Um país que é mais do que sol e praia, de gente hospitaleira e que viu nascer uma nova geração voltada para o empreendedorismo. É a revista Monocle — publicação de lifestyle de referência mundial — que o diz na edição de dezembro/janeiro, a qual traz um suplemento dedicado por inteiro a Portugal. Contam-se 36 páginas que prometem explorar o país de norte a sul, embora sem ilhas incluídas. O guia, que resultou de uma parceria com o Turismo de Portugal, chegou esta quinta-feira às bancas.
A região de Lisboa é protagonista, com um total de seis páginas, seguida do Algarve e do Porto, com quatro páginas cada. Mas o suplemento, em tamanho A5, dá ainda destaque às zonas do Alentejo, Douro e Norte. As referências a restaurantes, lojas, hotéis e diferentes atrações são mais do que muitas, entre as quais constam alguns dos spots do momento — Bairro Alto Hotel, Park e Taberna da Rua das Flores, em Lisboa, e Chocolataria Equador e Mercearia das Flores, na Invicta, a título de exemplo.
A cultura e o turismo paisagístico estão incluídos, com visitas propostas ao Museu Nadir Afonso, em Chaves, e à Ria Formosa. E porque Portugal também é sol e praia, o guia faz referência aos “melhores” locais onde praticar surf — Ericeira, Sagres, Moledo e Comporta.
O Guia de Portugal descreve, no geral, os melhores lugares a visitar com o objetivo de promover a imagem do país ao aproveitar a dimensão do grupo de comunicação social em causa — além da revista, que é distribuída em 100 países, o grupo Monocle conta, também, com uma estação de rádio, um website e lojas em Tóquio, Londres, Hong Kong e Nova Iorque.
Desta parceria, entre a Monocle e o Turismo de Portugal, vai ainda resultar a organização da primeira conferência mundial da revista no país, a acontecer em março do próximo ano. O tema do colóquio “Quality of Life Conference” será precisamente sobre a qualidade de vida nas cidades.