Pré-Publicação
Livros

Eleitora, banqueira, maquinista. 59 pioneiras /premium

575
Carolina Ângelo foi a primeira mulher a votar. Patrícia Pinto foi a primeira maquinista da CP. "As Primeiras - Pioneiras Portuguesas num Mundo de Homens" reúne as histórias de 59 mulheres precursoras.
Edward Snowden

Pré-publicação. A autobiografia de Edward Snowden /premium

A autobiografia de Edward Snowden chega esta terça-feira às livrarias de todo o mundo. O Observador pré-publica cinco momentos-chave de "Vigilância Massiva, Registo Permanente".
Pré-Publicação

A sede da PIDE e o turismo revolucionário /premium

271
No seu novo livro, António Araújo discute o que aconteceu à PIDE. Um dos capítulos, que o Observador pré-publica, fala sobre a transformação da sede da polícia política num destino turístico.
Pré-Publicação

Pré-publicação. As novas revelações sobre Trump /premium

"Trump Debaixo de Fogo", a sequela de “Fogo e Fúria”, é editada esta quinta-feira. O Observador pré-publica um dos capítulos, sobre o encontro do presidente norte-americano com Vladimir Putin.
Descobrimentos

Os melhores cartógrafos do mundo eram portugueses /premium

1076
A história marítima portuguesa também se fez em terra. Nesta pré-publicação de "Homens do Mar", descubra os cartógrafos que deixaram Portugal no mapa — e que até o Imperador Carlos V queria na corte.
Pré-Publicação

Mário de Carvalho e o cabelo transformado em cobra /premium

106
Durante vários anos, Mário de Carvalho escreveu crónicas para o Jornal de Letras e Público. Algumas delas, foram agora reunidas em livro. O Observador pré-publica "A génese das serpentes".
Abusos na Igreja

"Se tivesse sido vítima de um padre estaria aqui?" /premium

Seán O'Malley é um dos principais conselheiros do Papa. Em livro, condensa as reflexões que trouxe aos bispos portugueses esta semana. O Observador publica o excerto dedicado à proteção de menores.
Pré-Publicação

O amor platónico de D. Filipa e Salazar /premium

518
A tia de D. Duarte Pio lutou durante décadas para restaurar a monarquia. Leia parte da biografia que mostra como entre política e favores nasceu algo para lá da amizade entre a Infanta e Salazar.
Pré-Publicação

A história dos reis Targaryen ainda não acabou /premium

A segunda parte do livro de George R.R. Martin que conta uma parte da história dos reis Targaryen chega às livrarias portuguesas esta quinta-feira. O Observador pré-publica um excerto de um capítulo.
Livros

Gulbenkian em Lisboa: do paraíso à prisão da PIDE /premium

253
Quando chegaram a Portugal, os Gulbenkian viram um paraíso que escapava à II Guerra. Mas o arménio chegou a ser detido. Eis um excerto da nova biografia do "homem mais rico do mundo".
Pré-Publicação

Mário de Sá-Carneiro e a Primeira Guerra Mundial /premium

O colóquio que assinalou os 100 anos da morte de Mário de Sá-Carneiro na Universidade de Roma Tre deu origem a um livro, recentemente editado. O Observador publica um dos ensaios, de Steffen Dix.
I Guerra Mundial

A I Guerra, de Sarajevo à Conferência de Paz /premium

No âmbito do centenário do armistício, o embaixador Joaquim Rafael Caimoto Duarte lança o livro "De Sarajevo à Conferência de Paz", onde reflecte sobre as origens e consequências da Grande Guerra.
Pré-Publicação

Sangue, fogo e dragões: a história dos Targaryen /premium

"Sangue & Fogo" chega às livrarias na sexta-feira. É o primeiro romance de George R.R. Martin sobre o universo da "Guerra dos Tronos" em sete anos. O Observador publica dois excertos em primeira-mão.
Pré-Publicação

As 12 regras para a vida, por Jordan Peterson /premium

1181
Foi lançado em Portugal o livro do psicólogo canadiano que se tornou um ícone do anti-politicamente correto. Após ler o capítulo que pré-publicamos, nunca mais olhará para uma lagosta da mesma forma.
Pré-Publicação

“O método no caos” e como Trump chegou ao poder /premium

179
Tiago Moreira de Sá e Diana Soller quiseram regressar ao início com "O método no caos" e fazer uma análise sobre o contexto que levou à ascensão de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos.
Pré-Publicação

"O Intruso": H.P. Lovecraft está de volta /premium

Na semana em que começa mais uma edição do MOTEL X, a Saída de Emergência prepara-se para lançar uma nova edição ilustrada dos poemas de H.P. Lovecraft. O Observador pré-publica um dos contos.
Pré-Publicação

Quando Miguel Sousa Tavares era Miguel "carapau"

1730
"Cebola Crua com Sal e Broa", de Miguel Sousa Tavares, é um livro de memórias e reflexões. O Observador publica o primeiro capítulo da nova obra do autor: "Um comboio para longe de casa".
Pré-Publicação

Maria Filomena Mónica e o "país da cunha" /premium

993
Depois de "Os Pobres", Maria Filomena Mónica publica agora "Os Ricos". Leia aqui alguns dos excertos do novo livro da autora sobre a evolução da economia portuguesa, do Estado Novo à democracia.
Caixa Geral de Depósitos

Quem meteu a mão na Caixa Geral de Depósitos? /premium

1127
A jornalista Helena Garrido publica "Quem meteu a mão na Caixa?", uma investigação sobre o "desmando" que marcou a história recente do banco público. O Observador pré-publica um capítulo do livro.
Pré-Publicação

Pré-publicação. Da ciência ao amor /premium

Clínico, empresário e um curioso da espiritualidade, Luís Portela assina novo livro em que cruza ciência e parapsicologia. Na véspera da apresentação, deixamos dois capítulos em antecipação.
Pré-Publicação

Pedro Rolo Duarte: "O que é realmente importante" /premium

1764
Quando soube que estava doente, Pedro Rolo Duarte começou a escrever um livro de memórias. "Não Respire" chegou este mês às livrarias. Leia aqui alguns dos excertos mais significativos.
Pré-Publicação

A Costa da Caparica de Luísa Costa Gomes /premium

379
Há 30 anos que a escritora Luísa Costa Gomes entra e sai da mesma casa na Costa da Caparica. E um dia perguntou-se: que sítio é este onde vivo? A resposta está no livro "Da Costa". Pré-publicação.
Fátima

"Se não fosse católico, ter-me-ia convertido"

1898
Bernardo Motta reuniu em livro cerca de centena e meia de testemunhos do Milagre do Sol. O livro sai no último dia das celebrações do Centenário das Aparições de Fátima. Leia aqui um dos depoimentos.
Vacinas

Mário Cordeiro e a verdade e a mentira das vacinas

1181
Diz que devia ser óbvio que as vacinas só fazem bem mas que o surto de sarampo que este ano custou a vida a uma adolescente mostrou que ainda há dúvidas. Em livro, Mário Cordeiro responde a todas.
Pré-Publicação

Anne Frank e o medo

A Livros do Brasil vai publicar, pela primeira vez em Portugal, um volume com toda a produção literária de Anne Frank. O "Medo" é um dos contos que a jovem escreveu no "anexo secreto" em Amsterdão.
Juiz Carlos Alexandre

A vida do juiz mais temido pelos poderosos

1189
Sócrates estava detido há um mês quando Carlos Alexandre correu risco de vida e ficou internado. É um dos muitos episódios contados na primeira biografia do juiz de instrução mais temido do país.
Pré-Publicação

O plano secreto do Governo para tramar a D. Branca

685
Foi o grande escândalo dos anos 80. O Observador faz a pré-publicação da nova biografia escrita pelo jornalista Pedro Prostes da Fonseca: "Dona Branca - a Verdadeira História da Banqueira do Povo".
Pré-Publicação

César das Neves: 10 razões da derrocada que aí vem

837
Considerado um 'catastrofista' sobre tudo o que respeita à Economia ou às Finanças de Portugal, João César das Neves acaba de publicar um novo livro repleto de pessimismo.
Pré-Publicação

Maria Filomena Mónica e a pobreza em Portugal

921
Num novo livro, que o Observador pré-publica em exclusivo, Maria Filomena Mónica escreve sobre os encontros que foi tendo com a pobreza e sobre as pessoas que "sofrem por não ter de comer".
Pré-Publicação

Como foram os primeiros dias da "geringonça"

140
A ideia estava há muito na cabeça de Costa: com a derrota provável nas eleições de 2015, era urgente falar com a esquerda. Estes são os bastidores de uma máquina política a que chamaram "geringonça".
Livros

Sentiria empatia por banqueiros de Wall Street?

"Os Ambiciosos", que a ASA publica a 23 de fevereiro, é um thriller sobre ambição e amor que desafia o leitor a ter pena de multimilionários. Leia o início da história escrita por Michelle Miller.
Alentejo

Porque é que no Alentejo o suicídio é natural?

1286
No seu novo livro, "Alentejo Prometido", Henrique Raposo usa as suas memórias pessoais para fazer o retrato da região. No capítulo que o Observador pré-publica, tenta responder a uma pergunta incómoda
Pré-Publicação

Como os cães chegaram a Portugal

284
Que nomes se davam aos cães no século XIV? Quando é que os cães de luxo apareceram no nosso país? O livro "Animais e Companhia na História de Portugal" responde a tudo isto - e a mais. Leia um excerto
Pré-Publicação

Sade, Salazar e o "Dalí de Lisboa"

131
O livro "Editor Contra" lembra a incrível história de Fernando Ribeiro de Mello, que gostava de dar conferências de imprensa numa banheira e usou o erotismo para desafiar a ditadura. Isto faz-se?
Pré-Publicação

Os dias de Cunhal em Moscovo

O novo volume da biografia de Álvaro Cunhal, por José Pacheco Pereira, chega agora às livrarias. Leia aqui um excerto onde se descreve a vida e as rotinas do líder do PCP na URSS.
Pré-Publicação

Esta é a Europa de Maria Filomena Mónica

131
Notas de viagem, memórias, curiosidades históricas e críticas à burocracia da União Europeia. O livro "A Minha Europa" tem tudo isto - e ainda as razões pelas quais é bom "viver deste lado do mundo".
Pré-Publicação

Políticos, tremei.O Independente voltou (em livro)

812
6ª-feira, pela manhã, O Independente ia para a bancas. 5ª-feira, noite dentro, o pânico entre os políticos. Eis o livro que conta os bastidores do jornal mais polémico do cavaquismo. Vai um aperitivo?
Pré-Publicação

Uma história de amor no Estado Novo

760
"O meu avô Luís", de Sofia Pinto Coelho, conta a extraordinária vida de Luís Pinto Coelho, embaixador de Portugal em Madrid nos anos 60. Ele apaixonou-se por uma modelo americana e renunciou a tudo.
Pré-Publicação

"A Implosão da PT". O fator Z, de Zeinal

1293
O nome de Zeinal Bava foi sinónimo de excelência da Portugal Telecom. O Observador publica um capítulo do livro "A Implosão da PT" dedicado ao supergestor que, no fim, perdeu a memória.
Pré-Publicação

Os "Segredos" da campanha, por Judite Sousa

103
É hoje apresentado o livro de Judite Sousa, sobre os bastidores da campanha eleitoral. O Observador publica aqui o capítulo sobre as horas que antecederam o debate televisivo entre Passos e Costa.
História

A “estética política” de Joaquim Nabuco

331
"Minha Formação" é um dos quatro novos volumes da colecção "Biblioteca da Academia". O lançamento é hoje, dia 29, às 18h30, na Gulbenkian. O Observador pré-publica o prefácio de João Pereira Coutinho.
Pré-Publicação

A corrente antivacinação e os seus perigos

704
O pânico contra as vacinas é irracional. Aqui desmontam-se os medos e combatem-se as ideias feitas sobre os perigos da vacinação.
Pré-Publicação

50 anos depois, há uma nova Harper Lee para ler

O primeiro capítulo do segundo romance da escritora norte-americana teve pré-publicação online esta sexta-feira. As primeiras impressões variam entre a nostalgia e o espanto.
Livros

Maria Elisa: Do romance ao assédio moral na RTP

357
Chegou sexta-feira às livrarias o livro onde Maria Elisa partilha as suas Confissões de uma Mulher Madura. O Observador selecionou passagens dos capítulos dedicados à vida sentimental e profissional.
Livros

A queda de Sócrates começou aqui

2041
"Cercado", o livro sobre "os dias fatais" de José Sócrates, mostra como o ex-PM foi lidando com os casos que o atingiram. Este é o capítulo com as escutas sobre o curso na Universidade Independente.
Pré-Publicação

Reinventar o Estado. E a democracia também?

179
Chama-se a "A Quarta Revolução" e explica ao que vem: "A corrida global para reinventar o Estado". É um livro que levanta muitas questões e também abre algumas pistas, de que aqui deixamos um excerto.
Casa Branca 2016

Hillary: eu, o teatral Sarkozy e a astuta Merkel

Chega este fim-de-semana às livrarias o mais recente livro de memórias de Hillary Clinton, "Escolhas difíceis". O Observador antecipa algumas das suas considerações sobre a Europa e os seus líderes.
Pré-Publicação

O calista que viu Salazar cair da cadeira

254
O jornalista Miguel Pinheiro reconstituiu a noite de 6 para 7 de setembro de 1968 - a noite em que Salazar foi operado e o milionário Patiño deu a sua festa. O livro chama-se "A Noite Mais Longa".
A página está a demorar muito tempo.