Cerca de 47 mil militantes socialistas elegem, entre hoje e sábado, António Costa no cargo de secretário-geral do PS, lugar ao qual concorre sem adversários, após ter sido escolhido em setembro candidato deste partido a primeiro-ministro.

Além da escolha do candidato único à sucessão de António José Seguro no cargo de secretário-geral, os 47727 militantes socialistas com capacidade eleitoral (ou seja, com as quotas pagas até ao último mês) elegem também 1750 delegados ao Congresso Nacional do PS, que se realizará nos próximos dias 29 e 30 deste mês, na Feira Industrial de Lisboa (FIL).

Entre a tarde e a noite de hoje, vão votar cerca de 60 por cento do total de militantes, realizando-se eleições nos Açores, Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Évora, Lisboa (FAUL), Oeste, Guarda, Leiria, Madeira, Portalegre, Setúbal e Viana do Castelo.

No sábado, será a vez de votar a maior e a terceira maior federações socialistas do país, respetivamente o Porto e Coimbra (que ultrapassou Braga em número de delegados a eleger), decorrendo ainda neste dia eleições nas estruturas de Santarém, Vila Real e Viseu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fonte socialista adiantou à agência Lusa que as duas últimas secções a encerrarem as urnas fá-lo-ão pelas 22:00 horas de sábado, esperando-se que pouco depois António Costa faça uma declaração à comunicação social já como secretário-geral eleito.

António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, chega à corrida ao cargo de secretário-geral do PS sem qualquer oposição, após ter vencido António José Seguro nas eleições primárias de 28 de setembro passado, ato eleitoral que foi aberto a simpatizantes e que se destinou a eleger o candidato socialista a primeiro-ministro.

Nas primeiras eleições primárias realizadas em Portugal, António Costa obteve cerca de 70 por cento dos votos contra 30 por cento de António José Seguro, que logo a seguir à derrota pediu a demissão do cargo de secretário-geral do PS.