revolucionário

No seu novo livro, António Araújo discute o que aconteceu à PIDE. Um dos capítulos, que o Observador pré-publica, fala sobre a transformação da sede da polícia política num destino turístico.
Pré-Publicação

Pré-publicação. As novas revelações sobre Trump

"Trump Debaixo de Fogo", a sequela de “Fogo e Fúria”, é editada esta quinta-feira. O Observador pré-publica um dos capítulos, sobre o encontro do presidente norte-americano com Vladimir Putin.
Descobrimentos

Os melhores cartógrafos do mundo eram portugueses

A história marítima portuguesa também se fez em terra. Nesta pré-publicação de "Homens do Mar", descubra os cartógrafos que deixaram Portugal no mapa — e que até o Imperador Carlos V queria na corte.
Pré-Publicação

Mário de Carvalho e o cabelo transformado em cobra

Durante vários anos, Mário de Carvalho escreveu crónicas para o Jornal de Letras e Público. Algumas delas, foram agora reunidas em livro. O Observador pré-publica "A génese das serpentes".
Abusos na Igreja

"Se tivesse sido vítima de um padre estaria aqui?"

Seán O'Malley é um dos principais conselheiros do Papa. Em livro, condensa as reflexões que trouxe aos bispos portugueses esta semana. O Observador publica o excerto dedicado à proteção de menores.
Pré-Publicação

O amor platónico de D. Filipa e Salazar

A tia de D. Duarte Pio lutou durante décadas para restaurar a monarquia. Leia parte da biografia que mostra como entre política e favores nasceu algo para lá da amizade entre a Infanta e Salazar.
Pré-Publicação

A história dos reis Targaryen ainda não acabou

A segunda parte do livro de George R.R. Martin que conta uma parte da história dos reis Targaryen chega às livrarias portuguesas esta quinta-feira. O Observador pré-publica um excerto de um capítulo.
Livros

Gulbenkian em Lisboa: do paraíso à prisão da PIDE

Quando chegaram a Portugal, os Gulbenkian viram um paraíso que escapava à II Guerra. Mas o arménio chegou a ser detido. Eis um excerto da nova biografia do "homem mais rico do mundo".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas